Wikipedia
IMDB
Rotten Tomatoes
Mais um filme de Mel Gibson. Os filmes de Mel Gibson têm alguns factores constantes, muito sangue e carnificina, logo, serem filmes fortes visualmente. Este não é diferente.
Apocalypto situa-se na queda do império Maia antes de os espanhóis chegarem. Uma aldeia é atacada e os seus habitantes feitos prisioneiros, e filho do líder da aldeia esconde a mulher grávida e o filho num poço. O filme trata da viagem destes prisioneiros até à cidade Maia e depois a fuga do jovem para salvar a sua família.
Sem duvida visualmente impressionante com muitos mortos e cabeças a rolar (literalmente), Apocalypto fala da decadência de uma grande civilização, decadência essa que faz lembrar a civilização Romana, Egípcia e mesmos a Europeia com as suas guerras mundiais.
Uma das grandes polémicas do filmes foi a sua incorrecção historia. Digo já que este filme tem de ser visto como ficção e não como documentário. Muito do que aparece não está situado correctamente no tempo e é feita uma imagem muito bárbara dos Maias.
O engraçado é que não existe muita informação sobre os Maias porque quando os espanhóis chegaram a civilização Maia já tinha acabado. O genocídio dos espanhóis foi aos Aztecas, e estes sim, eram bem mais violentos que os Maias.
Aparece também uma referencia a um eclipse solar. Aparentemente este eclipse solar é histórico tendo sido usado pelo Cristovão Colombo que o previu aos Aztecas e é feita uma referencia também num album do Tintin.
3 comentários:
Também já vi o filme e gostei bastante. E por acaso também fiquei com a ideia que podiam ter sido mais fiéis à história, mas tal como dizes,não é para ser visto como um documentário.
Ontem vi o Saw 3 e esse sim, é sabgue do início ao fim! Muito bom! :D
Não mencionaste o facto da mulherzinha ter dado a luz o puto debaixo de água e q o outro comeu testiculos de javali. Tsc, escapam-te os pormenores mais interesantes. :P
ultraje !! calamidade !! não é 'a luz' e sim 'à luz'. Credo, espero q com este erro nao tenha induzido milhares de pessoas em erro.
cm tu dizes, bah.
"Eskesito".
Enviar um comentário