8 de fevereiro de 2007

Web 2.0

Primeiro vejam isto:



Não necessitam de perceber informática para perceber o objectivo do vídeo. Alias, o vídeo foi feito por um professor de Antropologia.

E o que tem a antropologia a ver com a Internet? E o que é isto da Internet 2, Web 2.0?

A Web 2.0 (ou segunda versão da Internet como já vi por ai) não é um conjunto de tecnologias ou conceitos como XML, AJAX, RSS, Podcasts, Blogs etc, para termos uma navegação mais fácil, dinâmica e bonitinha da net.

Também é isso mas não é só isso.

A Web 2.0 é um conceito social, é aquilo para qual a Internet foi criada e sonhada. É uma forma de juntar pessoas, de socializar.

Por alguma razão, como já referi aqui, a pessoa do ano pela Time fomos nós. Nós somos a Internet.

Só agora se consegue ver autenticas comunidades virtuais. Temo o caso do YouTube, MySpace e mesmo (por muito que me custe) Hi5.

Temos a Wikipedia, o Flickr, o Del.icio.us, Technorati e os Blogs. Temos o Google e seus serviços, principalmente Google Earth. Bolas, até temos o Second Life (embora este já cá ande há uns tempos).

Os Blogs acho que é dos mais importante. Qualquer pessoa pode fazer um blog em segundos e partilhar tudo o que deseja para toda a gente. Não há melhor forma de transmitir informação. Informação sem regras, sem contexto, sem censura. Informação à vontade de quem a fabrica e consome. Informação que é consumida quando se quer e que é produzida como se quer.

Eu não vejo TV. Sei quase tudo o que se passa através de Blogs. Ok, o Google News também ajuda.

O YouTube, também como já referi, é a televisão do futuro. A publicidade sai primeiro no YouTube que na TV. Promos e Trailers de filmes e séries saem primeiro no YouTube que na televisão.

O facto de sermos nós a criar a informação também faz como que sejamos nós a geri-la e agrupa-la. Wikipedia, Del.icio.us, Flickr são exemplos disso.

A Internet também tem mais serviços e mais segurança. Embora não seja propriamente recente, o facto de aceder ao banco e efectuar compras pela Internet ajuda a festa também.

Enfim, uma Internet de, e para as pessoas. Como se deseja!

Sem comentários:

Share