27 de outubro de 2005

Blogs

Desde que comecei a ver alguns blogs reparei numa coisinha chamada RSS (Sim, foi antes de ter TI). A utilidade do RSS é que é possivel subscrever um site que o suporte e com um RSS reader ler os novos posts/noticias. Portanto fui à procura dum bom RSS Reader.

Primeiro usei o Firefox, viste que é o browser que uso. A subscrição no Firefox é bastante simples, quando uma página suporta RSS ou Atom aparece um simbolo e clicando em cima dele é possivel subscrever como um bookmark. A desvantagem é que é necessário ir bookmark a bookmark para ver o titulo dos posts.

Descobri que o Thunderbird tem um RSS reader. É necessário ter o url do RSS e adicionar com se uma conta de mail fosse. Sempre que o Thunderbird verifica os emails verifica as feeds RSS e mostra-las como se de um mail fossem. A desvantgem é que nem todos as páginas funcionam bem no Thunderbird e muitas vezes as imagens não aparecem ou estão resumidas.

Tanto o Firefox como o Thunderbird são relativos ao pc que se usa. A grande vantagem do Thunderbird em relação ao Firefox é que é como se estivesse a ver um mail.

Mas mesmo assim não estava satisfeito. Até que descobri o Bloglines. Sendo um site pode-se ver os feeds em todo o lado e de uma forma bastante simples. É como se tivesse a ver o mail tambem. O processo de subscrição é mais moroso, pois é necessário adicionar um a um no Bloglines. Mas para o Firefox descobri que eles fornecem um bookmark que subscreve a página que estiver a visualizar no momento. Para além de que fornece listas de blogs separados por tema, e é mesmo possivel ver quem é que tá a subscrever determinado blog, descobrindo assim pessoas com os mesmos gostos e verificar que blogs subscrevem, descobrindo novos blogs.

Sem comentários:

Share