24 de abril de 2013

Game of Thrones - S03 E04 - And Now His Watch Is Ended

E finalmente aconteceu o que eu estava à espera esta season, Daenerys liberta-se e mostra que é uma rainha de verdade e a season de Daenerys começa aqui.

Não, antes disso tudo, é preciso dizer que este é, outro, grande episódio. Depois de 2 episódios de construção e 1 episódio emocionante, cá temos o segundo episódio emocionante com mais um grande final. Mas este episódio não é só o final de Daenerys, não, longe disso. É tudo! São os diálogos deliciosos de Varys-Tyrion, Cersei-Tywin, Varys-Queen of Thorns, o motim dos Night Watch. Até o dialogo Jaime-Brienne, que tinha de descompensar após o ultimo episódio, não é genial mas é bom, é a continuação que essa trama precisava.

A partir daqui os dados estão lançados para o resto da season, a história base das tramas está feita e a season vai começar.

King's Landing

Embora o momento do episódio foi Daenerys, a trama foi em King's Landing! A qualidade dos dialogos é soberba, misturando humor com avanço da trama e aprofundar de personagens.

Começa-se com Tyrion e Varys e a história de como Varys se tornou num eunuco. Este dialogo que revela muito do passado de Varys espelha também o futuro de Tyrion. Varys diz a Tyrion que tem de ser paciente para poder ter a sua vingança, que tem de comer muita papinha para se tornar poderoso. O jogo de imagens da cara de Varys, alternado entre a sua presença com luz e escondida no reflexo do espelho, que é um dos homens mais poderosos de Westeros mas, ao mesmo tempo, um homem preso na sua indentidade e subterfugios. Algo que Tyrion terá de fazer para se tornar como ele.

O dialogo de Joffrey-Margaery mostra toda a sedução de Margaery sobre Joffrey e, pela primeira vez, ela faz o que Cersei nunca conseguiu: usar o povo. Margaery convence Joffrey a saudar o povo, contra os receios de Cersei, e o povo rejubila ao ver o casal, não tanto por Joffrey mas por Joffrey estar junto de Margaery. A partir deste momento é definido quem tem poder sobre Joffrey e Cersei sabe que os Tyrell são perigosos.

A continuação desta cena é o dialogo Cersei-Tywin. Cersei mostra, finalmente, os seus sentimentos e abre-se ao seu pai dizendo que foi ela que sempre o escutou e seguiu os seus conselhos, que é ela quem merece a atenção dele. Só que para azar de Cersei, ela nasce mulher num mundo de homens. É isto que Tywin lhe diz, não tem confiança por ela ser mulher mas sim por nunca ter conseguido controlar Joffrey.

Entretanto Varys, com novas informações, dirige-se à rainha Tyrell para discutir o futuro de Sansa pois ela é, a seguir a Robb, a herdeira da casa Stark. As referencias à sonsa Sansa são deliciosas e a frase que Littlefinger poria o pais a arder para ser rei das cinzas...genial. A pobrezinha da Sansa é logo proposta a Ser Loras por Margaery e reparem no facto de a fazerem sonsa, novamente, quando Margaery lhe prega uma partida.

Theon Greyjoy

O grande problema de Theon nesta fase da história é que Theon passa por uma grande transformação e tortura nas mãos do seu captor (que ainda não sabemos quem é). Mas esta transformação é explicada ao longo do livro durante os capítulos do ponto de vista de Theon. Ora, isso não pode ser feito na série e eu estava curioso para perceber como iriam fazer isso. Este episódio tivemos o começo dessa transformação, apostando mais numa de entrar emocionalmente na personagem de Theon que, finalmente, se abre e confessa o que fez e porque fez. Theon é um rapazinho abandonado sem figura parental (tão importante no mundo de Westeros), divido entre a sua casa real, os Greyjoy, e a sua casa adotiva onde cresceu, os Stark. Na sua confissão ao seu suposto libertador, ele confessa que capturou Winterfell para mostrar ao seu pai, Balon Greyjoy, do que ele é capaz pois, confessa, que se sente um Stark mas os Stark nunca o reconheceram como um deles.

Infelizmente para Theon, o seu ajudante não é ajudante nenhum e ele voltou de onde saiu.

