10 de maio de 2005

Olhos a Brilhar??

Obviamente toda a gente já ouviu falar que quando alguém está apaixonado até os olhos brilham. Nunca liguei muito a isso porque, quer dizer, olhos a brilhar? Bah

Mas os olhos dos gatos brilham à noite! Isso toda a gente já reparou! Descobri que quando há pouca luz as pupilas dilatam para deixar entrar mais luz, para conseguirmos ver melhor. Como os gatos têm excelente visão nocturna têm as pupilas tão abertas que até brilham.

Mas as pupilas não abrem só de noite. Quando focamos um objecto as pupilas abrem para o podermos focar melhor, entra mais luz.

Um dia, nunca me esqueci disto, devia ter os meus 16 anos e a falar com uma rapariga um amigo meu, mais velho e mais entendido nas andanças da vida, disse-me logo: “Estás apaixonado por ela!” Perguntei-lhe porquê ao que respondeu: “Os teus olhos estavam a brilhar”.

Aaaahh como agora o percebo. Numa explicação física, estava tão focado nela que os olhos “brilhavam” devido à abertura das pupilas. E é normal não? Queremos olhar algo que apreciamos…

psicologia

Por acaso o meu pai é psicologo, psicoterapeuta seja lá o que ele for.
Por acaso o meu pai tem uma biblioteca enorme sobre o assunto em livros em português, alemão, inglês, francês.

Mas por acaso ingressei no mundo académico na área de psicologia, a culpa é da informática.

Mas nunca me deixou de interessar e neste momento interessa-me e muito. Principalmente psicologia de relações humanas, educação, relação homem-mulher.

Já no secundário era bom, e tinha gosto, em filosofia e psicologia, fascinava-me bastante.

Mas agora fascina-me o poder do riso, da linguagem corporal, dos mecanismos que o cérebro usa para as relações interpessoais that sort of things.

1st Post

Vamos lá começar isto. Primeiro a explicaçao porque se chama psicologia inversa: alem de ser muito util é a forma de demonstrar como ando a pensar neste momento, não ao contrario dos outro; mas sim ao contrario do que pensava até aqui então.

Tenho andado a reparar em pormenores e situações que não reparava antes; penso em cenas que não pensava antes; enfim...chama-se maturação

Share