Antes de tudo, um bebé aprende a babar-se com esta idade, parece o meu boxer!
Bom, este mês é caracterizado por desenvolvimento motor. Com esta idade eles descobrem o que é ter braços, deixam de sentir que o corpo e o que os rodeio é um só, conseguem percepcionar melhor diferentes sensações. Começam a tentar controlar os braços, ao inicio com movimentos errático, a tentar agarrar mas a falhar completamente o objecto, a dar pontapés para o ar, etc etc.
Começam também a vocalizar sons e a sorrir voluntariamente. Começa-se a notar diferentes sons e choros consoante a disposição: o choro da fome, o choro de aborrecimento, o choro de estar com sono, o choro de estar rabugenta, o choro de chorar porque sim. Há os sons de estar contente, os sons de estar chateada, os sons de estar a chamar atenção.
E pela primeira vez começam a ganhar sentido de independência e a gostar de estarem sozinhos a ver os bonecos ou o mobile. O mobile, que é aquela treta que é pendurada no berço e roda e que não sei outro nome, é o momento alto deste período. Fica a olhar para os bonecos como se fosse a melhor coisa do mundo, umas ovelhas e uns pintainhos pendurados no ar a roda. Que espectáculo!
E começam a dormir mais durante a noite, sendo, até agora, o recorde de 8 horas seguidas, com uma média de 6 horas. A parte de dormir à noite não me posso queixar de forma nenhuma.
E já dominam completamente a cabeça e o pescoço, conseguindo olhar em frente e segurar a cabeça...para ver televisão.
1 comentário:
Bem, isto agora virou blogg sobre bebes....lol...vou-me informando para quando chegar a minha vez... Mas há aqui factos interessantes dos quais nunca inha pensado :P
Enviar um comentário