6 de maio de 2012

Game of Thrones - Season 2 - Episódio 4 - Review

Primeiro, quero pedir desculpa pelo atrasaso nas reviews, mas a esposa esteve fora e fez-me prometer que não veria os episódios sem ela. Por outro lado, isso quer dizer que vão sair 3 reviews de uma assentada!

Após o primeiro bom episódio da segunda season, as minhas expectativas aumentaram.

King's Landing
Este episódio começa com mais uma cena de Joffrey, uma cena que gostei bastante no livro. Joffrey está irritadiço porque Robb teve mais uma vitória numa batalha e, para variar, descarrega na Sansa, humilhando-a em público e pede a um guarda para a despir. Nisto entra Tyrion que põe fim aquela cena e ainda dá uma descasca em Joffrey. Bronn tem a ideia de que, se calhar, Joffrey precisas de descarregar as hormonas com umas meninas e então Tyrion envia 2 prostitutas para Joffrey brincar, mas este, para se vingar, obriga uma das raparigas a bater na outra enquanto ele observa.

Entretanto, o primo Lancel visita Tyrion, a mando de Cersei, a exigir a libertação do Maester Pycelle. Ora, Tyrion não é parvo nenhum e num instante dá-lhe a volta e mete Lancel a contar-lhe os segredinhos todos de Cersei.

Joffrey, mais uma vez, a fazer das suas sempre com aquela carinha irritante. Bronn e Tyrion continuam a dupla do costume e agrada-me imenso que ambos conseguiram passar para o ecrã  a dupla que é no livro. Enquanto Tyrion tenta, a todo o custo, pôr a casa em ordem, Bronn está sempre disponivel para mandar a sua piada irónica, sem problemas com quem e sobre quem está a falar.

Robb Stark
Robb, no rescaldo de mais uma vitória, ajuda uma enfermeira a cortar o pé a um soldado. Rapidamente metem conversa e a enfermeira vai.

Eu só fiz referencia a esta cena por uma simples razão: ao ver isto a esposa pergunta "mas ele vai-se apaixonar por ela?". E parece que sim! Ora, isto é um grande desvio do livro, pois não existe enfermeira nenhuma...mas por outro lado vão perceber mais tarde que nem fará grande diferença. Mesmo assim, não percebo a razão.

Do outro lado do mar
E, finalmente, Daenerys aparece! Um dos cavaleiros retorna, diz que há uma cidade perto e que estão dispostos a receber a Mother of Dragons. Quando chegam, não são recebidos como se esperava e percebe-se que a cidade de Qarth só está interessada em ver os dragões! Daenerys recusa e quando os representantes de Qarth já se estão a retirar, há um deles, Xaro Xhoan Daxos, que faz um juramento de sangue pelo grupo. Daenerys tem assim a entrada na cidade.

Mais uma personagem cómica, o representante de Qarth e Daenerys a mostrar mais uma vez do que é feita. Bem conseguido, a trama de Daenerys está a avançar rapidamente mas sem sobressaltos, não se sente que falta nada.

Harrenhal
Depois da captura do seu grupo, Arya está em Harrenhal, onde o The Moutain (irmão do The Hound) está a mandar torturar um elemento por dia em troca de informações. Isto acaba quando Tywin chega e reconhece que Arya é uma rapariga escolhendo-a como cupbearer. Arya, entretanto, começa a fazer a sua lista de nomes de pessoas que gostaria que morressem, incluindo um tal de Polliver pois é o soldado que lhe roubo a espada Needle.

Mais um desvio do livro, mas que a mim não me fez diferença. No livro Lord Tywin nunca mete os pés em Harrenhal e Arya é cupbearer de outro lord. Mas, para ser sincero, acho que a inclusão de Tywin dá outra sensação à história, afinal Tywin é uma das personagens principais e ter Arya ao lado de Tywin é outro nível.

Stormlands
E, finalmente, o nosso Rei Renly. Littlefinger chega e discute com Renly uma possivel aliança com os Lannister, prontamente recusada. Littlefinger, após uma troca de palavras com Maergery Tyrell, encontra-se com Cat, que acredita que foi Littlefinger que mandou assassinar o seu filho. Littlefinger, numa prova de confiança, retorna os restos mortais de Ned Stark e tenta convencer Cat a trocar Jaime Lannister por Sansa e Arya, apelando também ao seu instinto maternal.

No dia seguinte, Stannis e Renly encontram-se e cada um diz que é mais rei que outro. Renly tem o número de tropas a seu favor e Stannis reclama que o trono é dele por direito. Até Cat tenta com que eles se entendam mas nada feito, cada um é mais teimoso que o outro. Stannis dá 24 horas a Renly para decidir ou então no dia seguinte vai haver batalha.

Nessa noite, Stannis pede a Davos para transportar Melisandre. Davos não gosta nada da ideia mas Stannis não lhe diz o que vai acontecer. Quando Davos transporta Melisandre, esta tenta convence-lo de que ela não é o inimigo que ele pensa que ela é, acusando-o até de a desejar. O pobre Davos mal sabe o que lhe espera, e quanto chegam por debaixo do acampamento de Renly, Melisandre abre o robe, completamente nua por baixo e...grávida! Davos, assustado, vê Melisandre dar à luz a uma espécie de sombra...

Sem dúvida um grande final de episódio. Uma cena difícil mas bem conseguida com Melisandre, finalmente, a mostrar os seus poderes, a parecer uma feiticeira de outro mundo.

Pontos altos: Tyrion e Bronn. Finalmente Daenerys outra vez! E Melisandre
Pontos baixos: A cena de Robb com a enfermeira. Alguns dialogos, como Littlefinger e Maergery Tyrell.

2 comentários:

zabbelinha disse...

Outro ponto alto: Não aparece o cara de carneiro mal morto (Jon Snow...)!!

Aquele não é o Snow que uma pessoa imagina nos livros!

Unknown disse...

Heee, não sejas assim! :)
Mas que não se sentiu falta, lá isso não sentiu!

Share