6 de abril de 2012

Game of Thrones - Season 2 - Episódio 1 - Review

O primeiro episódio da segunda season do Game of Thrones finalmente chegou. Antes de tudo, é preciso dizer que eu li os livros, comecei a ler antes de começar a ver a primeira season, e ler os livros altera totalmente a forma como se experiência a série. O próprio R.R. Martin admite que é muito dificil condensar toda a imensidade da história em 10 episódios de 1 hora.

Posto isto, já que é a minha primeira review, vou falar um bocado da primeira season.
Eu gostei bastante da primeira season, GoT caracteriza-se por ter excelente casting (não tivesse a mão do R.R. Martin), um espetador que não tivesse lido os livros consegue seguir e perceber, os diálogos são muito fieis ao livro, sendo várias vezes repetidos palavra a palavra) e a divisão das personagens foi bem conseguida. Por outro lado, após ter lido os livros, tenho receio que as pessoas não estejam preparadas para o que ai vem. R.R. Martin é conhecido por matar metade das suas personagens e não, a morte de Ned Stark não é nada comparado com o que vem a seguir. R. R. Martin também é conhecido por aumentar a escala da história (a nível de personagens e geográfica) a cada livro, o que me faz perguntar como é que isto vai ser manejado em futuras seasons.

Vamos lá então à segunda season.
Esta segunda season começa com a introdução de um novo grupo de personagens: o grupo de Stannis Baratheon. Este grupo é constituido pelo próprio Stannis, a "feiticeira" Melisandre e Davos Seaworth, the onion knight.

As outras tramas da season são:
- Kings Landing (filmada na belissima cidade croata de Dubrovnik, local a que tenho de ir) onde estão os Lannisters: Tyrion (e é tão bom ver Peter Dinklage de armadura, esta que vai ser a season de Tyrion), Cersei, Joffrey, Sansa, Varys e Littlefinger. Esta trama será das principais tramas da season, onde a interação entre Tyrion-Cersei-Varys-Littlefinger dará os melhores diálogos desta season.

- Beyond the Wall: Jon snow está com o Night's Watch para além da Wall (filmado na Islândia) à procura do que aconteceu aos wildlings e ao seu rei, Mance Rayder.

- Winterfell: Bran está sozinho em Winterfell onde é, de momento, o Lorf of Winterfell. Nesta trama vamos ter Bran, Hodor e Osha

- Daenerys: Eu não coloquei Daenerys geográficamente porque ela própria é uma trama isolada. De momento Daenerys está à deriva com o que resta do seu Khal, Jorah Mormont e os seus (pequenos) dragões.

- Robb Stark: Aqui não coloquei geograficamente por duas razões: uma, Robb está em guerra e vai estar em movimento, segunda porque Robb nunca é uma personagem narrada no livro! Sabemos sempre o que se passa com Robb através de terceiras personagens, sabendo o resultado dos seus embates contra os Lannisters. Estou curioso para ver o que vão fazer assim que Cat Stark sair para ir encontrar-se com Renly Baratheon. Esta trama teremos Robb Stark, Cat Stark e Theon Greyjoy. Eu penso que estra trama será brevemente dividida em Cat Stark e Theon Greyjoy.

- Arya Stark: Só tivemos um cheirinho de Arya Stark no inicio do caminho para a Wall. Arya é uma personagem que começa devagarinho e no fim da season terá grande protagonismo, sendo mais tarde das personagens mais excitantes de ver.

Episódio 1:

Neste episódio temos uma breve introdução do que veremos ver. Fomos apresentados a Stannis Baratheon e à sua feiticeira Melisandre que prega ao Lord of Light (um pouco como o nosso Deus cristão) e vemos isso enquanto queima os deuses antigos. Vemos também que Stannis declara-se Rei e não pretende procurar ajuda em ninguém, o trono é dele ou não é de ninguém. Enquanto discutem vemos que o maester de Stannis tenta evenenar Melisandre, falhando. Vemos mesmo? Esta é para mim a maior falha do episódio, pura e simplesmente não se percebe, é muito rápido. Vemos uma série de curtas imagens e, de repente o Maester está morto. No livro ele dá o copo de beber primeiro à Melisandre mas na série ele bebe primeiro! Que raio de tentativa de envenenamento é essa? E porque não uma troca de palavras entre o maester e Davos para os espetadores perceberem que ele a iria envenenar? A própria personagens da Melisandre me levanta muitas dúvidas. No livro era é caracterizada como uma pura feiticeira, como alguém com poderes, alguém de outro mundo. R.R.Martin decidiu tornar Melisandre mais humana nesta série, mais uma espécie de pregadora e conselheira. Penso que isto é um erro pois Melisandre vai estar presente até ao fim do Game of Thrones.

Em King's Landing Tyrion volta como representante do seu pai para ser Hand of the King. Esta apresentação foi rápida mas percetível. Joffrey continua irritante como sempre (muito bem Jack Gleeson) e demonstra a sua sede de poder, ele é o Rei e ele é que decide. Começamos a perceber que Cersei está a perder a mão nele. Gostei muito da interação entre Littlefinger e Cersei, da troca de palavras e Cersei a demonstrar que ela é que tem o poder...ou será que tem? Espero para ver Varys.

Vemos, rapidamente, que Bran é agora o Lord de Winterfell e vemos também que  Daenerys anda à deriva no Dohtraki sea com o que resta do seu Khal. Esfomeados, Daenerys envia 3 dos seus cavaleiros que confia mais à procura de algo que a possa ajudar.

Passamos então para além da Wall onde vemos Jon Snow com os Night's Watch à procura do que Mance Rayder anda a tramar, estando parados em Craster's Keep.

Por fim, Robb Stark tem um pequeno dialogo com Jamie Lannister, mostrando no fim quão grande está o seu direwolf! Robb pede à mãe para ir ter com Renly Baratheon para negociar com ele e vemos também que Theon Greyjoy pede a Robb para ir negociar com o seu pai, algo que Cat não aprova.

No fim, vemos que o King's Guards, a mando de Cersei provavelmente, estão à procura e a matar todos os filhos bastardos de Robert Baratheon, não encontrando um jovem chamado Gendry, mostrando que Gendry está com Arya na caravana que os vai levar à Wall.

Como podemos ver, este primeiro episódio serviu de apresentação e as tramas ainda não se iniciaram. Dum modo geral, a apresentação foi bem feita excepto para a trama que precisava de mais detalhe, por ser a nova, a trama de Stannis Baratheon. Gostei também bastante de Sansa Stark. Penso que Sophie Turner tem um papel muito ingrato, muitos espetadores não gostam dela e pensam que ela é uma sonsa (que o é). Mas esperem para ver e perceberão a dificuldade do papel que Sophie Turner tem de fazer de momento.

Pontos altos:
- Dialogo entre Cersei e Littlefinger
- Direwolf de Robb
- A forma como Sansa Stark se comportou no aniversário de Joffrey

Pontos baixos:
- A apresentação de Stannis Baratheon e Melisandre
- A tentativa de envenenamento de Melisandre

Sem comentários:

Share