17 de setembro de 2012

Manif 15 de Setembro

A Manif de 15 de Setembro foi a manifestação que tive pena de não estar em Portugal para poder ir. Mais que a 12 de Março (que tinha algumas dúvidas ao seu conceito) esta fez com que as pessoas que quisessem ir à rua, só porque sim, só porque é preciso mandar a mensagem, quisessem ir.

Talvez por essa razão, estive o fim-de-semana todo, de forma consciente, sem prestar atenção à manif e recolhi as opiniões na segunda-feira.

Primeiro, o óbvio. Esta manif foi grande, muito grande. Para mim, não em termos de números mas em termos de distribuição geográfica. Finalmente as pessoas perceberam (aqui graças à manif 12M) que não é preciso ir tudo num autocarro para Lisboa, basta manifestar-se na maior cidade mais próxima. E tivemos mais de uma dezena de cidades cheias de pessoas! Isto tem muito mais impacto do que se tivessem 5 milhões de pessoas em Lisboa/Porto. Isto é, realmente, o país inteiro a manifestar-se.

Segundo, os motivos. Sendo uma manif apartidária, de iniciativa própria, a começar no Facebook (para ser sincero, não sei quem começou, mas ao contrário da 12M não há cá outros interesses), foi algo bonito de se ver. Por outro lado, o nome é muito mal conseguido ("Que se lixe a troika", a sério?) e não há consequência direta da manif. Seria algo que a 12M queria fazer, mas como deve de ser, a criação de uma plataforma cívica ou algo do genero, que representasse as ideias e vontades do povo, mas já vamos a isso.
O problema da manif desta forma é que no dia seguinte é como se nada tivesse acontecido, não existe repercussão direta no governo e nas suas medidas. Ok, está será a primeira manif de vários eventos (greves, manifs dos sindicatos, etc) mas tirando isso e o levantamento a curto-prazo da moral do povo...pouco mais sai.

O que sai da manif é a mensagem, a mensagem do povo. Essa mensagem não é ouvida, é certo, mas foi transmitida. E isso também é importante.

Posto isto, qual é a minha ideia?

A solução não é que o governo tem de cair, que o Pedro Passos Coelho (PPC) tem de sair. Isso não resolve nada, o povo vota no PS e vem o Seguro, vai tudo dar ao menos, para além de se andar a perder tempo (eu já digo isto desde o tempo do Sócrates).

Eu não sou contra o governo, sou contra as medidas do governo. E, se o governo fosse esperto, ouviria a mensagem desta manif a adaptaria as medidas a essa mensagem. Mas não o vai fazer.

Sem comentários:

Share