5 de maio de 2007

Macho Alfa

Já todos viram documentários sobre a vida selvagem onde falam dos machos alfa. Um macho, ou mesmo fêmea, é o animal que domina o grupo. É o chefe.

Geralmente no caso do macho alfa, só existe um macho alfa no grupo. É esse macho que come primeiro ou que fecunda as fêmeas.

Pois bem, eu aqui em casa também tenho um grupo de gatos que andam livremente no quintal e na rua. Muitos desses gatos podem-se considerar selvagens pois não foram habituados ao contacto humano e fogem ou bufam quando nos aproximamos.

Um desses gatos é o Tobi. O Tobi é, sem duvida, o macho alfa do grupo dos meus gatos. Não há um único macho que se aproxime deste quintal pois o Tobi luta e afasta-os todos. Com isso consegue cobrir todas as fêmeas.

Claro que há fêmeas que são cobertas por outros machos mas só se elas saírem da zona da minha casa.

Por esta razão o Tobi está sempre a lutar com outros gatos, que nem são poucos. A sorte do Tobi é este ser um gatarrão, bastante grande e corpulento, mas de vez em quando também leva na boca. Anda sempre coxo e todo arranhado.

O resultado de uma das ultimas lutas foi o facto do animal ter uma zona completamente sem pêlo, por trás do pescoço. Essa zona tem a carne descoberta e a pele, já seca, anda pendurada. Aparentemente isto não afectou nada o gato pois ele não se queixa. Mas já está a ficar velho.

Vejam por vocês próprios.











1 comentário:

Nita disse...

Ai Tobi, Tobi...
Tadinho de ti...
Com esse fôlego todo deves ser filho do meu gato, está tudo explicado!!

Share