24 de abril de 2013

Game of Thrones - S03 E04 - And Now His Watch Is Ended

E finalmente aconteceu o que eu estava à espera esta season, Daenerys liberta-se e mostra que é uma rainha de verdade e a season de Daenerys começa aqui.

Não, antes disso tudo, é preciso dizer que este é, outro, grande episódio. Depois de 2 episódios de construção e 1 episódio emocionante, cá temos o segundo episódio emocionante com mais um grande final. Mas este episódio não é só o final de Daenerys, não, longe disso. É tudo! São os diálogos deliciosos de Varys-Tyrion, Cersei-Tywin, Varys-Queen of Thorns, o motim dos Night Watch. Até o dialogo Jaime-Brienne, que tinha de descompensar após o ultimo episódio, não é genial mas é bom, é a continuação que essa trama precisava.

A partir daqui os dados estão lançados para o resto da season, a história base das tramas está feita e a season vai começar.

King's Landing

Embora o momento do episódio foi Daenerys, a trama foi em King's Landing! A qualidade dos dialogos é soberba, misturando humor com avanço da trama e aprofundar de personagens.

Começa-se com Tyrion e Varys e a história de como Varys se tornou num eunuco. Este dialogo que revela muito do passado de Varys espelha também o futuro de Tyrion. Varys diz a Tyrion que tem de ser paciente para poder ter a sua vingança, que tem de comer muita papinha para se tornar poderoso. O jogo de imagens da cara de Varys, alternado entre a sua presença com luz e escondida no reflexo do espelho, que é um dos homens mais poderosos de Westeros mas, ao mesmo tempo, um homem preso na sua indentidade e subterfugios. Algo que Tyrion terá de fazer para se tornar como ele.

O dialogo de Joffrey-Margaery mostra toda a sedução de Margaery sobre Joffrey e, pela primeira vez, ela faz o que Cersei nunca conseguiu: usar o povo. Margaery convence Joffrey a saudar o povo, contra os receios de Cersei, e o povo rejubila ao ver o casal, não tanto por Joffrey mas por Joffrey estar junto de Margaery. A partir deste momento é definido quem tem poder sobre Joffrey e Cersei sabe que os Tyrell são perigosos.

A continuação desta cena é o dialogo Cersei-Tywin. Cersei mostra, finalmente, os seus sentimentos e abre-se ao seu pai dizendo que foi ela que sempre o escutou e seguiu os seus conselhos, que é ela quem merece a atenção dele. Só que para azar de Cersei, ela nasce mulher num mundo de homens. É isto que Tywin lhe diz, não tem confiança por ela ser mulher mas sim por nunca ter conseguido controlar Joffrey.

Entretanto Varys, com novas informações, dirige-se à rainha Tyrell para discutir o futuro de Sansa pois ela é, a seguir a Robb, a herdeira da casa Stark. As referencias à sonsa Sansa são deliciosas e a frase que Littlefinger poria o pais a arder para ser rei das cinzas...genial. A pobrezinha da Sansa é logo proposta a Ser Loras por Margaery e reparem no facto de a fazerem sonsa, novamente, quando Margaery lhe prega uma partida.

Theon Greyjoy

O grande problema de Theon nesta fase da história é que Theon passa por uma grande transformação e tortura nas mãos do seu captor (que ainda não sabemos quem é). Mas esta transformação é explicada ao longo do livro durante os capítulos do ponto de vista de Theon. Ora, isso não pode ser feito na série e eu estava curioso para perceber como iriam fazer isso. Este episódio tivemos o começo dessa transformação, apostando mais numa de entrar emocionalmente na personagem de Theon que, finalmente, se abre e confessa o que fez e porque fez. Theon é um rapazinho abandonado sem figura parental (tão importante no mundo de Westeros), divido entre a sua casa real, os Greyjoy, e a sua casa adotiva onde cresceu, os Stark. Na sua confissão ao seu suposto libertador, ele confessa que capturou Winterfell para mostrar ao seu pai, Balon Greyjoy, do que ele é capaz pois, confessa, que se sente um Stark mas os Stark nunca o reconheceram como um deles.

Infelizmente para Theon, o seu ajudante não é ajudante nenhum e ele voltou de onde saiu.

Jaime e Brienne

Depois do pico emocional do ultimo episódio, esta dupla teve de descompensar. E descompensou muito bem mostrando mais uma vez a relação não de intimidade (não pensem que eles vão ser um casal!) mas de respeito. Jaime respeita Brienne, e mostrou-o ao salva-la, e Brienne respeita Jaime mostrando-o neste episódio ao tentar chama-lo à atenção e, reparem na ironia, ao chama-lo de mulher.

Arya Stark

Esta não é a season de Arya, isso será mais tarde. Portanto todos os cortes e atalhos que façam à sua trama não me incomodam muito desde que sejam bem feitos. O grupo Brotherhood without Banners não parece que vá ter grande impacto na história e funciona como interlúdio entre as outras tramas. Neste episódio temos a introdução de Beric Dondarrion que irá lutar contra Clegane (!) pelos seus crimes.

Beyond the Wall

Jon Snow nem aparece mas este episódio a emoção no norte é com os homens da Night's Watch. Fartos de passarem fome (a piada durante o funeral demonstra isso tudo) e a desconfiança é cada vez maior acabando, claro, num motim contra Craster. O problema é que o comandante cai no meio disso tudo. Curiosamente, acho que a morte de comandante foi uma grande surpresa para muitos dos espetadores algo que não esperaria. Sam acaba por fugir com Gilly e o bebé enquanto os homens lutam entre si.

Daenerys

E claro, o momento alto. Mas alguém esperava mesmo que ela vendesse um dos seus filhos? A sério? Daenerys, assim que tem controlo sobre os Unsullied, ordena-os atacar todos os donos de escravos, até dando tempo para dizer Dracarys e vermos um bocado de dragão-acção! Gostei especialmente da cara surpreendida de Missandei quando se apercebe que Daenerys sabe falar Valyrian e da troca de olhares entre Mormont e Barristan apercebendo-se que a sua preocupação com Daenerys foi infundada.

E, como eu me tinha queixado, pudemos ver em todo o seu esplendor visual o tamanho do exercito Unsullied!

Esta season começa agora!

Pontos Fortes: Toda a dinâmica entre as várias personagens, os dialogos deliciosos. E, claro, Daenerys.
Pontos Fracos: Porque a inclusão breve da trama de Brann Stark?

2 comentários:

zabbelinha disse...

Numa palavra: DRACARYS!

Unknown disse...

Queria que voltastes a escrever sobre GoT, o teu blog tem as melhores resenhas, e como tens conhecimento dos livros, acaba por esclarecer coisas que eu, não os tendo, nada entendo. Sei que comecei o apreço meio tarde, culpo meu desinteresse pelas crônicas do gelo e do fogo, que na época me foram dadas na versão de bolso. Odeio versões de bolso. Espero que me ajude.



Encarecidamente, uma recente fã

Share