17 de outubro de 2005

Movie Review: Serenity

imdb review

Fui obrigado a ver este filme com o Cinderealla Man em cartaz...

Mas pronto. Não tinha nenhum conhecimento prévio do filme, apenas o cartaz do cinema, deduzi que seria um filme de ficção cientifica. E é.

Basicamente é um filme com muito dejá vu. A história é um cowboy do espaço que tem na tripulação uma rapariga que ninguem sabe quem é, e com um certo tipo de poder. Sabe-se que existe uma Aliança que ganhou uma guerra passada, e existem os Rippers (traduzido para Arrancadores) seres que só querem é destruição. Autenticos berserks. Entretanto a história desenrola-se, os bons ganham e os maus são desmascarados.

Parece vulgar mas bom? Certo e errado. O filme é totalmente vago. Não há um tipo de introdução, percebe-se a história aos bocejos. Quem é um fã deste tipo de filmes percebe, mas que não é não percebe nada. É mesmo vago o filme. Não apresenta ligações entre a história, entre o passado, presente e futuro do enredo.

Em relação aos actores, não existe nenhum actor conhecido. As personagens até não estão mal criadas, mas há um cliché em todo o filme. Em termos de efeitos visuais está bom, com uma batalha espacial bem conseguida.

Mas o que estraga o filme é mesmo a história.

Um amigo meu disse que o filme é parecidissimo com o jogo Freelancer. E não é que ele tem razão é tal e qual. No verão li um livro, Heaven, com uma história do tipo mas de muito melhor qualidade.

Incrivelmente o filme tem 8.4/10 no IMDB. Dava-lhe um 4.

Edit: Depois de escrever esta review descobri que o filme é baseado numa série de TV chamada Firefly. Agora descobri o facto de ser tão vago. Convém conhecer a série antes de ver o filme. Mesmo assim acho que podia haver algo mais. É como ver o Kill Bill ep1 sem ver o ep2. Quem vê apenas o ep1 muito provavelmente não vai gostar do filme, está incompleto. Ou o Resident Evil sem conhecer o jogo.

Sem comentários:

Share