17 de dezembro de 2005

Movie Review: One Flew Over the Cuckoo's Nest

imdb
rotten tomatoes

Quem não viu o filme pode passar este post à frente. Contém spoilers e apetece-me fazer isto.

Ontem vi pelo segunda vez este filme. E na primeira vez que o vi arrebatou-me.
Seja pelo grande papel do Jack Nicholson, pelo Danny deVito ainda com cabelo ou o Christopher Lloyd com as suas caras, só comparando com o Steve Buscemi por exemplo. E também o Brad Dourif (quem?).

E o facto de gostar deste filme tem a ver que começo a sentir uma relação com aqueles malucos, não tão malucos assim, e com o rebelde McMurphy. Obviamente o filme tem uma mensagem.

O mundo existente naquela enfermaria liderado duma forma autoritária pela enfermeira Ratched mas curiosamente harmonioso. Isto tudo porque eles estão lá porque querem, é o mundo deles. Com a chegada de Mac este leva-os a conhecer mais do outro mundo, um mundo que eles não eram capazes de atingir. E é essa a libertação de Mac, melhor, sacrificio. Simbolicamente dos poucos que estão lá obrigatoriamente é o que foge representando o espirito de Mac.

Além da cena da pesca no barco e da votação, o suicidio de Billy é o aspecto do filme que mais me marca mas que penso que é feito de tal forma que fica ignorado para os espectadores.

Estando lá devido á mãe, amiga da nurse Ratched, após ter tido o seu momento de libertação ao ponto de já não gaguejar, é oprimido novamente levando-o ao suicidio. E Mac quase que a estrangula talvez por ver que o seu trabalho foi novamente impedido.

E é ai que chega o momento da libertação de McMurphy. Chief faz o que tinha a fazer, reune forças e faz aquilo que todos queriam fazer, incluindo McMurphy.

Sem comentários:

Share