19 de abril de 2012

Game of Thrones - Season 2 - Episódio 3 - Review

E ao terceiro episódio posso dizer que gostei dum episódio! Embora haja mais um par de personagens, as tramas de cada personagem já estão mais consistentes e as personagens começam a fazer mais sentido. Já assistimos a bons diálogos, a mortes (não pode ser só sexo) e a aventura! O que me tenho queixado mais é o facto de não estarem a conseguir fazer bem a transição livro-tv, ou seja, quando alteram algo, não alteram bem ou quando querem dar pormenores do livro, não dão bem. Neste episódio isso não acontece e foi o episódio onde alteraram mais coisas! Sempre disse que é preciso alterar senão eram 50 episódios em vez de 10, mas neste episódio conseguiram.

King's Landing
Tyrion tem uma discussão com Shae, pois esta está farta de estar trancada e quer mais, quer estar no castelo. Ora isto é um problema para Tyrion, pois se Cersei descobre acerca de Shae...Tyrion e Shae têm uma típica discussão de namorados em que Tyrion desiste de a convencer. Mais tarde Sansa recebe uma nova criada que é...Shae. Shae, obviamente, não sabe fazer nada e Sansa dá-lhe uma reprimenda. Cada vez gosto mais da Sophie Turner, está a mostrar-se cada vez mais madura no seu papel.

Entretanto Tyrion tem um novo plano. Conta uma história diferente ao Grand Maester Pycelle, Varys e Littlefinger acerca de com quem a Princesa Myrcella deve casar, sempre pedindo segredo de Cersei. Quando Cersei descobre que Tyrion queria enviar Myrcella para Dorne, Tyrion sabe que foi Pycelle que deu com a língua nos dentes, mandando-o prender imediatamente. Pycelle confessa que o que, fez sempre em nome da familia Lannister, incluindo que sabia que John Arrryn descobriu que Cersei e Jamie são amantes e que os filhos não são de Robert mas que não foi ele que o envenenou. Littlefinger fica furioso por descobrir que Tyrion o enganou e vai pedir explicações, ao que Tyrion diz que tem um novo plano para Littlefinger, ir ter com Cat Stark.

Beyond the Wall
Craster ordena que os homem da Night's Watch saiam no dia seguinte após a "aventura" de John. John diz ao comandante Mormont que descobriu o que Craster faz com os filhos apercebendo-se então que Mormont estava bem ciente da situação e a Night's Watch precisa de pessoas como Craster portanto tem de fechar os olhos a essa situação. John aprende mais uma lição do que é ser lider.

Winterfell
Bran continua a ter sonhos acerca do seu direwolf mas não é só sonhar sobre o lobo, Bran sonha que é o lobo. Bran pergunta ao maester Luwin se isso é possivel mas ele diz que é apenas magia. Bran não fica muito convencido, sabe que os seus sonhos são diferentes.

Stormlands
Finalmente vemos o Rei Renly. Renly acabou de casar com Margaery Tyrell (mais uma família) e estão a observar um torneio quando Cat Stark chega. Nesse torneio o vencedor acaba por se revelar ser uma mulher, Brienne the Tarth. Brienne pede para ser da Kingsguard como prémio por ter vencido e Renly aceita. Mais tarde, Renly anda enrolado com Loras (desta vez sexo gay) mas Loras está irritado que Renly tenha dado um lugar na sua guarda pessoal a Brienne, e também está irritado que ainda não tenha consumado o seu casamento. Margaery tenta seduzir Renly mas nada feito, não é fácil ser um rei gay em Westeroos, e confessa que sabe da relação de Renly com Loras mas a ela só lhe interessa ficar grávida para consumar o casamento e a aliança entre Renly Baratheon e a família Tyrell.

Esta foi a primeira situação alterada. Margaery Tyrell no livro, se não me engano, não tem grande papel agora mas é importante começar a construir a sua personagem para o que vem a seguir. A relação Loras-Renly nunca é explicita no livro, mas bem conseguida na série (já tinha sido começada na primeira season). O único problema é que não se sabe onde fica a familia Tyrell (e já agora, Dorne), algo que poderia ser incluído no genérico, por ex.

