17 de abril de 2013

Game of Thrones - S03 E03 - Walk of Punishment

Sendo estas reviews do ponto de vista de quem leu os livros, e quem os leu sabe do que eu estou a falar, existe muito mais no universo Game of Thrones do que vemos nos episódios na série. Obviamente, e algo que já discuti aqui, é impossível colocar tudo, seja por motivos de tempo e orçamento. Para se ter uma noção, os dois primeiros episódios cobiram 100 páginas do livro cada um, mais o número de tramas que temos agora, por volta de 6, isso significa que são 10 minutos para cada trama. Isto significa que cada frase, cada dialogo, cada movimento, cada expressão facial, cada silêncio tem de significar algo, tem de enviar uma mensagem ao espetador.

As minhas queixas nos últimos dois episódios estavam relacionadas com isto, o que mais me irrita no GoT é quando existe uma cena que, para mim, não faz sentido, ou seja, não comunica nada com o espetador. Mas, finalmente, isso não acontece neste episódio.

Neste episódio 99% tem um significado, a começar pela música inicial (e final) do episódio. O próprio aumento do ritmo também ajudou e, claro, o final inesperado muda completamente tudo deixando-nos com agua na boca para o próximo episódio.

Riverrun (Robb Stark)

A cena inicial apresenta-nos o funeral do Lord Tully, pai de Catelyn Stark. Edmure, irmão de Cat, não consegue acertar a flecha no barco funerario e BlackFish, irmão do Lord Tully, chega-se à frente e dá conta do assunto. Assim são-nos apresentadas duas novas personagens e a sua personalidade, Edmure, com boas intenções mas impulsivo, a dar cabo do plano de Robb e Blackfish, mais velho e paciente. Nesta cena também começamos a assistir ao verdadeiro estado psicológico de Robb Stark que, lentamente, se começa a aperceber que está a perder a guerra, libertando a sua raiva em Edmure.

Lady Catelyn tem mais uma cena cheia de emoção mas, desta vez, admite que não acredita que os seus filhos estão vivos algo que vai de acordo com o livro. A sonsa da Talisa desta vez mostra que não é assim tão sonsa ao assustar, só um bocadinho, um dos miúdos Lannister que Edmure capturou.

King's Landing

A cena inicial, o concelho que Tywin Lannister convoca, exemplifica o que falei no inicio, uma cena em que não existe um dialogo mas o jogo de poder de cada personagem é mostrada através da sua linguagem corporal e escolhas. Cersei rapidamente se senta no lado direito de Tywin, lugar reservado ao herdeiro, e Tyrion, na sua calma habitual, escolhe o lugar oposto a Tywin de forma a estarem frente a frente. Nesse concelho é decidido (talvez demasiado rapidamente) que Littlefinger irá ter com Lysa Arryn (a maluca que dava mama ao puto adolescente na primeira season) que lhes trará mais tropas. Assim, Tyrion será o novo Master of Coin.

Tyrion descobre assim o segredo de Littlefinger nas contas, ele pura e simplesmente pedia emprestado e agora o reino deve milhões ao banco de Bravoos, passando a ser responsabilidade de Tyrion. O momento cómico do episódio acontece, para variar, com Tyrion, quando este recompensa Pod com uma tarde no bordel e o rapaz é tão bom que até foi de borla!

Dragonstone


A breve cena entre Stannis e Melisandre é outro exemplo do que os atores de GoT têm de fazer para passar a mensagem. Stannis é um homem derrotado e o seu único suporte, Melisandre, decide sair sem dizer o seu destino, apenas que vai buscar sangue de rei. Stannis, numa cena que mete dó, demonstra toda a sua derrota ao pedir a Melisandre outro filho e esta responde que ele nem para isso tem forças.

Astapor

E, finalmente, Daenerys volta! E se acham que foi em grande, esperem para ver os próximos episódios. Como Daenerys não tem como pagar os 8mil Unsullied, ela oferece um dos dragões como forma de pagamente para grande espanto e revolta dos seus conselheiros Ser Barristan e Ser Mormont. Daenerys, com esse negócio, consegue roubar a tradutora (Missandei) que usa para obter informações sobre os Unsullied.

A grande história de Daenerys começa agora e nesta série todo o poder de Daenerys vai ser mostrado e veremos como uma jovem inocente rapariga se torna numa rainha forte mas justa. Daenerys também irá funcionar sempre como o elemento justo contra as atrocidades cometidas, contra a escravatura os pobres e oprimidos.

Theon Greyjoy


A história de Theon começa a ser confusa para mim ou por já não me lembrar bem como foi ou por achar que este episódio não fez grande sentido. Eu sei como e com quem Theon vai acabar mas o caminho até lá...Theon foi libertado pelo tal rapaz aparentemente enviado pela sua irmão e, sacando uma de Jack Bauer, num momento não se consegue por em pé e no outro momento está a cavalgar de cavalo. Quando é apanhado pelos seus captores o tal rapaz aparece e mata-os todos. Existe uma pequena dica de quem este rapaz pode ser quando o ultimo captor diz "You Bastard!" antes de morrer.

Beyond the Wall

Jon Snow e Mance Rayder têm um momento à X-Files e encontram uma espiral de cavalos mortos. Só cavalos porque os homens já se tornaram em White Walkers. Mance Rayder ordena então Tormund Giantsbane a trepar a Wall levando Jon Snow consigo sendo o seu teste de lealdade com Mance Rayder. Parece que o ataque vai começar.

Entretanto os desgraçados dos homens da Night's Watch chega à "mansão" de Craster que é obrigado a deixa-los entrar. Sam assiste ao parto de Gilly que acaba de ter um rapaz e todos sabemos o que isso significa.

Arya

Este episódio de Arya resume-se a duas coisas: A um confronto, falhado, de Arya com o Hound e à despedida, conseguida, de Hot Pie. O confronto seria a menção de quando Hound matou o rapaz Mycah mas sem um nome ou uma explicação duvido que algum espetador se tenha lembrado.

Brienne e Jaime

E chegamos então ao clímax do episódio. Jaime avisa Brienne que ela será violada pelos seus captores e que o melhor é não resistir. Quando chega esse momento Jaime inventa uma história de que Brienne é bastante valiosa e, continuando a tentar a sua sorte, apela à fortuna do seu pai. Só que o seu captor não se deixa enganar e rouba aquilo que é mais valioso a Jaime Lannister, ou seja, a sua mão direita, terminando o episódio com o grito de Jaime Lannister.

E é aqui que entra a música que tinha falado no episódio anterior. "The Bear and the Maiden Fair", também cantada no inicio do episódio, é das músicas mais utilizadas durante os livros. George R. R. Martin, durante os seus livros, descreve todos os possíveis pratos e comida da época e cria várias canções que são usadas em várias situações. Uma dessas músicas é esta. Após um final tão forte, nada como uma música alegre para terminar.





Pontos Fortes: O ritmo do episódio, O jogo de poder do concelho de Tywin, Jaime e Brienne, Daenerys!!
Pontos Fracos: Jon Snow, Arya e Hound.


Sem comentários:

Share