28 de maio de 2012

Game of Thrones - Season 2 - Episódio 8 - Review

Ok, a review do 8º Episódio. Rapidamente caminhamos para o fim da season, só 2 episódios faltam e que episódios devem ser. Toda a season esteve-se a construir para os clifhangers que R.R.Martin nos prepara, e para quem leu os livros, sabe muito bem que ele adora terminar os livros em grande.

King's Landing

Tyrion e Bronn planeiam a defesa de King's Landing, afinal a armada de Stannis Baratheon está a um par de dias de distância. Varys chega e ele e Bronn gozam com Tyrion que não é a ler livros antigos que ele vai lá. Tyrion então lembra-se que King's Landing tem armazenado toneladas de wildfire e planeia usar isso na defesa da cidade.

Mais tarde, Tyrion janta com Cersei e esta, mais uma vez, acusa-o de querer matar Joffrey na batalha, após ter enviado Myrcella para Dorne, basicamente, para atacar e destruir Cersei. Tyrion diz que, quer queira quer não queira, Joffrey é o rei e tem de dar o exemplo e estar no meio das tropas para levantar a moral, se o rei é um maricas que se esconde ninguém vai lutar por ele. Cersei diz então que descobrei o segredo de Tyrion, a sua prostituta, e que se acontecer alguma coisa a Joffrey a rapariga vai sofrer. Tyrion, visivelmente preocupado mas tentando esconder as suas emoções, diz que quer uma prova de que ela esteja viva e Cersei manda entrar uma rapariga. Mas afinal a rapariga é Ros! Tyrion, fingindo, diz que irá protege-la e jura vingança a Cersei. Quando chega ao quarto, Tyrion confirma que Shae continua viva.

Mais tarde, Varys informa Tyrion que Daenerys Targaryen está viva e tem 3 dragões, mas até que os dragões cresçam...Tyrion diz que isso é um jogo para ser jogado mais tarde, agora tem uma batalha para se preocupar.

Beyond the Wall

Jon Snow é levado ao Lord of Bones, aka Rattleshirt, e repara que Qhorin Halfhand também foi capturado. Lord of Bones quer o Jon Snow morto ali no momento mas Ygritte intervem e diz que não, que Mance Rayder gostaria de falar com Jon Snow. Assim Ygritte saldou a sua divida com Jon Snow. Jon Snow apercebe-se que o resto do grupo foi morto devido à sua fraqueza em não matar Ygritte e Qhorin diz-lhe, implicitamente, que deverá infiltrar-se no grupo dos Wildlings. Como? Fazendo o que tem de ser feito.

Aqui não há muito a dizer. Gostei da fatiota do Lord of Bones, estava curioso para ver como fariam. Também estava curioso para ver como fariam a captura de Qhorin mas, assim, foi directo, Jon chega lá e ele já foi capturado. E para Jon aprender, ainda puseram as culpas em cima dele!

Harrenhal

Lord Tywin decide atacar o exercito de  Robb Stark, visto que este agora está preocupado com Winterfell. Arya, aflita, ainda procura Jaqen para nomear Tywin mas já não vai a tempo e decide, então, escapar de Harrenhal. Mas para isso precisa da ajuda de Jaquen mas este diz-lhe que só tem um nome disponível e ajuda-la a escapar é mais que um nome. Arya, esperta, nomeia então o próprio Jaqen! Jaqen pede-lhe para desnomear e esta só o faz se ele a ajudar. Como prometido, quando Arya, Hotpie e Gendry vão para sair pelo portão do castelo, os guardas já estão mortos.