Jaime e Brienne

Depois do pico emocional do ultimo episódio, esta dupla teve de descompensar. E descompensou muito bem mostrando mais uma vez a relação não de intimidade (não pensem que eles vão ser um casal!) mas de respeito. Jaime respeita Brienne, e mostrou-o ao salva-la, e Brienne respeita Jaime mostrando-o neste episódio ao tentar chama-lo à atenção e, reparem na ironia, ao chama-lo de mulher.

Arya Stark

Esta não é a season de Arya, isso será mais tarde. Portanto todos os cortes e atalhos que façam à sua trama não me incomodam muito desde que sejam bem feitos. O grupo Brotherhood without Banners não parece que vá ter grande impacto na história e funciona como interlúdio entre as outras tramas. Neste episódio temos a introdução de Beric Dondarrion que irá lutar contra Clegane (!) pelos seus crimes.

Beyond the Wall

Jon Snow nem aparece mas este episódio a emoção no norte é com os homens da Night's Watch. Fartos de passarem fome (a piada durante o funeral demonstra isso tudo) e a desconfiança é cada vez maior acabando, claro, num motim contra Craster. O problema é que o comandante cai no meio disso tudo. Curiosamente, acho que a morte de comandante foi uma grande surpresa para muitos dos espetadores algo que não esperaria. Sam acaba por fugir com Gilly e o bebé enquanto os homens lutam entre si.

Daenerys

E claro, o momento alto. Mas alguém esperava mesmo que ela vendesse um dos seus filhos? A sério? Daenerys, assim que tem controlo sobre os Unsullied, ordena-os atacar todos os donos de escravos, até dando tempo para dizer Dracarys e vermos um bocado de dragão-acção! Gostei especialmente da cara surpreendida de Missandei quando se apercebe que Daenerys sabe falar Valyrian e da troca de olhares entre Mormont e Barristan apercebendo-se que a sua preocupação com Daenerys foi infundada.

E, como eu me tinha queixado, pudemos ver em todo o seu esplendor visual o tamanho do exercito Unsullied!

Esta season começa agora!

Pontos Fortes: Toda a dinâmica entre as várias personagens, os dialogos deliciosos. E, claro, Daenerys.
Pontos Fracos: Porque a inclusão breve da trama de Brann Stark?

17 de abril de 2013

Game of Thrones - S03 E03 - Walk of Punishment

Sendo estas reviews do ponto de vista de quem leu os livros, e quem os leu sabe do que eu estou a falar, existe muito mais no universo Game of Thrones do que vemos nos episódios na série. Obviamente, e algo que já discuti aqui, é impossível colocar tudo, seja por motivos de tempo e orçamento. Para se ter uma noção, os dois primeiros episódios cobiram 100 páginas do livro cada um, mais o número de tramas que temos agora, por volta de 6, isso significa que são 10 minutos para cada trama. Isto significa que cada frase, cada dialogo, cada movimento, cada expressão facial, cada silêncio tem de significar algo, tem de enviar uma mensagem ao espetador.

As minhas queixas nos últimos dois episódios estavam relacionadas com isto, o que mais me irrita no GoT é quando existe uma cena que, para mim, não faz sentido, ou seja, não comunica nada com o espetador. Mas, finalmente, isso não acontece neste episódio.

Neste episódio 99% tem um significado, a começar pela música inicial (e final) do episódio. O próprio aumento do ritmo também ajudou e, claro, o final inesperado muda completamente tudo deixando-nos com agua na boca para o próximo episódio.

Riverrun (Robb Stark)

A cena inicial apresenta-nos o funeral do Lord Tully, pai de Catelyn Stark. Edmure, irmão de Cat, não consegue acertar a flecha no barco funerario e BlackFish, irmão do Lord Tully, chega-se à frente e dá conta do assunto. Assim são-nos apresentadas duas novas personagens e a sua personalidade, Edmure, com boas intenções mas impulsivo, a dar cabo do plano de Robb e Blackfish, mais velho e paciente. Nesta cena também começamos a assistir ao verdadeiro estado psicológico de Robb Stark que, lentamente, se começa a aperceber que está a perder a guerra, libertando a sua raiva em Edmure.