Uma das personagens que tinha a ideia que me ia desiludir seria Brienne. Brienne é feia mas penso que deveria ser mais feia ainda. Mas...Brienne é grande! Não é só alta, é grande! Aquilo é uma mulher gigante! E é assim mesmo que ela tem de ser. Bem conseguido, não me senti afinal desiludido.

Iron Islands
Balon Greyjoy já tem um plano para atacar o norte aos Stark. Theon ainda tenta convencer o pai a tornar-se aliado dos Stark mas nada feito, Theon tem de escolher, ou está com a sua família ou está contra. Theon ainda escreve uma carta a Robb a avisa-lo do perigo mas decide queima-la. De seguida assistimos à cerimónia de baptizado ao Drowned God (o deus de Iron Islands).

A personagem de Theon Greyjoy tem sido uma personagem que me tem irritado...até agora. Neste episódio vemos um Theon Greyjoy completo, Alfie Allen a ter um grande papel. Consegui sentir o dilema que Theon passou e a sua decisão, a cara de Theon quando é baptizada demonstra que agora Theon é totalmente fiel à sua família.

Arya
A caravana continua e Arya partilha com Yoren que lhe custa dormir de noite. Yoren conta a história de como vingou a morte de seu irmão e, nesse momento, tropas inimigas chegam. Yoren recusa entregar Gendry e uma luta inicia-se e Yoren é morto. Entretanto, Arya liberta Jaquen (os gajos na caravana) que estava a pegar fogo. Um dos muidos, Lommy, é ferido e pede para o ajudarem sendo morto nesse instante. As tropas exigem que digam onde está Gendry e Arya diz que Lommy era Gendry pois o capacete de Gendry tinha sido levado por Lommy. No fim sabemos o próximo destino de Arya: Harrenhal

Aqui reside o maior atalho feito no livro. No livro Arya foge, anda a monte com os amigos durante uns tempos e é recapturada. No entanto, neste episódio esta trama foi muito bem conseguida, saltando vários capitulos, mas, de uma assentada, Arya liberta Jaquen, é capturada, Yoren e Lommy são mortos e vão para Harrenhal.

Mas...espera aí...e onde está a trama de Daenerys? Dragões? Nada? Ah pois é, se no episódio anterior só tivemos direito a 30 segundos de Daenerys, este episódio não temos direito a nada! Há que esperar.

Pontos altos: As manobras de Tyrion. Theon Greyjoy a tornar-se numa personagem. A luta de Yoren. Brienne é grande!
Pontos baixos: Alguma confusão quando Tyrion conta as 3 histórias diferentes, é mencionado muito local desconhecido.

10 de abril de 2012

Game of Thrones - Season 2 - Episódio 2 - Review

E continuamos nós com está season, continuamos a descobrir novas tramas, novos locais e novas personagens. Este episódio abriu a trama da Arya e abriu a trama do Theon Greyjoy e, com ele, mais um local: Iron Islands e Pyke. Começa a ser difícil ter tanta trama e tanta personagem ao mesmo tempo, é um trabalho muito dificil para os argumentistas em que cada episódio só tem uma hora e há que dividir essa hora da melhor forma possível. O que quer isto dizer?
Quer dizer que não há tempo para pormenores, só para o mais importante. E é com essa sensação que fico, que só recebo o mais importante, o fundamental para perceber a história e pouco mais. Sinto que, comparando com os livros, estou a voar pela história (o que seria de esperar) mas começo a reparar e a sentir falta de determinados pormenores que tornavam os livros tão ricos. Atenção, eu percebo que muitos desses pormenores pura e simplesmente não têm espaço mas...

King's Landing
Este episódio começa com, finalmente, Varys e Tyrion! E Varys e Tyrion têm a primeira troca de palavras, a primeira troca de ameaças. Nenhum confia no outro mas ambos sabem que precisam um do outro. Tyrion não gosta que Varys tenha descoberto que Shae está em King's Landing e que possa usar isso contra si, avisando-o que não tem medo dele. Varys responde que não é o primeiro Hand of the King que serve e que eles vão e vêm mas Varys continua.

