15 de janeiro de 2011

A aversão humana à mudança

Recentemente um astrónomo, de nome Parke Kunkle, veio a publico dizer que os signos do Zodíaco estão errados.

Usando dados do seu trabalho, disse que a posição da terra em relação às estrelas é diferente do que era à 2000 anos logo os signos de hoje em dia têm as datas erradas e propôs um 13º signo, signo da Serpente.

E foi pura e simplesmente isto que ele fez, alertou para algo que ele acha que está incorrecto.

O que aconteceu?

Esta noticia espalhou-se de forma viral. Aqui tudo bem. O problema é que foi espalhada assumindo que os signos realmente mudaram. De um dia para o outro.
Em vez de dizer "Um gajo diz que os signos estão errados", foi dito "Os signos estão errados e mudaram".

A Internet e as redes sociais fervilharam de comentários. Saiu em tudo o que é jornal e site de noticia.
As pessoas começaram a comentar que não podia ser, era ridículo, o meu signo é o meu e não mudo e não quero saber. Mas ninguém parou para ler com olhos de ler e ver que entrou tudo numa histeria sem jeito nenhum.

Primeiro ninguém mudou coisa nenhuma. Pergunto-me quem controla os signos, que comissão ou instituição é responsável por certificar os signos! Segundo estamos a falar de algo que nem é factual ou material. Não estamos a falar de mudar as horas do dia ou mudar de Escudo para o Euro. Se realmente os signos mudassem, nada na nossa vida normal mudaria.

Terceiro, eu tenho a teoria que o ser humano tem aversão à mudança. Aversão a ter de mudar o conceito de algo que dá por garantido. Eu que dou por garantido que sou Leão (seja lá o que isso signifique) não consigo assimilar que, dum dia para o outro, passo a ser Balança. Logo não quero essa mudança, sou contra ela. E digo a brilhante frase, também usada no Acordo Ortográfico, "sempre fui Leão portanto vou continuar a ser. Eu cá não mudo".

Mas no fim de tudo, o pobre Parkel Kunkle ficou bastante admirado e só disse que apenas queria realçar que nos baseamos em algo que, neste momento, não é verdade. Ou seja, que damos por garantido algo que não é.

2 comentários:

Nelson Correia disse...

Eu passei a ser Serpentário e acho que é COOL! :)

Alexandra Roseiro disse...

Concordo plenamente...tudo o que seja mudança faz confusão às pessoas, que adoptam logo uma postura de desagrado em vez de ponderarem se aquilo lhes vai trazer algum benefício.

Share