7 de maio de 2012

Game of Thrones - Season 2 - Episódio 5 - Review

Depois do final do episódio anterior, muitos esperam para ver o que é que aquela sombra vai afinal fazer! Mas antes disso...

King's Landing
Tyrion continua a usar Lancel como informador e descobre que Cersei tem andado a acumular wildfire (Fogo grego). Tyrion, claro, tem de descobrir o que se passa tem uma entrevista com o Pirómano Real que lhe indica que tem cerca de 8mil frascos de wildfire já feitos! O plano é usar catapultas para enviar o wildfire contra a frota tropas de Stannis. Bronn diz que não é grande ideia pois o wildfire é altamente instável e mais rapidamente pegam fogo à cidade. Tyrion, apercebendo-se do poder do wildfire, diz que agora produzem wildfire para ele e não para Cersei. No caminho de volta para o castelo, param para ouvir um pregador acerca do incesto de Cersei e Jaime acusando a corte de ter um...macaco demoniaco. Tyrion, divertido com o homem, só se apercebe que estão a falar dele quando Bronn lhe manda a boca. Tyrion desabafa então que só quer salvar a cidade mas ninguém lhe dá valor.

A dupla Bronn-Tyrion volta a atacar. Uma cena bastante straight-forward mas queria aqui sublinhar a cena em que Tyrion, magoado, desabafa. Esta é a cena que descreve Tyrion nesta season. Ele está a fazer tudo ao seu alcance para sobreviver a futura batalha enquanto, ao mesmo tempo, tenta controlar a corte mas, infelizmente, será sempre o Imp.

Stormlands
Ora bem, voltando às Stormlands, Renly e Cat negoceiam uma possivel aliança que Renly vê com bons olhos. Em troca da lealdade de Robb, Renly permite que haja um King in the North. Nisto, enquanto Brienne ajuda a retirar a armadura de Renly, vem a sombra e mata-o. Dois guardas entram e assumem que Brienne é a culpada e iniciam uma luta. Cat bem tenta avisar que Brienne é inocente mas esta, que nem um touro, arruma os dois guardas facilmente. Cat convence então Brienne a fugir e deixar a vingança para outro dia, pois Brienne está convencida que a sombra tinha a forma de...Stannis.

Loras Tyrel também deseja vingança contra Stannis mas a sua irmã e Littlefinger convencem-no a deixar a vingança para outro dia pois muitas das tropas de Renly já se mudaram para o lado de Stannis.

No lado do campo de Stannis, Davos tenta falar com este sobre o que viu Melisandre fazer mas Stannis avisa-o de que não quer ouvir falar sobre essa assunto. Davos então aconselha Stannis a não levar Melisandre no ataque a King's Landing pois as tropas já comentam que é Melisandre quem tem poder, avisando-o implicitamente de que se leva Melisandre e ganham, o mérito será de Melisandre. Stannis, depois de ponderar, aceita o conselho e diz que não leva Melisandre mas avisa que será Davos a comandar a frota no ataque a King's Landing.

Entretanto Brienne e Cat descansam enquanto fogem. Brienne diz que Cat tem um certo tipo de coragem e jura-lhe lealdade.

Ora bem...uma das mais importantes cenas do inicio do livro, a morte de Renly, gerou-me sentimentos mistos. No livro a sombra é apenas isso, uma sombra rápida, impercetível que pouco mais é comentada. Aqui decidiram dar-lhe uma forma humana, algo mais sobrenatural (que já veio do último episódio). Não me chocou e não me fez grande diferença e, embora o papel de Brienne estivesse muito bom, faltou um bocado de dramatismo, afinal o rei morre assim do nada. A cena de Loras Tyrel ficou definitivamente aquém, afinal estamos a falar do amante do rei. Por outro lado, Brienne, mais uma vez, impecável e sente-se a emoção quando Brienne jura lealdade a Cat.

Iron Islands
Theon está a embarcar para o seu raid as aldeias pesqueiras, mas nem a sua tripulação lhe tem respeito. Até a irmã vem dar uma bicada! Mas chega um membro da tripulação, que lhe indica que é o seu capitão, e que lhe dá a dica que o pessoal de Iron Island faz como lhe quer e apetece e que Theon poderia era atacar Torrhen Square. Theon diz que isso não faz sentido nenhum, pois estando perto de Winterfell rapidamente tropas de Winterfell chegariam em auxilio e....espera aí...

