22 de maio de 2006

Improvável

    Muito bem, falemos de probabilidades. Em primeiro lugar, no assunto preferido por todos: a lotaria.
    As probabilidade de ganhar a Powerball são aproximadamente de 120 milhões para 1. Desde o seu inicio, em 1997, mais de 50 pessoas "desafiaram as probabilidades" e venceram o jackopt, transformando-se nalgumas das pessoas mais sortudas e ricas do planeta. Odeio essa gente. Mas estou a tergiversar.
    Falemos agora de um outro evento com baixas probabilidades de se concretizar: a civilização ser aniquilada por um asteróide gigante em colisão com a Terra. Os astrofísicos calcularam que a probabilidade de tal acontecer num dado ano é de, aproximadamente, 1 em 1 milhão.
    Dado os nossos antepassados simiescos terem vagueado pelo planeta durante mais de 7 milhões de anos, a probabilidade de um asteróide já nos ter aniquilado é, aproximadamente, de 700 por cento. Por outras palavras, já deveriamos estar todos mortos...não uma, nem duas mas sete vezes.
    Contudo, como a maioria de vós saberá, desde que passou a haver registos da história da Humanidade, esta nunca foi aniquilada.
    Onde quero eu chegar? Bem, não estou a querer dizer que vamos ser todos mortos por um asteróide. O que eu quero é que percebam uma coisa acerca dos eventos com poucas probabilidades de se realizarem e que é o seguinte:
    As merdas acontecem.


Introdução do livro Improbable de Adam Fawer.

Sem comentários:

Share