Lady Catelyn tem mais uma cena cheia de emoção mas, desta vez, admite que não acredita que os seus filhos estão vivos algo que vai de acordo com o livro. A sonsa da Talisa desta vez mostra que não é assim tão sonsa ao assustar, só um bocadinho, um dos miúdos Lannister que Edmure capturou.

King's Landing

A cena inicial, o concelho que Tywin Lannister convoca, exemplifica o que falei no inicio, uma cena em que não existe um dialogo mas o jogo de poder de cada personagem é mostrada através da sua linguagem corporal e escolhas. Cersei rapidamente se senta no lado direito de Tywin, lugar reservado ao herdeiro, e Tyrion, na sua calma habitual, escolhe o lugar oposto a Tywin de forma a estarem frente a frente. Nesse concelho é decidido (talvez demasiado rapidamente) que Littlefinger irá ter com Lysa Arryn (a maluca que dava mama ao puto adolescente na primeira season) que lhes trará mais tropas. Assim, Tyrion será o novo Master of Coin.

Tyrion descobre assim o segredo de Littlefinger nas contas, ele pura e simplesmente pedia emprestado e agora o reino deve milhões ao banco de Bravoos, passando a ser responsabilidade de Tyrion. O momento cómico do episódio acontece, para variar, com Tyrion, quando este recompensa Pod com uma tarde no bordel e o rapaz é tão bom que até foi de borla!

Dragonstone


A breve cena entre Stannis e Melisandre é outro exemplo do que os atores de GoT têm de fazer para passar a mensagem. Stannis é um homem derrotado e o seu único suporte, Melisandre, decide sair sem dizer o seu destino, apenas que vai buscar sangue de rei. Stannis, numa cena que mete dó, demonstra toda a sua derrota ao pedir a Melisandre outro filho e esta responde que ele nem para isso tem forças.

Astapor

E, finalmente, Daenerys volta! E se acham que foi em grande, esperem para ver os próximos episódios. Como Daenerys não tem como pagar os 8mil Unsullied, ela oferece um dos dragões como forma de pagamente para grande espanto e revolta dos seus conselheiros Ser Barristan e Ser Mormont. Daenerys, com esse negócio, consegue roubar a tradutora (Missandei) que usa para obter informações sobre os Unsullied.

A grande história de Daenerys começa agora e nesta série todo o poder de Daenerys vai ser mostrado e veremos como uma jovem inocente rapariga se torna numa rainha forte mas justa. Daenerys também irá funcionar sempre como o elemento justo contra as atrocidades cometidas, contra a escravatura os pobres e oprimidos.

Theon Greyjoy


A história de Theon começa a ser confusa para mim ou por já não me lembrar bem como foi ou por achar que este episódio não fez grande sentido. Eu sei como e com quem Theon vai acabar mas o caminho até lá...Theon foi libertado pelo tal rapaz aparentemente enviado pela sua irmão e, sacando uma de Jack Bauer, num momento não se consegue por em pé e no outro momento está a cavalgar de cavalo. Quando é apanhado pelos seus captores o tal rapaz aparece e mata-os todos. Existe uma pequena dica de quem este rapaz pode ser quando o ultimo captor diz "You Bastard!" antes de morrer.

Beyond the Wall

Jon Snow e Mance Rayder têm um momento à X-Files e encontram uma espiral de cavalos mortos. Só cavalos porque os homens já se tornaram em White Walkers. Mance Rayder ordena então Tormund Giantsbane a trepar a Wall levando Jon Snow consigo sendo o seu teste de lealdade com Mance Rayder. Parece que o ataque vai começar.

Entretanto os desgraçados dos homens da Night's Watch chega à "mansão" de Craster que é obrigado a deixa-los entrar. Sam assiste ao parto de Gilly que acaba de ter um rapaz e todos sabemos o que isso significa.

Arya

Este episódio de Arya resume-se a duas coisas: A um confronto, falhado, de Arya com o Hound e à despedida, conseguida, de Hot Pie. O confronto seria a menção de quando Hound matou o rapaz Mycah mas sem um nome ou uma explicação duvido que algum espetador se tenha lembrado.

