10 de maio de 2012

Game of Thrones - Season 2 - Episódio 6 - Review

E mais um grande episódio de Game of Thrones!

Antes de começar queria dizer uma coisa:  Eu tenho-me queixado, principalmente no inicio da série, dos desvios que foram feitos ao livro. No inicio esses desvios eram confusos e não me faziam muito sentido. No último episódio eu dei conta de vários desvios mas que já não me chocavam, desvios esses que achava que eram uma boa forma de cortar caminho de forma a bater certo no curto espaço de tempo que a série tem, desvios esses que até faziam sentido e davam outro ar à história.

Pois bem, neste episódio os desvios são tantos que parece que estou a ver uma história diferente! Quase todas as tramas têm desvios em relação ao livro. Isto agrada-me porque me faz prender à série, me faz ansioso para ver o que vem a seguir, me faz não saber o que vai acontecer! Melhor, sei o que vai acontecer mas não sei como vai acontecer! E isto pela primeira vez na season!

Winterfell

Começamos com Theon a entrar no quarto de Bran dentro. Theon tomou Winterfell facilmente e agora é o novo Lord de Winterfell. Theon pede a Bran que se renda de forma a poupar os habitantes de Winterfell. Mas Theon não é lá muito bem recebido, obviamente, e até tem de se pôr  à prova quando Ser Rodrik é capturado e cospe em Theon. Este manda-o prender mas o capitão da frota diz, e com razão, que ele tem de pagar o iron price, ou seja, tem de morrer. Theon não fica muito contente mas lá decapita o senhor, precisando de umas 3 tentativas (uma das primeiras cenas de gore neste episódio).

Mais tarde, Osha, que se tinha rendido previamente, seduz Theon (mais uma cena de nudez, acho que há poucas personagens femininas que não se tenham despido) mas, enquanto este dorme, escapa com Bran, Rickon e Hodor (HODOR!).

Mais uma vez Alfie Allen a mostrar o que vale, percebe-se facilmente do dilema que Theon enfrenta com Ser Rodrik, mato-o e provo que sou um homem das Iron Islands mas, por outro lado estamos a falar do senhor que me ensinou a arte da espada. No fundo, Theon Greyjoy é um rapazinho, sem pai, que quer provar que é adulto, dividido entre o seu nome de família, família que o abandonou, e os Stark, que não são a sua família mas foi onde viveu praticamente a sua vida toda.

Robb Stark

Robb Stark continua a fazer investidas à enfermeira, mas entretanto, chega a mãe que o avisa que ele está prometido a uma das filhas do Lord Frey (se se lembram da primeira season). Vamos ver se o amor não fala mais alto. Como as más noticias voam rápido, Lord Bolton chega com a carta de que Winterfell foi tomado por Theon. Robb diz logo que vai voltar para retomar Winterfell, afinal como é que um rei pode ser rei se nem pode defender o seu castelo? Lord Bolton propõe enviar antes o seu filho bastardo de forma a Robb continuar concentrado na guerra, algo que Robb acede mas exige que Theon seja capturado vivo.

Aqui não há muito a dizer. Já se percebeu o papel da enfermeira. Robb até nem consegue estar mal embora eu ache que ele tem sempre a mesma cara mas confesso que a interação Robb-Talisa tem alguma piada. E viram a Brienne? Não é fácil não a ver, afinal ela é gigante!

Beyond the Wall

O grupo dos Night's Watch ataca o posto dos Wildlings e Jon quando vai para despachar um deles repara que afinal é uma rapariga! Qhorin diz que ele tem de fazer o que tem de fazer e que se encontram mais tarde. Claro que Jon não é capaz de matar a rapariga, chamda Ygritte, e esta foge. Jon persegue-a, apanha-a e passam a noite juntos pois já é demasiado tarde para Jon voltar ao seu grupo.

Ah, finalmente Ygritte. Estava muito curioso para ver quem iria fazer a beldade de cabelo cor de fogo e não me senti desiludido. Bonita, bom sotaque, boa atitude. Mas aquela perseguição...não sei se queriam fazer uma perseguição tipo James Bond, mas o que acabou por sair foram 60 segundos de duas pessoas a correr, totalmente envoltas em peles, na neve num fundo branco. Pareciam mais dois macacos a correr na neve! Foi de tal forma ridículo que se tornou hilariante! E hilariante foi também a forma de Ygritte começar a seduzir Jon Snow.

