17 de março de 2007

Software Essential

Hoje vou armar-me em grande revista online e vou fazer uma daquelas listas género "Top X programas que se deve ter".



Mais concretamente, vou falar de todos os programas freeware que uso e que qualquer pessoa deve ter (caso goste, é claro).



Volto a repetir, aqui só estão programas que não é preciso qualquer tipo de registo ou pagamento para ter total acesso às suas funcionalidades. Há mais programas que uso, mas para esses já é preciso outro tipo de "tratamento". Alguns destes programas pedem registo, mas é só para chatear, funcionam normalmente sem registo.



Firefox

Firefox é um browser open-source, simples, leve e eficaz. Para mim a sua grande vantagem é o uso de extensões onde podemos acrescentar novas funcionalidades durante a navegação na net. Já muita gente deve conhecer e já convenci muita gente a usar o Firefox. Pelas estatísticas, já é usado por 30% dos utilizadores.



Thunderbird

O Thunderbird é um cliente de email da mesma companhia que o Firefox, a Mozilla. Para quem não gosta de todas as funcionalidades do Outlook e só quer uma aplicação simples para enviar e receber mail, o Thunderbird é o ideal. Eu de momento não uso o Thunderbird porque a minha conta de email é o Gmail e recebo notificações através do Firefox.



Winamp

Mais outro programa que não necessita apresentações. Para quem já tá farto do Windows Media Player e quer um leitor de música leve e simples, o Winamp é o ideal. Aconselho a usar a skin normal e não a moderna.



Messenger Plus! Live

Este plugin para o Messenger Live traz várias funcionalidades das quais destaco a conversação em tabs.



MusicBrainz Picard

De certeza que já aconteceu a alguém ter uma música em mp3 e não ter as tags correctas ou incompletas, ou então um álbum em mp3 e as tags estão todas trocadas. Este programa analisa as musicas e acede a uma base de dados online e preenche a tag desse ficheiro mp3. Muito bom para organizar a nossa colecção de álbum. O processo é quase todo automático e quando não há praticamente nenhuma informação pode-se pesquisar no site deles pelo álbum/musica que o programa faz o resto.



Paint.NET

O Photoshop é muito complicado? O Paint.NET faz praticamente tudo que o Photoshop e afins. Feito em .NET, é um único ficheiro com imensas funcionalidades para tratar uma imagem.



iTunes

Para quem tem um iPod sabe porque precisa do iTunes. Para quem não tem aconselho o Winamp. O iTunes dá para organizar musicas e álbuns, dá acesso à iStore, toca videos também etc.



CCleaner

O CClianer (Crap Cleaner) limpa o registo, faz de Adicionar/Remover Programas, limpa ficheiros desnecessários etc. Está disponível em português.



CCCP

O CCCP (Combined Community Codec Pack) é um pack de codecs. Tenta reproduzir o máximo possível usando o menos possível. Basta instalar o CCCP e já se consegue ver qualquer tipo de ficheiro vídeo.



EvilLyrics

Já toda a gente passou por esta situação: estar a ouvir uma musica e querer saber a letra da mesma. Pois bem, esta aplicação faz isso mesmo. Obtém da net a letra da musica que estamos a ouvir no Windows Media Player, Winamp, iTunes ou outro media player.



FlashGet

O FlashGet é um Download Manager. Possibilita fazer download de vários ficheiros ao mesmo tempo, faz o mesmo download em várias partes e mesmo de vários sítios. Pode resumir os downloads. Já o uso há bastantes anos e com a extensão flashgot para o Firefox ainda melhor se usa.



Winrar

O Winrar não necessita de apresentações.



Foxit Reader

Eu já estava farto do Acrobat Reader de ser tão lento, tão pesado e das suas mensagens para fazer download de updates que não servem para nada. Então procurei e descobri o Foxit Reader. Muito mais leve e simples, foi amor à primeira vista. Já convenci uma data de gente a usa-lo.



Google Earth

Também não necessita apresentações. Muito bom para descobrir o caminho para determinado sitio ou determinada rua.



Incollector

Comecei a usar o Incollector agora e ainda é um projecto que não está na versão 1.0. O Incollector é para ser usando como um agregador de notas e não como uma agenda ou memorando. Para isso uso o Google Calendar.



Notepad++

Antigamente usava o UltraEdit32 mas notava várias falhas. Nos pcs dos laboratórios do ISEL reparei no Notepad++ e adoptei-o como o meu visualizador de texto. Bastante útil para texto normal como para programar.



SmartFTP

Um simples cliente FTP.



