25 de outubro de 2009

Censura Democrática

Há um tipo de censura, a censura directa, que é proibir alguém a fazer algo.
Há o tipo de censura, a censura indirecta, que é dar a possibilidade de outros escolherem se X deve ser permitido ou não.

Recentemente várias pessoas e associações vieram propor que o casamento entre homossexuais fosse referendado. Ou seja, as pessoas, duma forma democrática, iriam escolher se o casamento homossexual seria permitido ou não.

Isto é censura!

Eu coloquei democrática em itálico pela razão de que isso não é democrático. Democrático seria dizer: cada um faz como bem entender. Agora dar a hipótese de outros escolherem se eu posso fazer algo ou não, não é democrático, é um acto de censura mascarado.

É parecido com o referendo do Aborto, mas o Aborto tem implicações legais e morais associadas. Implica a morte de uma futura criança, afecta o pai a mãe e essa mesma futura criança que pode vir a existir ou não. O casamento homossexual não afecta ninguém nem implica a morte de coisa alguma. É uma simples alteração de um conceito, legal e/ou religioso.

Felizmente o Louça já veio dizer o mesmo que eu.

15 comentários:

gng disse...

Caro Caldo, estás a dizer asneiras. E olha que eu estive 3 dias bêbedo de forma contínua, portanto tens de ter noção do que eu te vou dizer só pode ser uma verdade absoluta (ou um arroto de ressaca)

Não confundas democracia com anarquismo (ou com outra coisa qualquer). A democracia não
é a possibilidade de cada um fazer o que quer, como tu dás a entender estar a dizer. Estás a confundir tudo...!

Isto só se resolvia à porrada.

Unknown disse...

Caro Gongas Bêbado, até tens um ponto de lógica no que tás a dizer. Por acaso tens, tenho de admitir.

Por muito que eu gostasse que isto fosse uma anarquia, que gostava sim senhor, penso que não seja aqui o caso.

Eu tou a dar a entender que há pessoas que querem usar uma ferramenta "democrática" de modo a que não passe uma lei democrática esperançando-se que a maioria das pessoas esteja contra.

Tudo bem que Democracia seja todos decidirem por todos. Mas decidir algo que não é da tua conta...não é democrático.

gng disse...

Não percebo porque não é da minha conta.

Votaste no referendo do aborto? Seguindo a tua ordem de ideias, não tinhas nada que o fazer: não consegues abortar! ;)

Mas eu sou a favor do casamento dos paneleiros. E acho o argumento da existência ou não de referendo uma falácia.

A existir, o referendo não é sobre se os paneleiros devem casar ou não (isso seria, como tu afirmavas, impôr a tua vontade aos outros). É sobre se eles podem ou não ter a possibilidade de casar. Parece o mesmo, mas não é.

A alternativa ao referendo seria deixar para um conjunto de elitistas (os deputados) a decisão. Se não é o povo a decidir, é o parlamento (ou a assembleia ou o caralho). Temos portanto que ao estares contra o referendo porque, para ti, isso "não é democracia", obrigas esta merda toda a ser discutida e aprovada pelos deputados - que é, ironicamente, uma transferência da democracia do povo para a democracia elitista.

Devia ter dormido mais de 5 horas.

Unknown disse...

Mais uma vez até tás a falar bem...excepto que tens de ver o contexto.

Sim, obviamente votei no referendo do Aborto mas votei Sim, ou seja, o meu voto é o mesmo que dizer "a mim que me importa, quem quer fazer que faça, quem não quer, não faça". Aqui neste caso é a mesma coisa.

Mas não concordo contigo com a falácia do referendo, o referendo e lei é sobre se os paneleiros têm a escolha de poder casar. Podem ficar solteiros na mesma a fazer paneleirices em casa. Mas existe a escolha e são eles que a tomam!

Em relação ao delegar aos chupistas dos deputados...epá, é o sistema de governo que temos! Senão tudo o que era lei tinha de passar por referendo em vez de ser vetada pelo Cavaco.

Se os deputados fossem como eu, que não o são, passavam logo esta merda porque é a lei mais simples de fazer do mundo e nem merece discussão, trata-se de oferecer a liberdade de escolha a certo grupo de pessoas.

Agora se confio mais nos deputados ou no povo inteiro? Porra, venha o diabo e escolha. Mas isto do referendo é só uma forma de adiar e utilizar a, suposta, vontade de o povo português não aceitar os casamento paneleiro.

Mas olha que, tal como o Aborto, era bonito vir aí um referendo, ser aprovado e calar muito filho da mãe que ai anda!

(Não, não tenho muito para fazer no work e respondo assim que receba um email. Além disso não costumo ter assim tantos comentários)

Benjamim disse...

Que grande animal!!!

"Democrático seria dizer: cada um faz como bem entender."

Isto é anarquia crlh!

A democracia é necessária...não gostas do que se faz, tivesses votado num partido que fizesse a diferença! Agora aguenta-te à bronca mais 4 anos!

Unknown disse...

Ah bom, tava a ver que não era insultado!

