3 de abril de 2013

Game of Thrones - Season 03 - Episódio 01

E cá estamos de volta ao Game of Thrones após um ano de espera. Se não me engano, esta season só irá cobrir metade do 3º livro e brevemente se irá perceber porque.

Mais uma vez, vou dividir a review pelas várias tramas das personagens, continuo a achar que é a forma mais fácil de seguir a história do Game of Thrones. Vou também deixar de fazer um resumo do episódio todo, afinal acabaram de o ver, certo? Vou centrar-me mais na minha opinião dos acontecimentos e do rumo que a história estará a levar.

Sem mais demoras:

Beyond the Wall

O episódio começa com Samwell Tarly que, ou é minha impressão, ou está mais gordo. Como ele não teve tempo de enviar os ravens, o grupo dos Night's Watch terá de voltar para a Wall ou então está tudo perdido.

Mas o momento nesta trama é o Jon Snow que acaba de chegar ao campo dos Wildlings para conhecer Mance Rayder. Entretanto vê um gigante e tenho de dizer que fizeram o gigante muito bem, estava curioso para ver como se safavam. Também estava curioso para quem iria fazer de Mance Rayder (não tinha visto o casting). Eu sempre imaginei Mance Rayder como alguém novo mas, para dizer a verdade, faz mais sentido alguém mais velhos, afinal estamos a falar de alguém que serviu no Night's Watch e fugiu para se tornar no "Rei" dos Wildlings. Tivemos também a apresentação a Tormund Giantsban, que irá ter um papel predominante no futuro, mas algo muito rápido.

King's Landing

Visto que não poderiam desfigurar Peter Dinklage, a cicatriz da tentativa de assassínio já é quase invisível portanto siga a história. temos já as habituais trocas de palavras entre Tyrion e Cersei. Tudo muito mole, sem grande emoção, Cersei tenta descobrir os motivos de Tyrion ir falar com o pai, Tywin. Este encontro, já mais emotivo graças ao poder de Lord Tywin (Charles Dance) ficamos a saber que Tyrion pode tirar o cavalinho da chuva em receber Casterly Rock, o castelo dos Lannister (sabiam disso?).

E, para termina, Littlefinger (sempre que Littlefinger aparece imagino uma música com uma voz de fundo a dizer "Littlefiiingeeeer" tipo o Goldfinger do 007) vai falar com a Sansa. Acho que é desnecessário percebemos a trama deles através das suas criadas, Shae (que é a mesma atriz mas parece diferente) e a outra que ainda nem sabemos bem o que anda aqui a fazer, Ros.

Ah, estava-me a esquecer da Lady Margaery que, bonita como sempre, anda em campanha a ajudar os órfãos dos soldados da batalha de Blackwater. Ao jantar, Margaery gaba-se dos seus feitos e Joffrey, não querendo perder a oportunidade, concorda com ela contra a vontade da mãe que já percebeu bem as intenções de Margaery.

Dragonstone

Davos acorda numa ilhota de pedra, sobrevivendo à batalha de Blackwater (sabiam que é assim que começa o 3º livro?). Sendo regatado por um barco, pede a ajuda a Sallador Sahaan para acusar Melisandre. Claro que é tarde de mais, Melisandre já deu a volta ao ferido Stannis e Davos é atirado às masmorras.

Robb Stark

Robb Stark chega a Harrenhal, que só se sabe que é Harrenhal pela breve imagem do castelo destruido, ou seja, ninguém percebeu que é Harrenhal. Lá repara que todos os homens do norte estão mortos e, após uma troca de palavras entre Lord Bolton (que ninguém sabe quem é porque nunca mencionam o nome dele), Robb atira a mãe para as masmorras.

Esta trama, para mim, é das mais fracas. Nomes não são mencionados, locais não são mencionados, começa a ser difícil para quem não leu os livros perceber o que se está a passar.

Across the Narrow Sea

Ok, sejamos sinceros. Todos estávamos à espera de Daenerys e dos seus dragões. E é assim que começa, com o dragão a voar. Era disto que todos estavam à espera, especialmente após o fim da segunda season onde ela, finalmente, recupera os dragões. Não poderiam começar a terceira season com ela? Esta vai ser a season de Daenerys Targaryen!

Daenerys quer um exército e vai ver os Unsullied (que ninguém sabe quem são ou percebe, só após 10 minutos). Os Unsullied são suposto ser homens que, basicamente, são lavados cerebralmente para se tornarem no soldado perfeito, incapaz de sentir dor ou emoção e cumprir qualquer ordem. É verdade que a introdução de Misandrei (a tradutora) está bem feita, mas só mostram uns 30 ou 40 soldados Unsullied?? Ele tem 8 mil para vender! Bastava terem duplicado o número de soldados e daria uma impressão visual muito mais forte, ninguém ficou com a impressão que eles são soldados implacáveis.

No fim temos o retorno do grande Ser Barristan Selmy! Quem perguntarão vocês? Foi o chefe da guarda da King's Landing que Joffrey expulsou quando chegou ao poder, na primeira season. Ser Barristan salva Daenerys de uma tentativa de assassínio pelos Warlock e pede para se juntar ao grupo, que ela aceita.

E a Arya? E o Theon Greyjoy? Pois, fica para o próximo episódio.

Não foi um grande episódio, eu diria que nem foi um bom episódio. Por outro lado, é um episódio que estabelece as fundações para os resto da season e isso é importante. Por essa razão, não é um mau episódio.

Pontos Fortes: Daenerys e seus dragões. Tywin e Tyrion.
Pontos Fracos: Toda a narrativa é feita à pressa, salta-se de uma trama para outra de uma forma muito rápida, é preciso mais dicas, sejam na forma de diálogos ou dicas visuais.


Sem comentários:

Share