6 de junho de 2012

Game of Thrones - Season 2 - Episódio 10 - Review

Após o grande episódio da batalha de Blackwater Bay, resta-nos o último episódio para fechar todas as tramas. E existem várias tramas que eu estava curioso para ver como iriam terminar.

King's Landing

Tyrion acorda na presença de Maester Pycelle e pergunta onde está e o que aconteceu. O maester informa-o que o seu pai ganhou a batalha mas Tyrion também se apercebe que muita coisa mudou enquanto esteve a dormir, está num quarto mais pequeno e sujo, já não é o Hand of the King, Bronn foi dispensado de chefe da guarda da cidade, enfim, sem amigos nem aliados.

Joffrey, no seu trono, recompensa o seu pai como o salvador da cidade e torna-o o novo Hand of the King (tecnicamente ele sempre foi o Hand). Littlefinger recebe o castelo de Harrenhal por ter tornado a aliança Lannister-Tyrell possivel. A Loras Tyrell pergunta-lhe o que este quer e ele diz que deseja que a sua irmã se torne rainha pois Maergery está fascinada com o rei (yeah right). Joffrey promove um pequeno teatrinho, recusando pois está prometido a Sansa Stark mas após os apelos de Cersei e de Maester Pycelle que informa que aos olhos dos deuses ele pode mudar, Joffrey aceita então a mão de Maegery. Sansa, visivelmente contente, é abordade por Littlefinger que a avisa que ela ainda não está totalmente em segurança e promete-lhe ajuda para a retirar de King's Landing.

Varys visita a prostituta Ros e convence-a a virar-se contra Littlefinger. Varys visita também Tyrion e diz-lhe que reconhece que King's Landing foi salva do ataque de Stannis devido a Tyrion mas que, infelizmente, esta é o maior reconhecimento que terá pois este não receberá nenhum crédito, apenas o seu pai. Varys traz também Shae ao quarto e esta implora a Tyrion para fugirem de King's Landing mas Tyrion recusa pois é ali o seu lugar, nestas intrigas e politicas, que é o que ele gosta e onde é bom. Shae também pede para ver o corte que Tyrion sofreu.

Aqui não há muito a assinalar, a cerimónia de Joffrey foi tal e qual como nos livros, apenas o pormenor de a futura tama Littlefinger-Sansa começar aqui. Para ser sincero, não percebi bem a parte de Varys e Ros, pois visto que Ros não está nos livros, não sei bem o que estão a tentar fazer.
Um dos detalhes que estava curioso para ver era a cicatriz de Tyrion. No livro, Tyrion sofre uma cicatriz horrivel, perdendo parte do nariz no ataque ficando, basicamente, desfigurado. Ora, como não acredito que fosse cortar o nariz a Peter Dinklage ou tornar a personagem repugnante aos olhos dos espectadores, tinham de obter uma cicatriz convincente mas ao mesmo tempo que não fosse feia para a televisão. O resultado...não é mau mas eu acho que podia ser maior, mesmo ignorando a parte do nariz Tyrion quase que morreu, deveria ter uma cicatriz a sério. Vamos ver como estará no inicio da próxima season.

Dragonstone

Em Dragonstone, Stannis está furioso por ter perdido a batalha e acusa Melisander de lhe ter mentido, afinal esta tinha visto a visão da sua vitória. Melisandre diz-lhe que perder uma batalha não é perder a guerra, mas Stannis está tão furioso que quase a estrangula, pois até o seu irmão Renly morreu por causa de Melisandre. Melisandre diz que Renly morreu também por causa de Stannis, ela não está sozinha nessa responsabilidade, e avisa-o que ele irá trair tudo e todos no seu caminho para a vitória nesta guerra. Por fim, Melisandre pede-lhe para ver dentro do fogo e Stannis, finalmente, parece ter as mesmas visões que Melisandre.

Gostei do facto de Stannis não só estar irritado com a derrota mas também aperceber-se que certas decisões têm um custo e arrepender-se da morte do irmão. Agora a parte do estrangulamento...não sei se era necessária. E a parte do fogo...pedia algo mais dramático! Ver Stannis a olhar para uma pequena labareda dum fogareira com carvão...epá, ao menos que fosse algo mais imponente, que Melisandre fizesse algo.

