24 de janeiro de 2007

Projecto Final - RP.NET

Já muita gente me perguntou o que era o meu projecto final, ao que eu respondo que é um Expert System, ou em portugues, Sistema Pericial.

Claro que ninguém sabe o que é isto! O problema é que eu também não sei bem explicar. Então para colmatar isso vou aqui descrever o que é um Expert System.

O meu projecto final não é só implementar um Expert System mas sim implementar um Expert System com suporte a Fuzzy Logic (Lógica Difusa). Com mais umas mariquices pelo meio.

No documento a descrever o projecto enviado ao coordenador de curso, o que está escrito é o seguinte:

Os sistemas de inferência baseados em regras de produção são um instrumento muito útil no desenvolvimento de sistemas de ajuda na tomada de decisões (diagnóstico médico, diagnóstico de avarias, etc.). Existem várias implementações de sistemas deste tipo que reúnem os paradigmas de programação baseada em regras de produção e da programação orientada a objectos, dos quais se destaca o sistema JESS desenvolvido nos Sandia National Laboratories-USA, desenvolvido para ambientes Java. Este projecto tem como objectivo o desenvolvimento de um Sistema de desenvolvimento para aplicações baseados em regras de produção e orientação a objectos para ambientes .NET. Envolve o desenvolvimento de um sistema de inferência baseado em regras de produção, a extensão desse sistema para suportar o raciocínio na presença de incerteza (explorando técnicas baseadas em lógica difusa, factores de certeza, raciocínio probabilístico, etc.) e a construção de um ambiente de desenvolvimento de aplicações baseadas em regras de produção que facilite as tarefas de edição, teste e depuração. O sistema desenvolvido deverá permitir boa integração com o ambiente .NET, devendo, em particular permitir usar objectos .NET na construção das regras de produção, bem como permitir a utilização do sistema de inferência a partir de linguagens .NET.




Para mais informações ver:
Wikipedia
Um PDF do IST (de civil?)


powered by performancing firefox

Sem comentários:

Share