VLC Player

Eu nunca gostei do Windows Media Player, tanto para mp3 como para vídeos. Já usei muitos e o ultimo era o Bsplayer mas desde que este começou a trazer adware mandei-o dar uma volta. Nessa altura descobri o VLC Player e ficou. Continuo bastante agradado com ele, embora a ultima versão mudou umas coisas que não me agradam muito.



E pronto, ficam por aqui vários programas grátis que me agradam. Se alguém tiver alguma sugestão ou opinião está à vontade.

11 comentários:

Benjamim disse...

Seguindo a lista por ordem:

Primeiro, o Firefox não é um browser mas sim um navegador! É uma noção importante! O Firefox na sua versão original (sem plugins) pouco faz para além de dar para abrir uma página na web. E o programa seguinte vem confirma-lo...ai queres mail? Instala plugin! TÁ ERRADO! O Opera para além de servir para navegar, tem cliente de mail, tabs, gestor de contactos, gestor de notas e é mais rápido que o Firefox (aqui está a parte em que este post ía dar porrada!).

Prosseguindo, o Messenger Plus! Live não devia constar da lista...é um plugin e não um programa...e é apenas um aditivo de paneleirices ao Messenger. Ok, os tabs dão jeito!

O Winrar não é propriamente Freeware, ele chateia SEMPRE com o registo...só com crack é que se cala!

E quanto ao Notepad++, aconselho e convém referir que reconhece uma panóplia de linguagens, o que nos facilita a escrita de código. As linguagens que ele nao reconhecer, podemos nós definir.

É tudo. Quem está a pensar mudar de browser, experimente o Opera. Não se trata de evangelizar ninguém, deixo o desafio, coloquem o Opera e o Firefox lado a lado e vejam as limitações de cada um! ;)

Unknown disse...

Gostava de saber qual a diferença entre um browser e um navegador. Parece a mesma coisa mas em inglês e brasileiro!

"O Firefox na sua versão original (sem plugins) pouco faz para além de dar para abrir uma página na web."

Benjamim, mas é que estás completamente certo! E não é isso que um browser faz? É exactamente isso.

Ora bem, eu nunca disse que tinha cliente de email no Firefox, não tenho nem quero. O que eu tenho é um pequeno notificador que me avisa quando tenho email no gmail. O gmail é visto via web.

Tal como eu disse, eu gosto do Firefox mesmo por ser simples ao inicio e agora qualquer pessoa personaliza através de plugins.
De reparar que eu não fiz nenhuma menção negativa a outros browsers.

E isso de o Opera ser mais rápido que o Firefox...eerrrr, não comento.

O messenger plus é um plugin sim, mas na minha opinião quem tem messenger deve usar o plus.

O winrar chateia com o registo mas ganhas alguma coisa efectuado o registo? Para além de ele te parar de chatear? No inicio do post eu referi que eram programas que tinham todas as funcionalidades mesmo que pedissem registo.

E o Notepad++ é muito bom!

Anónimo disse...

Bem, primeiro de tudo, todos os adeptos do firefox dizem que gostam dele por ser simples ao início, mas se não existissem plugins, ninguém o usava. Mas esta já é uma conversa antiga e que não leva a lado nenhum. :p

Tenho é um reparo a fazer em relação ao winrar. Eu gosto muito do formato rar, que é na maior parte dos casos mais eficiente que o zip e até costumava usar o winrar e recomendar.

Isto até instalar o Windows Vista e estar a correr em modo de utilizador normal. Pois é, o winrar para funcionar correctamente precisa de privilégios de administração (ou pelo menos, mais do que os dum utilizador normal), pelo que tive de o desinstalar e estou agora a utilizar um programa que só lê rars, o ExtractNow (não faz rars, porque ainda é um formato proprietário).

Com isto tudo o que quero dizer é: para quê o rar, afinal? Agora que a largura de banda é tanta e os discos tão grandes, os bytes que se poupam em relação ao formato zip justificam-se? O zip não chega? O windows até já traz built-in suporte para zip!

Um grande bem-haja ao David, que me venceu nesta "batalha". :p

Unknown disse...

"Bem, primeiro de tudo, todos os adeptos do firefox dizem que gostam dele por ser simples ao início, mas se não existissem plugins, ninguém o usava. Mas esta já é uma conversa antiga e que não leva a lado nenhum. :p"

Permite-me discordar. O IE7 (ou o IE6, visto que tenho de confessar que ainda não experimentei o IE7 mas pelo que vi é um IE6 com tabs e mais segurança) é igualzinho ao Firefox no modo mais simples e não é por isso que as pessoas deixam de usar o IE. Dizer que não vale a pena usar o Firefox sem plugins não faz sentido. As grandes novidades do Firefox quando apareceu, em relação ao IE6, era a segurança e tabs.
Alias, em relação ao IE6, todos os browsers são melhores. Agora com o IE7 esta conversa já não faz muito sentido.

