17 de março de 2007

Dar Sangue? Parte III

Palavras Chave:

Insuficiência da válvula aórtica



E lá fui eu ao cardiologista. Primeiro um Electrocardiograma (ECG) onde, mais uma vez, se verificou a bradicardia desta vez com 42 bpm!



Um ECG é uma coisa muito simples, é só levar com umas ventosas com eléctrodos e em 30seg o aparelho desenha a actividade eléctrica do coração.



A seguir foi o belo do ecocardiograma. Um aparelho todo moderno, muito processamento digital de imagem ali, mostra o coração a bater, as válvulas, o fluxo sanguíneo nas válvulas, a dilatação das válvulas, sei lá eu mais o quê.



Bom, depois de ter visto o meu coração a bater (que é muito engraçado) quais são as conclusões que se chegam?



Tenho uma Insuficiência da válvula aórtica nível 2, em 4, ou seja, uma insuficiência ligeira. Nada de grave, não preciso de ter praticamente nenhum cuidado em especial excepto algumas coisas:

- Não posso praticar desportos que me obriguem a levantar pesos (Halterofilismo por exemplo)

- Antes de cada tratamento dentário, praticamente sempre que vou ao dentista, tenho de tomar antibióticos. E porque?



O grande problema de ter uma insuficienca numa valvula é que se calham a passar lá algum tipo de bactérias elas ficam logo lá, havendo o risco de infectar. Ora se tenho bactérias na zona bocal, numa ida ao dentista essas bactérias podem entrar na circulação sanguínea.



Ou seja, o melhor de tudo é não arranjar nenhum problema dentário, logo, ter a melhor higiene oral possível.



E verificou-se que não tenho nenhuma hipertrofia ventricular esquerda.

1 comentário:

Benjamim disse...

Idas ao dentista...pois...e não comeces a desinfectar cada ferida merdosa que tenhas e vais ver o festim de bactérias que é o teu coração!

E dizes tu que és saudável...acorda para a vida! A qualquer momento o teu coração torna-se uma rave party (devido à "batida") de bactérias!

E continuo a afirmar que os unicos desportos que podes fazer são os que não te precisas de levantar da cadeira! Xadrez...Suéca...Miniclip...etc

E mais uma vez digo que tás todo fudido mas é!

Share