15 de abril de 2013

Game of Thrones - S03 E02 - Dark Wings, Dark Words

Este episódio continua a construção das várias personagens e a introdução de novas personagens, continuando a não ir muito profundo nas várias tramas, com o regresso da trama de Arya Stark e Theon Greyjoy.
Sem grandes momentos emocionantes, sinto que falta, até agora, algo a esta season, aquela emoção que as várias situações e diálogos criavam. Fiquei também com a ideia de que a música é diferente levando a sensações diferentes.

King's Landing

Sansa é convidada por Margaery Tyrell e a sua avó Lorenna, também conhecida por Queen of Thorns, para avaliar quem é realmente Joffrey. A Queen of Thorns é uma personagem muito breve mas com algum impacto na história e estava curioso para ver o resultado do casting. Penso que não poderia ter havido melhor escolha e Diana Rigg tem uma entrada tão forte que penso que muitos espetadores já estão curiosos para ver quem é esta velha rainha sempre com a resposta na ponta da língua.

Entretanto Joffrey e Cersei continuam-se a afastar com Joffrey a ignorar os avisos da sua mãe acerca de Margaery. Este, para ter a certeza do que está a lidar, chama Margaery para confirmar a sua relação com Renly mas Margaery dá a volta à conversa e avança na sedução de Joffrey. Muito tenho dito acerca do papel de Joffrey (Sabiam que na primeira season H.R.R. Martin enviou uma carta a Jack Gleeson dizendo "Parabéns, agora todos te odeiam"?) e neste episódio, pela primeira vez, notou-se a quimica entre Joffrey e Margaery, especialmente na imagem do espelho.

Quem perdeu um bocado a sua quimica é Tyrion que tem um encontro com Shae acerca de Sansa. Não percebi o objectivo desta cena, se é para justificar futura ajuda de Tyrion a Sansa, acho que não era necessário, é publico que Tyrion sempre simpatizou com Sansa. Se era para dar tempo de antena a Peter Dinklage, mais valia terem estado quietos.

Beyond the Wall

Esta é outra trama que mais valia não ter passado. Duas pequenas cenas, uma entre Jon Snow e Mance Rayder (com a explicação do que é um Warg que iria ser utilizado mais tarde com Bran Stark) e Sam e os seus colegas...enfim...se o objetivo era aumentar a relação entre Jon Snow e Mance Rayder penso que falharam, dá a ideia de que Mance Rayder não é o grande lider que deveria ser.

Robb Stark

Continua-me a aborrecer Robb ir acompanhado de Lord Bolton e Lord Karstark e não se perceber o seu objectivo, porque é que estas personagens estão ali. Bom, Lord Karstark percebe-se, representa a opinião nas suas tropas que Robb Stark já perdeu a guerra e neste episódio foi bastante direto, a partir do momento que Robb se preocupa com assuntos extra-guerra, ou seja, o seu casamento, ele acabou de a perder.

Robb Stark recebe, finalmente, a noticia de que Winterfel foi destruída e os seus irmãos desaparecidos e recebe também a noticia que o seu avô, Lord de Riverrun morreu. As duas cenas que se seguem, entre Robb e Lady Catelyn e, Lady Catelyn e Queen Talisa são bem conseguidas principalmente devido a Lady Cat (Sabiam que Oona Chaplin (Talisa) é bisneta de Charlie Chaplin?).

Theon Greyjoy também volta e apenas ficamos a saber que é torturado sem razão aparente embora pareça ter um aliado, um enviado de sua irmão. Soube muito a pouco a parte the Theon que nem vale a pena criar uma secção só para ele hoje.

Bran Stark

Estava a estranhar os irmãos Reed ainda não terem aparecido mas tenho de confessar que poderia ter sido pior. Jojen Reed aparece num sonho de Bran em que, finalmente, lhe diz que o corvo de três olhos é ele próprio, aparecendo-lhe, na realidade, do nada na floresta e explica que ambos são wargs e que Jojen viu o papel fulcral que Bran irá ter no futuro tendo decidido vir ajuda-lo.

Arya Stark

Das minhas tramas favoritas e fiquei desapontado com este regresso. Os 3 fugitivos, Gendry, o gordo e Arya são apanhados por um grupo de rebeldes liderados por Thoros of Myr, grupo que não jurou lealdade a nenhum dos reis. Quando Arya se ia embora aparece o capturado Hound, Sandor Clegane que reconhece Arya. Mais uma vez, Clegane aparece do nada, ele que é dos soldados mais conhecidos e valiosos foi capturado com tanta facilidade?

Brienne e Jaime

Brienne continua a levar Jaime e este continua a provoca-la. Quando passam numa ponte, Jaime consegue roubar-lhe uma espada e iniciam uma luta que Brienne ganha com facilidade mas são apanhados por um grupo de soldados de Lord Bolton. Esta luta, que é das mais emocionantes no livro, pareceu-me muito fraquinha, com coreografia muito pouco ensaiada. Estava à espera de mais luta de Jaime Lannister mas poderia ter sido pior.


O problema é que se está a entrar numa situação de "poderia ter sido pior". Dois episódios de construção de história e personagens mas já se pede momentos com mais emoção e surpresa. Tenho a certeza que o terceiro episódio os irá trazer. Pelas reviews que leio também tenho a ideia que sou mais critico que o comum mas apenas não quero que Game of Thrones entre no hype que qualquer episódio é bom seja de que maneira for. Fomos habituados a uma fasquia muito alta, gostaria que continuasse assim.

Bons momentos: Queen of Thorns e dialogo entre Lady Catelyn e Talissa. O regresso de Bran Stark.
Maus momentos: Tyrion, Arya e Brienne-Jaime.

1 comentário:

zabbelinha disse...

Não és o único a achar que está a faltar algo ali...
Adorei a Queen of Thorns! De resto... Viu-se

Share