Robb Stark

Robb avisa a sua mãe, Cately Stark, que não vai casar uma das filhas do Lord Frey, como prometeu na primeira season, mas sim a enfermeira Talisa. Cat avisa-o que se elel próprio não consegue manter a sua palavra então não pode esperar que os homens que o seguem mantenha. Mas Robb não quer saber disso para nada e casa com Talisa numa cerimónia privada.

Entretando, Brienne continua a levar Jamie Lannister para King's Landing. Quando encontram três corpos de mulheres enforcadas pelas tropas de Robb Stark, são abordados por três homens, os que cometeram esse crime. Brienne e Jaime tentam disfarçar quando os homens pergunta e reconhecem que é Jaime Lannister, mas nada feito, e Brienne é obrigada a mata-los, de forma bastante brutal até. Quando Jaime, surpreendido, lhe diz que são tropas Stark, ela diz que serve Lady Cately e não Robb Stark.

Ah, finalmente Robb casa a enfermeira. Não consigo gostar mesmo deste casal. Desta trama não há muito a dizer mas a trama Brienne-Jaime começa e assistimos aos primeiros momentos e começamos a ver o nascimento da admiração de Jaime Lannister com Brienne. No fundo, Brienne e Jaime são iguais, soldados exímios, máquinas de combate, apenas de sexo diferente. Para Jaime a vida é simples: ele nunca teve um adversário à altura. Para Brienne a vida é simples: ela nunca teve um adversário à altura e é mulher. E, pela primeira vez na vida, Jaime Lannister vai encontrar alguém que pode ser um adversário ao seu nível e...mulher!

Harrenhal

Arya, Gendry e Hot Pie escapam do castelo de Harrehal e, pelo caminho, encontram Jaqen. Jaqen oferece a oportunidade de levar Arya consigo para a treinar e ser como ele mas Arya, embora admitindo que é isso que quer, diz que tem de encontrar a sua familia primeiro. Jaqen dá-lhe uma moeda e uma palavra passe, o titulo do episódio: Valar Morghulis, e diz que se mostrar aquela moeda e dizer aquela frase a alguém de Braavos, essa pessoa a levará até Jaqen. Por fim, Jaqen mostra verdadeiramente quem é, um faceless men, alguém que é capaz de mudar a sua identidade.

Aqui começa aquela que será das tramas mais empolgantes da série...espero eu, porque há aqui pequenos detalhes que me começam a assustar. Primeiro, que é isto da Arya querer procurar a familia e, note-se o detalhe, dela referir o nome da irmã no fim e com esforço. Ok, Arya é uma rapariga nova mas não é uma criança. Na TV não foi mostrado, por razões óbvias, mas no livro, por esta altura, Arya já tinha morto várias pessoas. Arya é uma solitária, uma justiceira, que ainda não se encontrou mas a sua familia começa a passar para segundo lugar, nem que seja porque, simplesmente, ela está separada da familia. Além disso, toda a cena da moeda e da frase "Valar Morgulis" não teve emoção. Até a própria mudança de identidade foi sem emoção, quando no livro Jaqen passa a mão pela cara enquanto esta muda. Seria assim tão dificil fazer isto? Seria um pormenor que criaria emoção. Tal como dizer "Valar Morghulis" rápido duas vezes não é nada, quase que nem se percebeu o que diziam. E o Hot Pie, não o despacham?

Winterfell

Theon Greyjoy está cercado pelos homens do filho de um dos homens de Robb Stark (acho que nem disseram o nome, é o bastardo Ramsay já agora). Irritado pelo constante tocar de uma corneta, Theon dialoga com Maester Luwin acerca das suas hipoteses de sobrevivência. O maester aconselha-o a fugir durante a noite e ir para norte, para se enlistar na Night's Watch onde lá todos os seus crimes seriam perdoados e ele teria uma vida nova. Theon, num momento de franqueza, rejeita e diz que está sozinho no mundo, o seu pai não quer saber dele, traiu a familia Stark onde cresceu mas nunca se sentiu um membro e agora não tem hipotese de salvação, prefere morrer a tentar pois chegou a um ponto de não retorno.