Mais uma vez Theon a estar bem representado. Cheguei à conclusão que Theon deve é estar calado pois é na expressão facial de Alfie Allen (já agora, sabiam que é irmão de Lilly Allen?) que a personagem é mais forte!

Winterfell
E enquanto Bran está a ouvir os camponeses, chega a noticia que Torrhen Square está sob ataque e Ser Rodrik é enviado com 200 homens em auxilio.Mais tarde, Bran discute com Osha os seus sonhos, mais uma vez, e diz que sonhou que Winterfell seria inundado por uma onda gigante, matando toda a gente. Onda gigante...Iron Islands...hmmm

Beyond the Wall
Ah, o nosso amigo Jon Snow voltou. Os homens da Night Watch estão no pico de uma montanha chamada Fist of the First Men, onde esperam que um grupo de rangers volte. Esse grupo é liderado por Qhorin Halfhand, que indica que as tropas de Mance Rayder estão prontas para atacar a Wall  e que é melhor os Night Watch atacarem primeiro. Jon oferece-se para ir no grupo que irá atacar um posto de vigilância dos wildlings.

Já tinhamos saudades de Jon Snow...ou não? Esta cena é preciso realçar a beleza natural do local onde foi foi filmada, no glaciar de Snæfellsjökull, na Islândia. Belíssimo!

Harrenhal
Arya, já como cupbearer de Tywin, assiste a uma reunião entre Tywin e os seus comandantes. Após uma discussão, Tywin enfrenta Arya sabendo que ela é do norte, perguntando-lhe de que familia é. Tywin, quando convencido, pergunta-lhe o que acham de Robb Stark no norte, perguntando-lhe se acham se ele é imortal. Arya diz que não, que qualquer pessoa pode ser morta, mas não se referindo a Robb. Mais tarde, Arya encontra Jaqen H'ghar, o homem que ela libertou da carroça quando foram capturados, e este diz-lhe que lhe está a dever 3 mortes, pois ela salvou 3 homens da morte. Arya nomeia, para começar, o torturador do episódio anterior. Assim sendo, o torturador é rapidamente encontrado morto, caindo de uma muralha. No topo dessa muralha Jaqen indica-lhe, com o indicador, que uma morte já está.

Se no livro a personagem de Jaqen era misteriosa, aqui na série está fantástica! A forma de ele falar, os seus maneirismos, muito bem conseguida! Espero com atenção as próximas interações, pois ainda faltam duas mortes e Jaqen terá uma influencia maior do que se espera.

Qarth
Daenerys sente-se muito melhor com um tecto acima da sua cabeça, aproveitando para treinar um dos seus dragões com uma palavra-chave. O seu anfitrião, Xaro Xhoan Daxos, tem, afinal, um plano, propondo casamento a Daenerys prometendo todo o dinheiro para ela recuperar Westeroos. Daenerys procura conselho em Mormont mas este diz-lhe para não ir na conversa de Daxos, que ela deve é arranjar aliados em Westeroos e recuperar o Iron Throne por ela própria. Mais tarde, numa espécie de cocktail do outro lado do Narrow Sea, uma personagem aparece, o Warlock Pyat Pree, que convida Daenerys a aparecer na House of the Undying. Ah, Daenerys entrou no social! No fim, uma personagem mascarada avisa Jorah Mormont dos perigos que Daenerys enfrenta.

Finalmente vemos novamente um dos dragões, mas ainda continuam pequeninos. Embora a cidade e personagem de Qarth se desviem muito do livro, gostei do resultado, principalmente do warlock Pyat Pree, até me senti incomodado com tal personagem fantasmagórica. E é muito mais agradável ver a Daenerys num belo vestido do que cheia de poeira! Rapidamente se começa a aperceber que os poderosos estão interessados em Daenerys apenas pelo dragões e pelo poder que estes representam, afinal só existem 3 dragões no mundo!

Este foi, para mim, o melhor episódio desta season, até agora. Bem conseguido, interligado, a avançar facilmente na trama e sem grandes confusões. A história já está mais condensada e facilmente me sinto a querer ver o que vem a seguir. Já agora, repararam que na intro inicial as localidades mudam consoante onde as tramas de cada personagem está presente?

Pontos fortes: Brienne e Cat. A fotografia na trama de Jon. Arya e Tywin.
Pontos fracos: A morte de Renly.

Sem comentários:

Share