10 de agosto de 2009

Cooking: Salmão com natas e bacon

O cooking master voltou! Pelo menos de momento sou o melhor cozinheiro desta casa!

Eu gosto muito de salmão, é dos meus peixes favoritos. E hoje deu-me na cabeça fazer salmão em vez de douradinhos. Sim, porque segunda-feira é dia de douradinhos!

Eu não vi esta receita em lado nenhum. Foi just-in-time e com algumas lembranças do que já vi a minha irmã fazer. Portanto...

Ingredientes:
1 posta de salmão
Margarina qb
Bacon em cubos
Azeite
1 cebola pequena
1 dente de alho
Sal, pimenta, noz moscada, whatever
1 Garrafa de Gazela mesmo mas mesmo fresca.
1 pacote pequeno de natas

A garrafa de gazela é para beber! Não é para temperar. Mas pode-se, e provavelmente deve-se, usar um bocadinho de vinho branco. Só que não tinha, logo não usei.

A posta de salmão que comprei não vinha congelada. Vinha em bolo de gelo! Quando começo a descongelar tive de tar a descascar gelo do salmão.

Pegar na cebola e alho, cortar, colocar na 123, vruuuuum. Por uma frigideira a aquecer e deitar lá margarina e azeite. Eu meto azeite para não deixar queimar a margarina mas no fim fica um bocado de azeite no molho. Não me choca.

Deitar o massacre da cebola e alho e o bacon (esta foi na altura que me lembrei) e deixar tostar. Agora a partir daqui pode haver muitas variâncias. O que fiz foi o seguinte, deito lá o salmão para só tostar um bocadinho de cada lado, mete, espera, vira, espera, tira, zás trás, mete o salmão de lado.

Deitar as natas e deixar ferver. Quando estiver em ebulição novamente voltar a por o salmão, temperar e tapar a frigideira. Sim, tapar. Eu tenho um tampa que dá na perfeição. Agora isto em lume brando vai ganhando o gosto. Abrir a garrafa de gazela mesmo mas mesmo fresquinha e enjoy. Ir virando o salmão.

Eu fiz isto tudo com o meu power avental e sintonizei na Antena2 no "Jazz com brancas". Bom, neste cenário já me tava a imaginar a fazer o jantar a uma donzela de vestido preto e eu de avental. Até me caíram umas lágrimas com tal imaginação mas depois vi que era da cebola.

O resultado foi este:



Ok, pela foto parece uma coisa esquisita. Eu fiz arroz branquinho para acompanhar e depois espalhei o molho por ai. A foto também não tem grande qualidade e estava um bocado longe. Mas reparem na felicidade daquele thumbs up!

A questão é...estava bom! Não estava perfeito. Deixei a cebola queimar um bocadinho, dai aquela cor, mas eu até gosto dela assim. Também falhei um bocado nos temperos, coloquei pouco, mas comia-se. O salmão estava bem passado, tinha tudo sabor, as natas estavam boas, ia-se encontrando bocados de bacon escondidos.

A pior parte foi mesmo a Gazela, não estava muito mas mesmo muito fresca.

Edit: estava aqui a saborear uma cerveja e a escrever isto quando reparo na música que estou a ouvir, esta. Esta é perfeita para ouvir quando se saboreia este manjar. Jantar em todos os sentidos.

1 comentário:

Pi disse...

Na sexta-feira lembrei-me 1300 vezes de ti. Fiz um jantar de pizza cá em casa para umas amigas, logo conto a experiência, pois faltam-me as fotos para ilustrar! =X

Quanto ao teu salmão, a receita simples parece ser deliciosa, tens é de te dedicar a "arrumar" melhor a comida no pratinho. Eu sei seria para tu comeres, mas temos de nos "mimar" =)

Cá na minha zona não vê muito salmão à venda, e eu não sou adepta de peixe congelado (a não ser os medalhões de pescada - manias). Sou de uma terra de pescadores, há de ser por isso...!

Boa música, até me esqueci que estava a tocar, senti-me embalada.

Share