No pateo de Winterfell, num grande discurso, Theon apela aos seus 20 homens para o ataca suicida que quer fazer mas um dos homens dele dá-lhe uma traulitada na nuca, enfia-lhe um saco na cabeça, e piram-se de Winterfell, sem antes espetar uma lança na barriga do maester Luwin.

Depois disto tudo, Osha e os irmãos Stark saem da cripta e reparam que Winterfell foi posta a fogo, destruida e todos os habitantes mortos. O grupo encontra o maester na árvore da Godswood, onde o maester os esperava antes de morrer, e diz-lhe para estes irem para norte, para a Wall, onde Jon Snow os pode ajudar. Antes de partirem, pede a Osha para o ajudar a morrer e diz-lhe que ela é, agora, responsável pelos irmãos Stark.

Este é, para mim, o pior fecho das tramas onde fica muito por explicar e sem se perceber. Primeiro, quem pegou fogo a Winterfell? Os homens de Theon ou os Northernmen que estavam a cercar o castelo? Então Osha sai das criptas sem se aperceberem que do que tinha acontecido lá fora? Certamente iremos saber na terceira season mas...
Alfie Allen, não me canso de dizer, não me para de surpreender com o seu Theon Greyjoy. A conversa, quase em desespero, com maester Luwin foi extremamente convincente onde o pobre do Theon abre o seu coração e diz tudo o que sente. O discurso aos seus homens foi brutal, admito que fiquei todo arrepiado, muito melhor que o discurso de Tyrion no episódio passado. Embora a solução para Theon de este ser levado (ou não) pelos seus homens em vez de atacar os Northernmen seja esperta, o que lhe acontece? É claro que Theon está vivo mas falta aqui algo, há um buraco na história que não se percebe. A minha aposta, sabendo o que vai acontecer, é que os Ironmen usaram Theon como moeda de troca para escaparem, pois Robb Stark pediu Theon vivo.

Qarth

Finalmente, após uns 4 episódios, Daenerys entra na House of the Undying para recuperar os seus dragões do warlock Pyat Pree. Num acto de magia, Daenerys é a única que entra na torre encontrando-se numa sala com muitas portas. Entrando numa, chega a uma tenda (passando pelo portão da Wall) onde está Khal Drogo com o suposto filho do casal. Num momento de nostalgia, Khal Drogo fala do que seria a possivel vida deles e que não sabe qual deles está a sonhar. Daenerys, claramente emocionada por ver o seu amor e o seu filho perdido, repete as palavras que lhe foram ditas quando Khal Drogo morreu e retira-se, encontrando os seus dragões acorrentados. Pyat Pree faz a sua aparição e, num dos seus actos de artes negras, acorrenta Daenerys também, confessando que quando os dragões voltaram ao mundo a sua magia também voltou, e com Daenerys juntos dos dragões a magia ainda é mais forte, planeando manter todos presos na torre para sempre de forma a ser poderoso. Daenerys, usando a palavra que ensinou aos dragoes, Dacarys, faz com que estes expelem fogo e matem o warlock e derretam as correntes enquanto Daenerys não sofre nada, pois sabemos deste o ultimo episódio da primeira season que ela é imune a esse fogo.

Daenerys volta e encontra Xaro na cama com a sua antiga criada, descobrindo que esta a traiu. Pegando neles e na chave do cofre de Xaro, abre-o e repara que está vazio, afinal era tudo uma mentira. Agradecendo a valiosa lição a Xaro, prende-o mais à criada no cofre. Enquanto pilham os pertences de Xaro, Jorah Mormont diz que deverá chegar para comprarem um pequeno navio.

