25 de janeiro de 2011

Lara: 1 Mês

Agora que a Lara fez recentemente 1 mês de idade, lembrei-me de colocar algo no blog sobre a experiência e a desmistificar alguns mitos, ou não.

Um bebé recém-nascido tem um horário e uma actividade muito simples: 6 ou 7 mamadas por dia, 16 horas (ou mais) a dormir, cocó, chichi e berrar. Acabou, é isto.

E quando digo berrar, é mesmo berrar. Um bebé recém-nascido quando está acordado, não está acordado a olhar e a falar e, acima de tudo, calado. Chora. Estar acordado é igual a estar a chorar. Um bebé quando nasce tem os sentidos todos a funcionar (bom, mais ou menos) mas não os consegue diferenciar entre eles. É uma mistura de sensações e experiências todas ao mesmo tempo. Um recém-nascido não consegue diferenciar ele próprio do mundo que o rodeia, o seu corpo e o que o rodeia são interpretados como sendo a mesma coisa.

Isto leva aos pais dizerem que o bebé tem cólicas. O que são cólicas? Cólicas é tudo. Ninguém sabe o que provoca as cólicas e como aparecem e como as parar. Cólicas é usado para quando os pais não fazem puto de ideia o que o bebé tem. Está a chorar e já se tentou de tudo? São cólicas.

Existem vários produtos no mercado para ajudar as cólicas e realmente ajudam. Depende de bebé para bebé. Se são gases ou dificuldade em fazer cocó ou outra coisa qualquer. Mas não custa nada experimentar.

Chucha. O tão polémico objecto. Ah e tal, não se pode dar chucha porque o bebé fica habituado e depois não larga. Não larga se os pais não quiserem. Uma coisa é um bebé com 3 anos de chucha e outro é um recém-nascido de semanas. A chucha serve para o bebé usar o reflexo de mamar, e muitas vezes dar a chucha ajuda nas cólicas ou no choro do bebé. Não tem nada de mal.

Tal como não tem nada de mal pegar o bebé ao colo. Há outra mania de dizer que o bebé é mimado e que se deve deixar o bebé chorar. Estupidez. Mais uma vez, uma coisa é dar ao colo a um bebé de 3 anos quando faz birra e outra é dar ao colo um bebé de semanas. O recém-nascido precisa de ser agarrado e acarinhado sempre que quiser. Ser agarrado faz-lhe lembrar o útero (quente e que o rodeia) e encostar a cabeça do bebé ao peito fá-lo ouvir o bater do nosso coração, tal como ouvia no útero. O bebé chora, logo pega-se ao colo. Um bebé recém-nascido é impossível de ser mimado, apenas se satisfaz a necessidade do toque e calor humano e contacto com a mãe.

Leite. Talvez não em Portugal, mas aqui houve muita pressão para amamentar. Ora isso depende da quantidade de leite da mãe e de quando esta começa a amamentar. Não tem mal nenhum dar a comida artificial, caso seja necessário, em conjunto com a amamentação. Óbvio que amamentar é importante e o bebé obtém anticorpos através do leite materno. Mas às vezes, por várias razões, não é possível amamentar. Por outro lado, todas as mães têm leite após o parto.

Bitaites. Quando se é pai toda a gente dá o seu bitaite e o seu conselho. Um conselho: ignorem isso. Os pais é que sabem o que estão a fazer e o que é melhor para os eu filho. No primeiro filho é óbvio que centenas de dúvidas irão aparecer, logo é muito fácil minar a autoconfiança dos pais, principalmente da mãe. Mas a mãe necessita de estar calma e em paz, nem que seja para ajudar a amamentação. Uma mãe em stress prejudica a quantidade de leite e o processo de amamentação.

E nem vou aqui falar de outras situações ridículas, como o mau-olha, por exemplo. Felizmente aqui não existe essa mania.

E para finalizar, eu sei do que estou a falar. Existe uma grande vantagem em ter uma mãe pediatra!

Sem comentários:

Share