Brienne e Jaime

E chegamos então ao clímax do episódio. Jaime avisa Brienne que ela será violada pelos seus captores e que o melhor é não resistir. Quando chega esse momento Jaime inventa uma história de que Brienne é bastante valiosa e, continuando a tentar a sua sorte, apela à fortuna do seu pai. Só que o seu captor não se deixa enganar e rouba aquilo que é mais valioso a Jaime Lannister, ou seja, a sua mão direita, terminando o episódio com o grito de Jaime Lannister.

E é aqui que entra a música que tinha falado no episódio anterior. "The Bear and the Maiden Fair", também cantada no inicio do episódio, é das músicas mais utilizadas durante os livros. George R. R. Martin, durante os seus livros, descreve todos os possíveis pratos e comida da época e cria várias canções que são usadas em várias situações. Uma dessas músicas é esta. Após um final tão forte, nada como uma música alegre para terminar.





Pontos Fortes: O ritmo do episódio, O jogo de poder do concelho de Tywin, Jaime e Brienne, Daenerys!!
Pontos Fracos: Jon Snow, Arya e Hound.


15 de abril de 2013

Game of Thrones - S03 E02 - Dark Wings, Dark Words

Este episódio continua a construção das várias personagens e a introdução de novas personagens, continuando a não ir muito profundo nas várias tramas, com o regresso da trama de Arya Stark e Theon Greyjoy.
Sem grandes momentos emocionantes, sinto que falta, até agora, algo a esta season, aquela emoção que as várias situações e diálogos criavam. Fiquei também com a ideia de que a música é diferente levando a sensações diferentes.

King's Landing

Sansa é convidada por Margaery Tyrell e a sua avó Lorenna, também conhecida por Queen of Thorns, para avaliar quem é realmente Joffrey. A Queen of Thorns é uma personagem muito breve mas com algum impacto na história e estava curioso para ver o resultado do casting. Penso que não poderia ter havido melhor escolha e Diana Rigg tem uma entrada tão forte que penso que muitos espetadores já estão curiosos para ver quem é esta velha rainha sempre com a resposta na ponta da língua.

Entretanto Joffrey e Cersei continuam-se a afastar com Joffrey a ignorar os avisos da sua mãe acerca de Margaery. Este, para ter a certeza do que está a lidar, chama Margaery para confirmar a sua relação com Renly mas Margaery dá a volta à conversa e avança na sedução de Joffrey. Muito tenho dito acerca do papel de Joffrey (Sabiam que na primeira season H.R.R. Martin enviou uma carta a Jack Gleeson dizendo "Parabéns, agora todos te odeiam"?) e neste episódio, pela primeira vez, notou-se a quimica entre Joffrey e Margaery, especialmente na imagem do espelho.

Quem perdeu um bocado a sua quimica é Tyrion que tem um encontro com Shae acerca de Sansa. Não percebi o objectivo desta cena, se é para justificar futura ajuda de Tyrion a Sansa, acho que não era necessário, é publico que Tyrion sempre simpatizou com Sansa. Se era para dar tempo de antena a Peter Dinklage, mais valia terem estado quietos.

Beyond the Wall

Esta é outra trama que mais valia não ter passado. Duas pequenas cenas, uma entre Jon Snow e Mance Rayder (com a explicação do que é um Warg que iria ser utilizado mais tarde com Bran Stark) e Sam e os seus colegas...enfim...se o objetivo era aumentar a relação entre Jon Snow e Mance Rayder penso que falharam, dá a ideia de que Mance Rayder não é o grande lider que deveria ser.

Robb Stark

Continua-me a aborrecer Robb ir acompanhado de Lord Bolton e Lord Karstark e não se perceber o seu objectivo, porque é que estas personagens estão ali. Bom, Lord Karstark percebe-se, representa a opinião nas suas tropas que Robb Stark já perdeu a guerra e neste episódio foi bastante direto, a partir do momento que Robb se preocupa com assuntos extra-guerra, ou seja, o seu casamento, ele acabou de a perder.