Por outro lado Tyrion começa o seu trabalho como Hand of the King e isso significa remover o pessoal de Cersei e colocar pessoas de confiança. O primeiro a sofrer foi Lord Slynt, o capitão da guarda, que na sua procura pelos bastardos do Robert até um bebé matou. Usando esse argumento, Tyrion envia Slynt para o Night's Watch e nomeia Bronn como capitão da guarda. Aqui assistimos a um engraçado dialogo quando Tyrion lhe pergunta se mataria um bebé sem questão, ao que Bronn diz "Without question? No. I would ask how much". Um sellsword é um sellsword.

Arya
Arya continua na caravana para a Wall. Entretanto, alguns guardas do rei chegam e Arya esconde-se, mas afinal, os guardas estavam era à procura de Gendry. Gendry revela à Arya que sabe que é uma rapariga e ela revela que é Arya of House Stark, iniciando uma cena engraçada.

Com algumas diferenças do livro, esta parte foi bem conseguida, esclarecendo bem que Gendry é bastardo de Robert e procurado e, rapidamente, Arya revela quem é a Gendry criando imediatamente a sua cumplicidade.

Daenerys
Ah, aposto que toda a gente quer ver o que acontece a Daenerys e aos seus dragões, não é? Azar, não vêm nada! 1 minuto de Daenerys, onde vemos que um dos seus cavaleiros volta...só com a cabeça. Faltam 2 cavaleiros, vamos esperar para ver o que acontece.

Iron Islands - Pyke
E chegamos à nova trama. Theon Greyjoy chega rapidamente à sua terra natal, com um pequeno interregno sexual no barco. Esta cena ajudou em que? Para quem não leu os livros, só ajudou para não gostar de Theon. E se não gostam dele agora...bom, adiante, Theon chega, de peito inchado, a pensar que vai ser recebido com pompa e circunstancia pois é o único herdeiro do seu pai e...nada...ninguém sabe quem é. Encontra uma rapariga que lhe oferece boleia e ele imediatamente passa ao ataque.
Chegando ao castelo de Pyke, o seu pai (Balon Greyjoy) tira-lhe logo o cavalinho da chuva pois, segundo Balon, Theon é mais Stark que Greyjoy e não é nenhum herdeiro. O herdeiro afinal é a sua irmã que é...a rapariga que ele acabou de tentar comer! Theon tenta explicar-lhe que vem com uma proposta para aliar a Robb Stark o que faria de Balon rei das Iron Islands mas Balon não está para aí virado, o seu alvo é outro.

Gostei e não gostei de Pyke. A imagem do castelo é espetacular mas a chegada de Theon é muito rápida, num momento está em cima duma gaja no barco, no outro momento está a chegar ao porto num barquinho a remos. Balon Greyjoy é bem conseguido e a cara de arrogante de Theon a desaparecer e a sua surpresa ao ver a irmã também. Mas...para quem vai ter um papel tão importante nesta série acho que Theon poderia ter um bocadinho mais de protagonismo de forma a explicar o seu passado e as suas intenções.

Beyond the Wall
E chegamos ao outro lado da Wall. Uma das filhas/mulheres de Craster está grávida e pede ajuda a Samwell para a levarem com eles, pois se ela tiver um rapaz... Jon, obviamente, não acha boa ideia e a história fica por aí. Mas, durante a noite, Jon ouve Craster a escapulir-se e segue-o, descobrindo um bebé a chorar a ser pegado por "alguém". Quando está a pensar sair dali, Craster aparece e dá-lhe uma paulada na cabeça.

Sinceramente, esta parte não me recordo do livro. Claro que a criatura que apanhou o bebé é um whitewalker, as criaturas que renascem dos mortos e que atacaram o comandante Mormont na primeira season.

Dragonstone

E acabamos em Dragonstone. Vemos Davos a falar com um pirata, Salladhor Saan, a tentar convencer-lhe a ir para a guerra, afinal 30 barcos dão muito jeito. Salladhor por fim aceita mas com uma condição, criando o dialogo mais cómico deste episódio. Após isso, no castelo de DragonStone, Stannis diz que sem a ajuda do seu irmão, Renly Baratheon, e os seu 100mil homens, não consegue recuperar o trono. Melisandre diz que pode ajudar mas que se tem de converter verdadeiramente, seduzindo-o.

