25 de agosto de 2010

Àgua

Ultimamente tenho pensado bastante na temática da àgua, mais concretamente no negócio da àgua engarrafada.

Quando era puto não tinha problema nenhum em ir a um café e pedir um copo de àgua, porque pura e simplesmente tinha sede. Tal como, várias vezes, o grupo ia aos vizinhos pedir para beber àgua da mangueira deles.

Hoje em dia pede-se àgua e vendem-os uma garrafa de àgua. A 1€ ou mais se for preciso. Vamos a um restaurante e bebe-se uma garrafa de litro.

Isto para mim sempre foi natural, queres àgua compras. Até começar a viajar.

Em Londre, num restaurante, pede-se àgua e podem dar um jarro de àgua da torneira. Em Novi Sad idem idem. Em muitos outros sitios também, geralmente até perguntam se o cliente quer engarrafada ou da torneira. É certo que em muitos cafés em Portugal está lá sempre o jarro e copos para quem quiser beber um copo de àgua. Tal como se pede um copo de àgua quando se bebe um café.

Quando estive em Lisboa andei muito a pé pois não tinha passe mensal dos transportes. Depois de ter comprado uma garrafa de àgua ao roubo de 1.10€, pensei que a conseguiria encher facilmente nos bebedouros públicos. Pensei mal. Hoje em dia os bebedouros públicos estão todos desligados.

Hoje em dia já faço questão de num restaurante pedir um jarro de àgua da torneira! A àgua é um bem público, livre e grátis! Antigamente existia uma rede de bebedouros e fontes públicas onde as pessoas enchiam os garrafões e cantaros com boa àgua! A nossa àgua de canalização é excelente!

Eu em casa só bebo àgua da torneira e nunca morri! Porque é que temos de estar a pagar por um bem que está facilmente à nossa disposição?

Para isso deixo-vos este video que explica todo o negócio da industria da àgua engarrafada.


Share