Em relação ao winrar concordo contigo numa parte, a diferença entre rar e zip é nula!

O problema é que a maioria das coisas sacadas da internet ou P2P vem em rar, logo sou obrigado a usa-lo. Claro que para o resto pode-se usar o winzip.

Mas ao longo deste tempo parece que o rar se tornou mais comun que o zip e é por essa razão que digo que as pessoas o devem de usar.

A tua solução de usar um programa só para extrair rar é realmente uma boa solução para quem acha que não compensa usar o rar em relação ao zip.

Static disse...

Finalmente um post com alguma utilidade

Firefox vs Opera não vou comentar. Uso os dois e o Firefox na minha opinião é melhor

o Plus é uma descarga de Ad-Aware na minha opinião (mesmo sem aceitar as cenas das barras e blá blá) e nem dá assim tanto jeito.

Paint.NET faz tudo o que o photoshop faz? Nem por sombras. Tem umas funções engraçadas mas mais vale a pena conhecer o photoshop a fundo para quem quer investir em design mais sério. Se não for essa a intençao o Paint.NET nem é uma má alternativa.

CCCP já esteve melhor agora os codecs estão me a dar conflicto.

VLC player é bastante bom mas se tu fosses um tipo inteligente como eu sacavas as versões sem ad-aware do BS player. Esqueceste-te de referir o Media Player Classic que lê praticamente todos os formatos.

Anónimo disse...

O algoritmo de codificação do rar está patenteado, o que impede que existam mais codificadores. E o WinRar é feio e continuará sempre a ser feio se não tiver concorrência. Se querem apenas descodificar ficheiros rar podem optar por outras aplicações como o 7-zip ou o ExtractNow.

Quanto à guerra Firefox/Opera, já começa a aborrecer. Eu agora uso o IE7 com o IE7pro e serve-me bem. De vez em quando uso também o Opera e o Firefox, mas não tenho paciência para andar a instalar muitos plug-ins.

Quanto ao Winamp, já usei há muitos anos e já me fartei. O WMP serve-me perfeitamente.

Do iTunes, dos poucos minutos que usei deu alguns problemas por estar a usar uma conta não administrativa. Como não usei mais não tentei ver o problema.

Quanto ao Foxit Reader, diria tudo menos ser amor à primeira vista. É verdade que o Adobe Reader tem os seus problemas, mas com o Foxit Reader o render de vários documentos não ficava correcto, por isso desisti.

Patrícia disse...

Já usei Opera e prefiro Firefox. Gosto de instalar os plugins que me interessam. Tenho o IE 7 e abro de vez em quando por causa de um problema na visualização dos caracteres na caixa de comentários, só isso.

Muito generoso, o dono deste blog! :) Obrigada pelas dicas! Tenho de experimentar esse concorrente do Photoshop. Como o meu portátil está já muuuuito lento, penso sempre 300 vezes antes de instalar mais alguma coisa. E já estou farta de o formatar (já o tenho há mais de 3 anos).

O cleaner também é porreiro, sim senhor. :)

Patrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia disse...

Já usei Opera e prefiro Firefox. Gosto de instalar os plugins que me interessam. Tenho o IE 7 e abro de vez em quando por causa de um problema na visualização dos caracteres na caixa de comentários, só isso.

Muito generoso, o dono deste blog! :) Obrigada pelas dicas! Tenho de experimentar esse concorrente do Photoshop. Como o meu portátil está já muuuuito lento, penso sempre 300 vezes antes de instalar mais alguma coisa. E já estou farta de o formatar (já o tenho há mais de 3 anos).

O cleaner também é porreiro, sim senhor. :)

Patrícia disse...

Já usei Opera e prefiro Firefox. Gosto de instalar os plugins que me interessam. Tenho o IE 7 e abro de vez em quando por causa de um problema na visualização dos caracteres na caixa de comentários, só isso.

Muito generoso, o dono deste blog! :) Obrigada pelas dicas! Tenho de experimentar esse concorrente do Photoshop. Como o meu portátil está já muuuuito lento, penso sempre 300 vezes antes de instalar mais alguma coisa. E já estou farta de o formatar (já o tenho há mais de 3 anos).

O cleaner também é porreiro, sim senhor. :)

Share