Robb Stark recebe, finalmente, a noticia de que Winterfel foi destruída e os seus irmãos desaparecidos e recebe também a noticia que o seu avô, Lord de Riverrun morreu. As duas cenas que se seguem, entre Robb e Lady Catelyn e, Lady Catelyn e Queen Talisa são bem conseguidas principalmente devido a Lady Cat (Sabiam que Oona Chaplin (Talisa) é bisneta de Charlie Chaplin?).

Theon Greyjoy também volta e apenas ficamos a saber que é torturado sem razão aparente embora pareça ter um aliado, um enviado de sua irmão. Soube muito a pouco a parte the Theon que nem vale a pena criar uma secção só para ele hoje.

Bran Stark

Estava a estranhar os irmãos Reed ainda não terem aparecido mas tenho de confessar que poderia ter sido pior. Jojen Reed aparece num sonho de Bran em que, finalmente, lhe diz que o corvo de três olhos é ele próprio, aparecendo-lhe, na realidade, do nada na floresta e explica que ambos são wargs e que Jojen viu o papel fulcral que Bran irá ter no futuro tendo decidido vir ajuda-lo.

Arya Stark

Das minhas tramas favoritas e fiquei desapontado com este regresso. Os 3 fugitivos, Gendry, o gordo e Arya são apanhados por um grupo de rebeldes liderados por Thoros of Myr, grupo que não jurou lealdade a nenhum dos reis. Quando Arya se ia embora aparece o capturado Hound, Sandor Clegane que reconhece Arya. Mais uma vez, Clegane aparece do nada, ele que é dos soldados mais conhecidos e valiosos foi capturado com tanta facilidade?

Brienne e Jaime

Brienne continua a levar Jaime e este continua a provoca-la. Quando passam numa ponte, Jaime consegue roubar-lhe uma espada e iniciam uma luta que Brienne ganha com facilidade mas são apanhados por um grupo de soldados de Lord Bolton. Esta luta, que é das mais emocionantes no livro, pareceu-me muito fraquinha, com coreografia muito pouco ensaiada. Estava à espera de mais luta de Jaime Lannister mas poderia ter sido pior.


O problema é que se está a entrar numa situação de "poderia ter sido pior". Dois episódios de construção de história e personagens mas já se pede momentos com mais emoção e surpresa. Tenho a certeza que o terceiro episódio os irá trazer. Pelas reviews que leio também tenho a ideia que sou mais critico que o comum mas apenas não quero que Game of Thrones entre no hype que qualquer episódio é bom seja de que maneira for. Fomos habituados a uma fasquia muito alta, gostaria que continuasse assim.

Bons momentos: Queen of Thorns e dialogo entre Lady Catelyn e Talissa. O regresso de Bran Stark.
Maus momentos: Tyrion, Arya e Brienne-Jaime.

3 de abril de 2013

Game of Thrones - Season 03 - Episódio 01

E cá estamos de volta ao Game of Thrones após um ano de espera. Se não me engano, esta season só irá cobrir metade do 3º livro e brevemente se irá perceber porque.

Mais uma vez, vou dividir a review pelas várias tramas das personagens, continuo a achar que é a forma mais fácil de seguir a história do Game of Thrones. Vou também deixar de fazer um resumo do episódio todo, afinal acabaram de o ver, certo? Vou centrar-me mais na minha opinião dos acontecimentos e do rumo que a história estará a levar.

Sem mais demoras:

Beyond the Wall

O episódio começa com Samwell Tarly que, ou é minha impressão, ou está mais gordo. Como ele não teve tempo de enviar os ravens, o grupo dos Night's Watch terá de voltar para a Wall ou então está tudo perdido.

Mas o momento nesta trama é o Jon Snow que acaba de chegar ao campo dos Wildlings para conhecer Mance Rayder. Entretanto vê um gigante e tenho de dizer que fizeram o gigante muito bem, estava curioso para ver como se safavam. Também estava curioso para quem iria fazer de Mance Rayder (não tinha visto o casting). Eu sempre imaginei Mance Rayder como alguém novo mas, para dizer a verdade, faz mais sentido alguém mais velhos, afinal estamos a falar de alguém que serviu no Night's Watch e fugiu para se tornar no "Rei" dos Wildlings. Tivemos também a apresentação a Tormund Giantsban, que irá ter um papel predominante no futuro, mas algo muito rápido.

