16 de maio de 2006

Firefox Extensions

Uma dos pontos fortes do Firefox são as suas extensões. Como eu uso uma porrada delas achei por bem deixar aqui as que eu uso, e considero que a maioria são essenciais para os utilizadores do Firefox.

Atenção que este post não é para discutir sobre o Firefox e outros browsers. Comentários a dizer mal do Firefox serão apagados! :D

Atenção que a maioria dos links são para a página oficial das extensões do Firefox. Algumas destas extensões podem não ter a ultima versão nessas na página oficial. Depois façam Find Updates no menu das Extensões (Tools -> Extensions).

BugMeNot - Muitos sites pedem o registo do utilizador, às vezes mesmo para chatear. Esta extensão liga-se a uma base de dados de logins de vários sites que outros utilizadores deixaram voluntariamente. Bastante util para sites de downloads ou de noticias.

Gmail Notifier - Notifica o utilizador se existem novos mails na conta do gmail, através de um icone no canto inferior esquerdo. Quando chega um novo email aparece um popup.

Session Saver .2 - Qualquer utilizador que funcione com tabs tem necessariamente de ter esta extensão. Basicamente guarda as tabs quando o Firefox é fechado para quando este for novamente aberto as mostrar. Muito útil para quando o Firefox reinicia devido à instalação de um theme ou extensão impedindo que se percam as tabs abertas no momento.

FasterFox - Aparentemente torna a navegação mais rápida através de uma série de parametros. Digo aparentemente porque não notei grande diferença, mas pode ser que já esteja habituado. Tem uma outra opção, e essa sim útil, que vai fazendo cache dos links da página que se está a visualizar de forma a que quando se clique nesse link a página já está carregada sendo imediatamente visualizada. Convém ter cuidado devido ao espaço de cache.

Flashgot - Ideal para quem usa download managers. Eu uso o Flashget, sendo que a extensão foi criada primeiramente para este download mananger, mas, se não me engano, suporta outros download managers. Através do botão dir é possivel escolher fazer o download através desse download manager.

del.icio.us - Para quem não sabe o que é o del.icio.us, o del.icio.us é um site que funciona como favoritos online. O que esta extensão possibilita é a introdução de o site que se está a ver através de um botão. Muito util para guardar aqueles sites que queremos ver mais tarde e funcionar como favoritos temporários. Está-se a ver o site, clica-se no botão para guardar e mais tarde vai-se buscar.

PDF Download - Uma extensão muitos simples que faz aparecer uma janela a perguntar se o utilizador pretende efectuar o download do pdf ou mostra-lo no browser. A interacção dos pdfs com os browsers é um bocado chata, se o pdf for muito grande a sua visualizaçao no browser demora tempo, etc. Assim pode-se logo fazer o download.

Performancing - Unicamente para quem tem um blog. Esta extensão permite postar no blog numa janela que aparece no Firefox. Permite guardar posts e notas e interage com o del.icio.us e com o Technorati Tags.

Hyperwords - Uma extensão muito util. Através do clique de um icone no canto inferior esquerdo permite fazer variadas pesquisas de uma palavra ou texto selecionadas no Firefox. Tem pesquisa no Google e afins, pesquisa em dicionários, wikipedia etc.

Tabbrowser Preferences - Acrescenta mais hipoteses para o controlo das tabs.

Inline Google Definitions - Esta é util mas não uso muito. Basicamente aparece uma janela no Firefox com as definições encontradas pelo Google de uma palavra selecionada na página que se está a ver (define: "palavra").

Google Calendar Notifier - Faz o mesmo que o Gamil Notifier mas para o Google Calendar. No canto inferior direito avisa se há, ou não, eventos para o dia corrente e mostra avisos desses eventos com um pop-up. Muito útil para controlar as datas de entrega dos trabalhos.

IE Tab - Extensão muito pequena e simples mas bastante útil. Permite a visualização pelo IE da página que se está a ver, mas sem sair do Firefox. Para isso basta clicar no icone presente no canto inferior direito (mais um icone).

