Há muito tempo que não falo na cachopa.
Ontem aconteceu uma das coisas que me dá mais prazer com a cachopa pequena: termos uma refeição juntos e, neste caso, é literalmente partilhar a refeição.
Disclaimer: o raio da miúda é uma chata para comer, só come o que quer e quando quer. Não é uma questão de não gostar, várias vezes se recusa a comer algo que sabemos que ela gosta, só porque sim, e nem é preciso provar, basta por os olhos em cima do prato que solta logo o "neeeeee".
Desde que ela começou a comer só o que nós comemos, ou seja, não andamos a preparar comida especial para ela, que tenho tentado criar o hábito de ela estar presente na mesa, na sua cadeirinha, mesmo que não queira comer (o que geralmente leva a ela fartar-se de estar na cadeira ou então termos de lhe dar outra coisa qualquer para comer).
Quando ela, finalmente, começou a querer pegar no garfo/colher para comer sozinha, levando ela própria o garfo/colher à sua boca, isso abriu a oportunidade de realmente eu e ela comermos ao mesmo tempo, não é possível eu comer e dar-lhe de comer ao mesmo tempo (bom, é, mas já lá vamos).
O que geralmente faço, quando não é um dos pratos favoritos dela, é por o meu prato no tabuleiro da cadeira dela e sentar-me à frente dela, comendo os dois literalmente ao mesmo tempo e do mesmo prato, tendo ela o seu garfo/colher que pode usar para se divertir.
Ontem foi um desses dias, mesmo com ela a fugir de mim quando lhe disse que íamos comer (ela foge para a sala e esconde-se atrás do sofá enquanto diz o famoso "neeeee") e resmungando quando a pus na cadeira e lutava contra por-lhe o babete, lá se acalmou quando viu a perna de peru assada no forno acompanhado de...bom, é uma cena sérvia que não existe em Portugal, são os chamados Mlinci que é basicamente massa de pão cozida.
E quando eu comecei a comer lá ela começou a aceitar bocadinhos de carne e mlinci, claro que não podem ser bocados de carne muito grandes senão ela cospe. Ah, já agora, esta cachopa não come segundo quantidades mas sim segundo número de garfadas, ou seja, tanto faz se comeu muito ou pouco, passado X garfadas ela farta-se, logo convém dar o máximo possível de comida que ela consiga mastigar em cada garfada, mas não pode ser muito grande senão ela farta-se de mastigar e deita fora...enfim...parece fácil!
E, como ela ainda não fala nada, tirando algumas palavras, não podemos estar a comer e a falar como foi o nosso dia, portanto passamos o jantar a fazer caretas um ao outro!
Mas pronto, como disse, isto não é todos os dias, é quando ela quer. Claro que se lhe desse uma fatia de pizza ou um esparguete à bolonhesa até se lambuzava toda...de porcarias gosta ela!
Sem comentários:
Enviar um comentário