O dialogo entre Davos e Salladhor Saan desiludiu-me num pormenor: há uma altura que Salladhor refere que Stannis lhe cortou os dedos. Ora este pormenor nunca foi explicado convenientemente e é um pormenor central à personagem de Davos. Portanto, os argumentadores escolhiam em omitir este pormenor da personagem de Davos ou então gastavam 2 minutos de dialogo a explicar o que aconteceu. Assim, nem uma coisa nem outra. E aborrece-me este despejar de pormenores que passam ao lado do espetador que não leu os livros e, aquilo que parece um dialogo sem grande interesse, é afinal a tentativa dos argumentadores de enfiarem detalhes do livro na série. Há que fazer escolhas.

 

Pontos Altos: Troca de palavras entre Tyrion e Varys. Dialogo entre Davos e Salladhor.

Pontos Baixos: Rapidez com que mudamos de trama para trama. Alguns pormenores mencionados mas não explicados.

6 de abril de 2012

Game of Thrones - Season 2 - Episódio 1 - Review

O primeiro episódio da segunda season do Game of Thrones finalmente chegou. Antes de tudo, é preciso dizer que eu li os livros, comecei a ler antes de começar a ver a primeira season, e ler os livros altera totalmente a forma como se experiência a série. O próprio R.R. Martin admite que é muito dificil condensar toda a imensidade da história em 10 episódios de 1 hora.

Posto isto, já que é a minha primeira review, vou falar um bocado da primeira season.
Eu gostei bastante da primeira season, GoT caracteriza-se por ter excelente casting (não tivesse a mão do R.R. Martin), um espetador que não tivesse lido os livros consegue seguir e perceber, os diálogos são muito fieis ao livro, sendo várias vezes repetidos palavra a palavra) e a divisão das personagens foi bem conseguida. Por outro lado, após ter lido os livros, tenho receio que as pessoas não estejam preparadas para o que ai vem. R.R. Martin é conhecido por matar metade das suas personagens e não, a morte de Ned Stark não é nada comparado com o que vem a seguir. R. R. Martin também é conhecido por aumentar a escala da história (a nível de personagens e geográfica) a cada livro, o que me faz perguntar como é que isto vai ser manejado em futuras seasons.

Vamos lá então à segunda season.
Esta segunda season começa com a introdução de um novo grupo de personagens: o grupo de Stannis Baratheon. Este grupo é constituido pelo próprio Stannis, a "feiticeira" Melisandre e Davos Seaworth, the onion knight.

As outras tramas da season são:
- Kings Landing (filmada na belissima cidade croata de Dubrovnik, local a que tenho de ir) onde estão os Lannisters: Tyrion (e é tão bom ver Peter Dinklage de armadura, esta que vai ser a season de Tyrion), Cersei, Joffrey, Sansa, Varys e Littlefinger. Esta trama será das principais tramas da season, onde a interação entre Tyrion-Cersei-Varys-Littlefinger dará os melhores diálogos desta season.

- Beyond the Wall: Jon snow está com o Night's Watch para além da Wall (filmado na Islândia) à procura do que aconteceu aos wildlings e ao seu rei, Mance Rayder.

- Winterfell: Bran está sozinho em Winterfell onde é, de momento, o Lorf of Winterfell. Nesta trama vamos ter Bran, Hodor e Osha

- Daenerys: Eu não coloquei Daenerys geográficamente porque ela própria é uma trama isolada. De momento Daenerys está à deriva com o que resta do seu Khal, Jorah Mormont e os seus (pequenos) dragões.

- Robb Stark: Aqui não coloquei geograficamente por duas razões: uma, Robb está em guerra e vai estar em movimento, segunda porque Robb nunca é uma personagem narrada no livro! Sabemos sempre o que se passa com Robb através de terceiras personagens, sabendo o resultado dos seus embates contra os Lannisters. Estou curioso para ver o que vão fazer assim que Cat Stark sair para ir encontrar-se com Renly Baratheon. Esta trama teremos Robb Stark, Cat Stark e Theon Greyjoy. Eu penso que estra trama será brevemente dividida em Cat Stark e Theon Greyjoy.