Gmail Space - O Google tem uma aplicação que faz com que o Gmail funcione como disco online, acessivel através do Explorador do Windows. Esta extensão faz o mesmo mas a partir do Firefox. Permite enviar ficheiros, até 14mbs se não me engano, para o Gmail. Visualiza os ficheiros como se um sistema de ficheiros fosse, podendo criar pastas.

Restart Tabbed - Mais uma pequena extensão mas bastante útil. Basicamente cria um botão (em cima) que permite reiniciar o Firefox. Util para quando se instalou uma extensão ou um theme. Carrega-se no botão, o Firefox fecha e abre de seguida.

Google Notebook - A minha mais recente extensão. O Google acabou de lançar mais um serviço que é o Google Notebool. Como o nome indica serve como um bloco de notas no Firefox. Seleciona-se um texto na página, clica-se no icone no canto inferior direito e é criada uma entrada com o texto e o link do site. Mais tarde pode-se visitar essa página. Um verdadeiro bloco de notas.

5 comentários:

Static disse...

bastante util para quem gosta de ter o firefox a 200% já que é feito em open-source e permite variadas extensões alem de ser o melhor browser que anda por ai hehe

GJ animal

Anónimo disse...

Isto de dizerem que é o melhor browser tendo apenas experimentado o IE é que tem de acabar...

Static disse...

Já experimentei o opera o netscape e mais uns quantos e este para mim foi o mlr

Anónimo disse...

Ena, plug-in party.

Já agora coloco algumas perguntas:

Session Saver .2
Quando tens de terminar o browser de forma anormal e o voltas a iniciar, como é que aparecem as tabs? Aparecem todas de novo. Uma coisa que gosto no Opera é do menu que aparece a dizer que o Opera terminou de forma anormal e se agora quero mostrar as tabs todas como estavam ou se quero o Opera vazio.

Flashgot
No opera posso fazer stop/resume de downloads. Não dá para fazer isso nativamente no firefox? Se sim, que funcionalidades extra é que necessitas para gerir downloads?

Tabbrowser Preferences
Há assim tantas formas diferentes para ter as tabs? Dá para implementar a sugestão que dei noutro blog de ter as tabs aos saltinhos pelo ecrã? :D

IE Tab
Esta é porreira, admito.

Restart Tabbed
Com os milhentos plug-ins do firefox, suponho que seja útil. Agora reiniciar o firefox por causa de um theme é que não compreendo.

Unknown disse...

Respostas:

Session Saver .2
Quando o Firefox termina de forma anormal aparece uma janela a perguntar se se quer iniciar o browser com as tabs ou sem tabs. Por exemplo um site que abris-te pode ter uma cena qualquer em javascript que nunca mais acaba e provoca o crash do Firefox. Se abrires novamente com as tabs isso vai-t acontecer de novo. Escolhendo a opção de limpar as tabs safas-te disso.

Flashgot
O Firefox tem gestor de downloads nativo. Sinceramente, não tenho a certeza se dá para fazer resume. Mas penso que não. A questão é que os downloads que faço com o gesto do Firefox (que é a maioria) são dowloads que não quero interromper. Quando são downloads grandes que podem ser interrompidos uso o Flashget com a ajuda do Flashgot.

Tabbrowser Preferences
Esta extensão (e a outra das tabs) não altera quase nada da forma como são visualizadas as tabs. Dá é para escolher cenas como se um link é aberto em janela ou tab, se essa tab fica em background ou não. Também dá para escolher se um link do bookmark ou do historico é aberto numa nova tab ou na tab corrente. Basicamente, como a maioria dos links, por default, são abertos na tab corrente, esta extensão permite controlar isso.

Restart Tabbed
Eu sei que esta extensão é estupida. Mas como disse, quando instalo um theme para ver as alterações necessito de reinicar o Firefox. Em vez de o tar a fechar e clicar no atalho (esteja onde ele estiver), clico num botão e ele faz isso por mim. É mm lei do menor esforço.

Share