Epá, é anarquia e não é. As pessoas não podem escolher como bem entenderem sobre determinados assuntos e isso deixar de ser democrático? Andas a navegar em extremos. Não é anarquia, é dar a liberdade de escolha!

Eu não disse que a democracia não era necessária. Mas tá descansado que me aguento à bronca, ela lei até vai passar. Eu só quero é ser presidente da junta...

Benjamim disse...

Carissimo animal, que não tens outro cognome (nem deve ser assim que se escreve!),

Anarquia é, de forma simples, concisa e bruta, cada um fazer o que quer...que é o que defendes!

O nosso estado é um estado de democracia (ao ser estado, é-o automaticamente democratico...senao seria regime...adiante) portanto tudo tem de ser legislado! neste momento está legislado que rabetas não casam! E das duas uma, para se mudar a lei (para uma outra entenda-se) ou decide o povo ou decide o parlamento, de qualquer forma, uma destas duas 'entidades' tem de decidir e criar a nova lei que irá substituir a actual...poderá ser eventualmente 'os paneleiros podem casar'! Nunca uma lei que diga 'sobra o casamento, qualquer um faz o que quer!'

Senão os senhores do circo começam a casar com elefantes, amcacos e leões (porque casam com quem querem), metem os conjuges a trabalhar no circo e dizem que não estão a infringir a lei do uso de animais no circo...é apenas o conjuge deles a trabalhar! E ainda conseguiam meter os macacos a fazer IRS!

VIVA A ANARQUIA! Ca' burro oh busto!

Graveheart disse...

epah.... Vocês são uns complicados do caneco....Tanta coisa por uma coisinha de nada...A merda da lei vai ter de passar pk o Sócrates com a Minoria vai ter de negociar com os partidos e se houver partidos inteligentes para atrair eleitorado esta é uma boa carta...Por outro lado, se tivermos de ir a eleições daqui a 2 anos (como já se fala) preparem-se para um Referendo da coisa....
Portanto neste caso só tenho a dizer VIVA A MINORIA

Benjamim disse...

A unica coisa que tenho a dizer é mesmo...

Governo eleito, país na merda e qual a prioridade?

O casamento dos paneleiros!

Puta que pariu o governo! Preocupem-se com a economia e a politica social e deixem-se de merdas e paneleirices 'literalmente'!

Este assunto nem devia gerar discussão no governo...era liberalizar e siga!

PS: se o casamento rabeta for liberalizado, irão haver mais filmes de lésbicas no video clube? :D

Unknown disse...

Bem...valha-me..EU!

Vocês deturparam tudo o que eu disse!

Mas pronto, o Benjamim disse uma coisa acertada: isto é tão simples que era passar a lei de forma directa e next.

E não vou argumentar mais porque no fim estamos todos de acordo, gostamos é de discutir que nem uns pavões inchados.

gng disse...

A mim está-se-me à apetecer casar com um chimpanzé. Mas daquê bocado deve passar. Se não passar, crio uma petição para se mudar a lei - e terá de vir o Caldo Knoch a defender que eu devo ter liberdade de casar com um chimpanzé porque é "não afecta ninguém nem implica a morte de coisa alguma. É uma simples alteração de um conceito, legal e/ou religioso."

É só encontrar um deles que faça a depilação que vou a correr casar-me!

Unknown disse...

Mas é que se tu te quiseres casar com um chimpanzé...eu sou a favor!

Por mim o casamento até devia ser abolido. Podes casar com uma vassoura se assim bem entenderes. O Benjamim com o UMM.

Tem é cuidado caso o chimpanzé queira o divórcio...os macacos são lixados.

Pi disse...

Nunca tinha visto a coisa desta forma, mas... muito bem visto sim senhor. Um referendo acerca de em qual deles apertavamos 1º a corda ao pescoço, isso sim.

Anilorac_FM disse...

Gostei do post e concordo, embora também saiba que tu, Tiago, dizes coisas certas, mas nem sempre da melhor forma. O que não tem nada de mal, faz parte. Mas de vez em quando é bom relembrar-te para não te armares em "Almighty". :P

Não tive foi paciência para ler os comments todos.

Mas só um reparo: homossexuais não são só paneleiros. Ou vocês chamam paneleiros às lésbicas ?

E isso de usarem o termo homossexuais + paneleiros não deixa de ter a sua curiosidade. Parece que querem pô-los numa categoria, fechada, longe de vocês "heteros", para não haver cá confusões. Eheheh

É incrível a quantidade de nomes que se inventou para caracterizar os homos, mas para heteros não há muitas...é hetero e basta.

Já sei que vais contestar isto, mas olha, como agora está na moda dizer..."é a minha opinião e vale o que vale" (que frase tão bonita que não ata nem desata, não é verdade?)

Bisous

Unknown disse...

Sendo os homos uma minoria, pelo menos até provado em contrário, é normal que isso aconteça. Acontece com todas as minorias. O Ser Humano é um bicho discriminador por natureza.

De resto, o uso desses nomes é só para simplificar.

Share