- Arya Stark: Só tivemos um cheirinho de Arya Stark no inicio do caminho para a Wall. Arya é uma personagem que começa devagarinho e no fim da season terá grande protagonismo, sendo mais tarde das personagens mais excitantes de ver.

Episódio 1:

Neste episódio temos uma breve introdução do que veremos ver. Fomos apresentados a Stannis Baratheon e à sua feiticeira Melisandre que prega ao Lord of Light (um pouco como o nosso Deus cristão) e vemos isso enquanto queima os deuses antigos. Vemos também que Stannis declara-se Rei e não pretende procurar ajuda em ninguém, o trono é dele ou não é de ninguém. Enquanto discutem vemos que o maester de Stannis tenta evenenar Melisandre, falhando. Vemos mesmo? Esta é para mim a maior falha do episódio, pura e simplesmente não se percebe, é muito rápido. Vemos uma série de curtas imagens e, de repente o Maester está morto. No livro ele dá o copo de beber primeiro à Melisandre mas na série ele bebe primeiro! Que raio de tentativa de envenenamento é essa? E porque não uma troca de palavras entre o maester e Davos para os espetadores perceberem que ele a iria envenenar? A própria personagens da Melisandre me levanta muitas dúvidas. No livro era é caracterizada como uma pura feiticeira, como alguém com poderes, alguém de outro mundo. R.R.Martin decidiu tornar Melisandre mais humana nesta série, mais uma espécie de pregadora e conselheira. Penso que isto é um erro pois Melisandre vai estar presente até ao fim do Game of Thrones.

Em King's Landing Tyrion volta como representante do seu pai para ser Hand of the King. Esta apresentação foi rápida mas percetível. Joffrey continua irritante como sempre (muito bem Jack Gleeson) e demonstra a sua sede de poder, ele é o Rei e ele é que decide. Começamos a perceber que Cersei está a perder a mão nele. Gostei muito da interação entre Littlefinger e Cersei, da troca de palavras e Cersei a demonstrar que ela é que tem o poder...ou será que tem? Espero para ver Varys.

Vemos, rapidamente, que Bran é agora o Lord de Winterfell e vemos também que  Daenerys anda à deriva no Dohtraki sea com o que resta do seu Khal. Esfomeados, Daenerys envia 3 dos seus cavaleiros que confia mais à procura de algo que a possa ajudar.

Passamos então para além da Wall onde vemos Jon Snow com os Night's Watch à procura do que Mance Rayder anda a tramar, estando parados em Craster's Keep.

Por fim, Robb Stark tem um pequeno dialogo com Jamie Lannister, mostrando no fim quão grande está o seu direwolf! Robb pede à mãe para ir ter com Renly Baratheon para negociar com ele e vemos também que Theon Greyjoy pede a Robb para ir negociar com o seu pai, algo que Cat não aprova.

No fim, vemos que o King's Guards, a mando de Cersei provavelmente, estão à procura e a matar todos os filhos bastardos de Robert Baratheon, não encontrando um jovem chamado Gendry, mostrando que Gendry está com Arya na caravana que os vai levar à Wall.

Como podemos ver, este primeiro episódio serviu de apresentação e as tramas ainda não se iniciaram. Dum modo geral, a apresentação foi bem feita excepto para a trama que precisava de mais detalhe, por ser a nova, a trama de Stannis Baratheon. Gostei também bastante de Sansa Stark. Penso que Sophie Turner tem um papel muito ingrato, muitos espetadores não gostam dela e pensam que ela é uma sonsa (que o é). Mas esperem para ver e perceberão a dificuldade do papel que Sophie Turner tem de fazer de momento.

Pontos altos:
- Dialogo entre Cersei e Littlefinger
- Direwolf de Robb
- A forma como Sansa Stark se comportou no aniversário de Joffrey

Pontos baixos:
- A apresentação de Stannis Baratheon e Melisandre
- A tentativa de envenenamento de Melisandre

Share