9 de dezembro de 2008

Blindness



Imdb
Wikipedia
Rotten Tomatoes

Há muito tempo que não via um filme assim, mas também não tenho visto muitos filmes (seja no cinema ou em casa).

Fui ver porque estava a precisar de cinema e também por curiosidade. O romance do Saramago está na minha lista de livros para ler e depois de ter visto o filme subiu vários lugares no ranking. Por outro lado, vi algumas entrevistas ao realizador e fiquei curioso.

Não estando aqui a contar o filme, aquilo que mais me impressionou e agradou foi a fotografia e a correspondência do enredo ao filme. Digo isto porque no caso d'O Perfume eu li o livro um ano antes de ver o filme, o que me provocou algum receio de me sentir desiludido com o filme. Não foi o caso. Com o Ensaio sobre a Cegueira colocava-se o problema inverso.

Em relação à fotografia existem muitos planos brancos e esbranquiçados (A cegueira é branca em vez de negra), brincando com isso e os desfocados dando a sensação de primeira pessoa ao espectador. O próprio som tem ligação com isso.

Anyway, é só para dizer que é um excelente filme, com carga emocional forte e que provoca uma reflexão. O livro vem a caminho...

Sem comentários:

Share