Obviamente toda a gente já ouviu falar que quando alguém está apaixonado até os olhos brilham. Nunca liguei muito a isso porque, quer dizer, olhos a brilhar? Bah
Mas os olhos dos gatos brilham à noite! Isso toda a gente já reparou! Descobri que quando há pouca luz as pupilas dilatam para deixar entrar mais luz, para conseguirmos ver melhor. Como os gatos têm excelente visão nocturna têm as pupilas tão abertas que até brilham.
Mas as pupilas não abrem só de noite. Quando focamos um objecto as pupilas abrem para o podermos focar melhor, entra mais luz.
Um dia, nunca me esqueci disto, devia ter os meus 16 anos e a falar com uma rapariga um amigo meu, mais velho e mais entendido nas andanças da vida, disse-me logo: “Estás apaixonado por ela!” Perguntei-lhe porquê ao que respondeu: “Os teus olhos estavam a brilhar”.
Aaaahh como agora o percebo. Numa explicação física, estava tão focado nela que os olhos “brilhavam” devido à abertura das pupilas. E é normal não? Queremos olhar algo que apreciamos…