A sensação que fiquei foi: 4 episódios à espera para isto. Não me interpretem mal, eu sei que nem tudo pode ser igual ao livro, especialmente nesta trama, era impossivel colocar tudo. No livro, Daenerys anda de porta em porta a ter visões, algumas mais estanhas que outras, e no fim os warlocks atacam-na para obter o  seu poder. E foi mais ou menos o que vimos. No momento de escolher uma visão, escolheram Khal Drogo e o seu falecido filho, algo que deu um toque familiar, aquela sensação de eu poderia ter tido isto. No fim, a forma de Daenerys despachar o warlock também não está mal conseguida. Apenas acho que poderiam ter dado mais tempo a Daenerys, ela merecia isso esta season.

Beyond the Wall

A comitiva que leva Jon Snow e Qhorin Halfhand continua o seu percurso e Qhorin, numa tentativa de demonstrar que Jon Snow traiu a Night's Watch, insulta e ataca Jon Snow. Este, defende-se como pode, acabando por matar Qhorin, que, no seu último suspiro, lhe diz que "We are the watchers of the Wall". Jon Snow é liberto das suas amarras e Ygritte mostra-lhe, finalmente, o acampamento dos Wildlings, um mar de gente no fundo de um vale e diz-lhe que Mance Rayder espera por ele.

No grupo que ficou para trás dos rangers da Night's Watch, Sam, Grenn e Edd andam a apanhar material para o fogo quando ouvem 3 toques da corneta, o que significa White Walkers. os três fogem mas Sam cai e quando se levanta, já está rodeado de White Walkers. Escondendo-se atràs de uma pedra, observa uma horda destes seres a passar por eles, principalmente um imponente White Walker num cavalo meio-morto que olha directamente nos olhos de Sam, com aqueles grandes olhos azuis.

Esta tenho de criticar porque acabam por tornar o Jon Snow num idiota chapado que não tem vontade própria. O ataque de Qhorin é o suposto mas facilmente não se percebe a razão. Há dois episódios atrás Qhorin diz a Jon que ele tem de fazer o que tem de ser feito quando a altura chegar e, neste episódio, ataca-o. O objectivo é que Jon Snow se infiltre nos wildlings de forma a poder salvar a Night's Watch quando for necessário, um agente duplo portanto. Mas não é essa a impressão com que se fica. Jon Snow mais parece que vai para onde os outros o mandam, é atacado por Qhorin e defende-se porque tem de se defender. Jon Snow fica livre dos wildlings porque estes o libertaram. Seria mais explicito caso Qhorin dissesse algo diferente antes de morrer e, principalmente, caso Jon Snow só fosse libertado quando fosse apresentado a Mance Rayder. Assim é do tipo: mataste o Qhorin logo és nosso amigo. Ora, ele não o matou porque quis, matou porque foi obrigado, em defesa, e isso não chega, os wildlings não são parvos. Até o seu irmão, Robb Stark, que esse sim, é um idiota, casou com Talisa por sua vontade, a escolha foi dele. A questão é que no livro é possivel ler os pensamentos de Jon Snow, a dualidade de lealdades que ele tem ao longo do tempo que está com os wildlings, mas na série não é possivel ouvir os pensamentos dele, logo estas mensagens têm de ser mostradas explicitamente.
Em relação ao grupo de White Walkers, bem, concordo que faltava um bocado de acção e que falta mostrar, explicitamente, afinal que seres são estes. É que os wildlings querem atacar a Wall por uma razão, os Night's Watch foram ter com os wildlings por uma razão e essa razão são os White Walkers. A parte de Sam ficar atrás de uma pedra, cena tipica de um filme de terror, não me choca, mostra que os White Walkers têm um propósito e também abre, de forma muito discreta, a trama de Sam.

1 comentário:

zabbelinha disse...

A parte de Winterfell o meu namorado virou-se para mim e perguntou "Mas que raio aconteceu? Porque é que Winterfell está vazia? Não faz sentido"... E lá lhe tive de explicar o que vem nos livros!

Quanto ao Jon a matar o Qhorin... Não gostei... Gosto do Jon nos livros, não gosto dele na série... Falta explicarem a dualidade de emoções que ele sente...

E já agora... o Joff recompensou o avô! :P

Share