26 de junho de 2009

Economia de mercado

Curiosamente, a escrever o titulo deste post escrevi, por engano, "economia de merda". Vendo bem...não tá mal pensado!

Ao ver a noticia do negócio da PT e Prisa e que meteu toda a gente e mais alguma, mais uma vez, verifico que o conceito de economia de mercado é puramente teórico ou apenas aplicado em pequena escala.

Com muita pena minha porque defendo totalmente a economia de mercado.  (Sim, já li sobre isto, sei minimamente do que estou a falar).
E tanto sei do que estou a falar para conseguir perceber e admitir que uma economia de mercado pura nunca irá acontecer à escala global. É apenas possível num mundo ideal. E nós vivemos num mundo real.

Mas até lá continuamos a ser enganados que vivemos numa economia de mercado. Não senhor, não vivemos nada. Não vivemos porque a partir do momento que atinge os interesses dos senhores do mundo, interesses corporativos ou governativos acabou-se a economia de mercado. É tudo muito bonito para os outros mas quanto toca aos meus interesses, alto e para o baile, temos de introduzir protecções, taxas, impostos, embargos, quotas, tudo.

E num simples (aparentemente pois nestas coisas nada é simples) negócio entre duas empresas vemos metidos o governo, primeiro-ministro, presidente da republica, moniz, benfica, manuela ferreira leite, etc etc etc etc.

Acabou vetado, uma completa palhaçada.

Estão a virar o país ao contrário, mandar areia para os olhos, para no fim ficar tudo na mesma. Porque ao fim do dia eles juntam-se todos para beber uns copos e rir do que fizeram o dia todo.

Sem comentários:

Share