7 de dezembro de 2010

Coluna d'A Barca

Desde que vim para a Sérvia sempre achei que faria sentido escrever para algo mais, para além do meu blog, acerca da minha estadia e experiência na Sérvia.

Visto que eu demoro sempre um bocado com a auto-iniciativa, só o mês passado enviei um email à A Barca, a propor escrever uma coluna. Essa proposta foi prontamente aceite e assim escrevi a minha primeira coluna, que transcrevo de seguida.


Dobrodošli u Novom Sadu, Srbiji.

Que é como quem diz, bem-vindos a Novi Sad, Sérvia. No fim do ano passado decidi fazer candidatar-me ao Serviço de Voluntário Europeu (www.sve.pt), um programa de voluntariado inserido no Programa Juventude em Acção, da Comissão Europeia, para que jovens entre os 18 e 30 anos possam efectuar um serviço de voluntariado no estrangeiro até 12 meses de duração. O voluntário escolhe um projecto de uma organização, presente na base de dados de organizações de acolhimento, e é escrito um projecto que vai de encontro com as necessidades da organização de acolhimento mas também de acordo com os desejos e capacidades do voluntário.  O objectivo do programa SVE é proporcionar uma aprendizagem não-formal ao jovem, uma experiência de vida, ao ser inserido numa nova comunidade num novo país. Para além de beneficiar a comunidade local, ao participar em acções locais, o jovem é integrado numa nova cultura, aprendendo uma nova língua e desenvolvendo novas capacidades, criando uma interacção bidimensional entre o voluntário e a própria comunidade local. E a boa noticia é que todo o projecto SVE é pago pela Comissão Europeia sem encargos para o voluntário que recebe uma bolsa mensal para os seus encargos para além de uma bolsa de acolhimento para pagar alimentação, transporte e alojamento.

Porque Sérvia? A minha primeira visita à Sérvia foi em Agosto de 2008 onde esperávamos uma realidade à Kusturica e tão comentada guerra da Jugoslávia e foi-nos antes apresentado uma região com história riquíssima, principalmente história recente, um país na Europa mas que muitos não consideram europeu, que tem dois alfabetos (latim e cirílico), hospitaleiro e com rica gastronomia, com vários países vizinhos que têm línguas diferentes mas que se entendem uns aos outros e que quer esquecer os traumas da guerra e fugir à imagem de mau da fita.
O meu objectivo é partilhar a minha experiência e viagens que tenho efectuado. Podem acompanhar no meu blog em www.psicologiainversa.blogspot.com.
De reparar que há um erro no titulo. Onde se lê "Dobrodošli u Novom Sadu, Srbiji." deveria-se ler, "Dobrodošli u Novi Sad, Srbiju.". É akusativ e não lokativ!

Vou escrever a minha próxima coluna esta semana que irei partilhar aqui também.

Sem comentários:

Share