King's Landing

Myrcella é enviada, de barco, para Dorne (para os Martell) para forjar a aliança que Tyrion queria. Mas Tyrion também quer colocar Myrcella num local seguro e, ao mesmo tempo, afetar Cersei. Quando voltavam de volta para o castelo a população começa a manifestar-se e há alguém que tem a ideia de mandar um bocado de bosta à cabeça de Joffrey. Este, como habitual, perde a calma e manda os guardas matar todos o que, obviamente, gera um tumulto! Quando, finalmente, chegam ao castelo, Tyrion está possesso e espeta um bom estalo ao Joffrey (YES!) pela, bem, estupidez. Tyrion repara que Sansa não voltou, algo que Joffrey não se importa muito mas Tyrion relembra-lhe que sem Sansa não há moeda de troca pelo seu tio Jaime. Sansa está prestes a ser violada quando aparece o Hound que mata os 3 com uma facilidade incrível (mais uma cena de gore). Hound que, quando volta, diz a Tyrion que não fez isto por Tyrion.

Uma das cenas mais excitantes no livro, esta foi retratada fielmente ao livro. A forma como que Joffrey explode e manda matar todos, a forma como que Tyrion e Joffrey discutem e o estalo...aaah o estalo. A forma como Sansa está assustada e o Houda a salva e lhe chama de "little bird" e a sua indiferença em relação a Tyrion...tudo muito bem feito. Queria aqui notar dois pormenores que quase passaram despercebidos:

Quando Myrcella parte, há dois diálogos interessantes.
1 - Quando Joffrey repreende o seu irmão mais novo por estar a chorar, Sansa diz que viu o seu irmão a chorar. Joffrey apenas pergunta se o seu irmão é principe e quando Sansa responde que não ele faz esta cara mais indiferente e diz "so?". Delicioso.

2 - Tyrion e Cersei trocam duas linhas que definem a sua futura relação. Cersei, obviamente magoada por perder a sua filha, diz que um dia, quando Tyrion tiver alguém que ame mesmo, o irá magoar da mesma forma, ao retirar essa pessoa da vida de Tyrion

Quando Hound salva Sansa, há uma cena de Shae a fazer um curativo e a dizer a Sansa a tipica frase, "Trust no one".

Harrenhal

Arya continua a conviver com Tyrion mas, do nada, chega Littlefinger para uma reunião. Arya faz tudo por tudo para ocultar a sua face pois Littlefinger conhece-a bem. Enquanto Tywin e Littlefinger discutem, Littefinger bem estranha aquela rapariga mas não a consegue reconhecer. Mais tarde, Arya reconhece, em cima da mesa, uma carta acerca de movimentos de tropas e rouba-a. Quando vai procurar uma forma de a enviar, é apanhada pelo Ser Amory Lorch que lhe apanha a carta e a vai denunciar ao Lord Tywin. Mas Arya ainda tem duas mortes! Rapidamente encontra Jaqen e diz-lhe o segundo nome e que tem de ser agora! Jaqen, um bocado com cara de frete, lá faz o servicinho e assim que Ser Armory abre a porta de Tywin, cai morto com um dardo no pescoço!

Mais uma vez, a interação Arya-Tywin é deliciosa e quando se torna Arya-Tywin-Littlefinger...E não me canso de dizer o quão espetacular é a personagem de Jaquen! A cara de frete dele quando Arya lhe diz que a morte tem de ser agora, e ele faz aquela cara de "ok ok, pode ser", hilariante!

Acho que nem preciso de dizer que nada disto se encontra no livro! Mas não me importo nada!

Qarth

Daenerys anda a pedinchar por barcos pelos homens mais ricos de Qarth. Como estes homens são homens de negócios, ninguém está disposto a oferecer barcos em troco de promessas. Daenerys bem grita que o Iron Throne é dela por direito, que o que sonha acontece e o que promete ela cumpre, mas nada feito. Quando voltam a casa, descobrem que os seus guardas foram atacados e, desgraça, os dragões desapareceram! No fim é vista uma personagem misteriosa a carregar os dragões para uma torre, torre essa que depreendo que tem de ser a House of Undying dos warlocks!

Mais uma vez, nada disto está nos livros, mas aqui eu percebo a necessidade de atalhar a forma de Daenerys chegar a House of Undying. Mas ela perder os dragões foi um golpe forte e agora vamos conhecer a raiva de Daenerys Targaryen, afinal estamos a falar das crias dela!

Vou falar dos desvios mais uma vez. Todas as tramas estão com desvios: Robb Stark não conhece enfermeira nenhuma, Theon Greyjoy não mata Ser Rodrik nenhum, a segunda morte de Arya não é nenhum Ser Armory, Jon deixa Ygritte escapar por vontade dele e não é ela que escapa, Daenerys nunca, mas nunca, perde os dragões! E nada disto me importa porque estas mudanças estão bem conseguidas e faz-me apreciar esta história como uma nova história, como um novo livro que estou a ler, tornando a série mais emocionante para quem já leu os livros.

1 comentário:

fabioz disse...

Obrigado pelas revisões que fazes, ajudam muito a compreender os episódios e o desenrolar da história e até a prestar atenção a coisas que às vezes passam ao lado. Para mim que não li o livro é bom porque fazes esse paralelismo também

Share