King's Landing

Visto que não poderiam desfigurar Peter Dinklage, a cicatriz da tentativa de assassínio já é quase invisível portanto siga a história. temos já as habituais trocas de palavras entre Tyrion e Cersei. Tudo muito mole, sem grande emoção, Cersei tenta descobrir os motivos de Tyrion ir falar com o pai, Tywin. Este encontro, já mais emotivo graças ao poder de Lord Tywin (Charles Dance) ficamos a saber que Tyrion pode tirar o cavalinho da chuva em receber Casterly Rock, o castelo dos Lannister (sabiam disso?).

E, para termina, Littlefinger (sempre que Littlefinger aparece imagino uma música com uma voz de fundo a dizer "Littlefiiingeeeer" tipo o Goldfinger do 007) vai falar com a Sansa. Acho que é desnecessário percebemos a trama deles através das suas criadas, Shae (que é a mesma atriz mas parece diferente) e a outra que ainda nem sabemos bem o que anda aqui a fazer, Ros.

Ah, estava-me a esquecer da Lady Margaery que, bonita como sempre, anda em campanha a ajudar os órfãos dos soldados da batalha de Blackwater. Ao jantar, Margaery gaba-se dos seus feitos e Joffrey, não querendo perder a oportunidade, concorda com ela contra a vontade da mãe que já percebeu bem as intenções de Margaery.

Dragonstone

Davos acorda numa ilhota de pedra, sobrevivendo à batalha de Blackwater (sabiam que é assim que começa o 3º livro?). Sendo regatado por um barco, pede a ajuda a Sallador Sahaan para acusar Melisandre. Claro que é tarde de mais, Melisandre já deu a volta ao ferido Stannis e Davos é atirado às masmorras.

Robb Stark

Robb Stark chega a Harrenhal, que só se sabe que é Harrenhal pela breve imagem do castelo destruido, ou seja, ninguém percebeu que é Harrenhal. Lá repara que todos os homens do norte estão mortos e, após uma troca de palavras entre Lord Bolton (que ninguém sabe quem é porque nunca mencionam o nome dele), Robb atira a mãe para as masmorras.

Esta trama, para mim, é das mais fracas. Nomes não são mencionados, locais não são mencionados, começa a ser difícil para quem não leu os livros perceber o que se está a passar.

Across the Narrow Sea

Ok, sejamos sinceros. Todos estávamos à espera de Daenerys e dos seus dragões. E é assim que começa, com o dragão a voar. Era disto que todos estavam à espera, especialmente após o fim da segunda season onde ela, finalmente, recupera os dragões. Não poderiam começar a terceira season com ela? Esta vai ser a season de Daenerys Targaryen!

Daenerys quer um exército e vai ver os Unsullied (que ninguém sabe quem são ou percebe, só após 10 minutos). Os Unsullied são suposto ser homens que, basicamente, são lavados cerebralmente para se tornarem no soldado perfeito, incapaz de sentir dor ou emoção e cumprir qualquer ordem. É verdade que a introdução de Misandrei (a tradutora) está bem feita, mas só mostram uns 30 ou 40 soldados Unsullied?? Ele tem 8 mil para vender! Bastava terem duplicado o número de soldados e daria uma impressão visual muito mais forte, ninguém ficou com a impressão que eles são soldados implacáveis.

No fim temos o retorno do grande Ser Barristan Selmy! Quem perguntarão vocês? Foi o chefe da guarda da King's Landing que Joffrey expulsou quando chegou ao poder, na primeira season. Ser Barristan salva Daenerys de uma tentativa de assassínio pelos Warlock e pede para se juntar ao grupo, que ela aceita.

E a Arya? E o Theon Greyjoy? Pois, fica para o próximo episódio.

Não foi um grande episódio, eu diria que nem foi um bom episódio. Por outro lado, é um episódio que estabelece as fundações para os resto da season e isso é importante. Por essa razão, não é um mau episódio.

Pontos Fortes: Daenerys e seus dragões. Tywin e Tyrion.
Pontos Fracos: Toda a narrativa é feita à pressa, salta-se de uma trama para outra de uma forma muito rápida, é preciso mais dicas, sejam na forma de diálogos ou dicas visuais.


Share