15 de janeiro de 2011

3º Artigo d'A Barca: Religiões

Aqui vai o terceiro artigo:



Religiões

Segundo os censos de 2001, cerca de 85% da população portuguesa considera-se católica. Historicamente, devido ao D. Afonso Henriques ter conseguido o reconhecimento da independência de Portugal pelo Papa Alexandre III, na bula Manifestis Probatum, tornando também Portugal um estado vassalo da igreja católica. Juntando a isto a Inquisição a existência do Santuário de Fátima e a ligação privilegiada da Igreja com Salazar, é fácil perceber que só existe uma religião em Portugal.

Os Balcãs, sendo uma região multicultural, apresentam também um panorama multi-religioso, onde encontramos Igreja Ortodoxa (Cristã), Igreja Católica e Islão. A igreja ortodoxa encontra-se maioritariamente na Bulgária, Grécia, Sérvia, Macedónia, Montenegro, Roménia e Sérvia. A igreja católica encontra-se maioritariamente na Croácia e Eslovénia e o Islão no Kosovo, Albânia e Bósnia. De notar que as comunidades judaicas nos Balcãs são das mais velhas da Europa, tendo sofrido bastante na segunda guerra mundial.
Por exemplo, em Novi Sad encontram-se em volta do centro da cidade a principal igreja católica, ortodoxa, a sinagoga e a mesquita, embora a sinagoga não seja usada para eventos religiosos mas sim para eventos culturais. A título de curiosidade a Teresa Salgueiro efectuou um concerto na sinagoga de Novi Sad a 18 de Setembro do ano passado.

Estas diferenças notam-se na celebração do Natal e Ano Novo. O Natal Ortodoxo é a 6 de Janeiro, no dia de Reis, e o ano novo a 14 de Janeiro, pois a Igreja Ortodoxa segue o calendário Juliano e não o calendário Gregoriano que é seguido pela Igreja Católica. 

Embora a Sérvia seja um estado secular, a influência da Igreja Ortodoxa na política e sociedade continua a ser enorme, notando-se bem nos ataques efectuados durante a primeira parada Gay Pride, executada com sucesso, a 10 de Outubro de 2010 onde 6000 manifestastes anti-gay colidiram com 5000 elementos das forças policiais destacados para proteger a parada.

Sem comentários:

Share