Acabou-se a relação Tywin-Arya, que pena! E agora começa a grande aventura de Arya, agora é que vai ser. Mais um grande momento Jaqen-Arya, a cara de Jaqen preocupado por ter sido nomeado mas, ao mesmo tempo, com aquela calma que ele tem. Só me pergunto quanto tempo aguentará Hotpie!
Robb Stark

Robb chega e tem a noticia que a sua mãe ajudou o Kingslayer a escapar! Robb, irritadissimo, mete a própria mãe sob guarda, mesmo após esta lhe explicar que o fez de forma a poder ter as suas filhas de volta. Mais tarde, a enfermeira Talisa vem ter com Robb e explica-lhe porque é que uma filha de um nobre de Volantis está a amputar soldados em Westeros. Finalmente, Robb e Talisa caem nos braços um do outro e passam a noite juntos.

Isto é o que acontece quando se leva as mães atrás para a batalha, fazem asneira! E, finalmente, começa a grande viagem Brienne-Jaime o que proporcionará grandes momentos cómicos, como já se viu neste episódio.
Qarth

Jorah Mormont diz a Daenerys que encontrou um barco disponível a leva-los a Westeros, o que Daenerys recusa fortemente, como é óbvio. Se ele quer ajudar, então que encontre os dragões! Jorah leva, assim, Daenerys para a House of the Undying.

Finalmente, após 3 episódios, Daenerys vai recuperar os dragões!

Winterfell

O episódio começa (se bem me lembro) com uma imagem dos corvos mensageiros de Winterfell todos mortos. Theon não quer que ninguém saiba que ele matou os herdeiros Stark, mas mesmo naquela altura que as comunicações não eram muito rápidas, as más noticias viajam rapidamente. E eis que chega Yara Greyjoy com os reforços que Theon pediu...mas estes reforços não parecem muito numerosos. Afinal Yara não vem com reforços nenhuns, Theon queria 500 homens mas recebe apenas um pedido para voltar a casa com Yara, pois se ficar em Winterfell rapidamente terá a cabeça a preço de ouro, assim que as noticias se espalharem. Theon não quer, afinal não conquistou Winterfell para nada, se conquistou consegue muito bem defende-la. Yara deixa-o então pedindo para que não morra muito longe do mar.

No final do episódio, Theon dá ao seu capitão uma bolsa de ouro para dar ao agricultor da quinta (do último episódio) em troca do seu "sacrifício". O capitão diz-lhe que se era para o silenciar, então ele foi silenciado. Entretanto, maester Luwin, quando caminhava no átrio de Winterfell, repara, de soslaio, em Osha. Afinal eles esconderam-se foi nas criptas de Winterfell, mesmo debaixo do nariz de Theon! Maester Luwin apercebe-se assim que se os dois corpos não são de Bran e Rickon, só podem ser dos rapazes órfãos da tal quinta. Luwin pede a Osha para não dizer nada a Bran, mas este escuta, acordado, no outro lado da parede.

Pobre Theon, está cada vez mais encurralado, ninguém na sua familia quer saber da sua conquista, teve de matar 2 órfãos inocentes, os putos Stark fugiram, a irmã não lhe traz reforços, etc etc. A vida não lhe corre nada bem! Aqui, surpreendentemente, a história não foge nada ao livro! Os fugitivos realmente escondem-se nas criptas de Winterfell, Theon mata os orfãos, Yara vem e pede para ele voltar, tudo tal e qual. Ah, há uma pequena diferença: Não se sabe assim tão rapidamente que os herdeiros Stark não foram mortos! A cena da bolas de ouro não existe e foi colocada apenas para mostrar que aqueles miúdos mortos são os miúdos errados. Esta seria uma cena que eu estava na expectativa de ver, porque manter em suspense a morte de 2 crianças, personagens principais, em TV não é fácil. Assim resolveram o problema rapidamente, só houve suspense de um episódio para o outro. Ok, aceita-se, não é nada de grave.
Stannis Baratheon

Davos e Stannis conversam a bordo de um barco, estão quase em King´s Landing. Davos, Ser Onion, queixa-se que ele é visto como um camponês e não como o Lord que Stannis o tornou. Stannis diz que é agora que precisa de Davos, tal como precisou durante a Siege de Storms End, quando Davos conseguiu levar um barco com alimentos debaixo das linhas inimigas. Stannis diz que embora o seu irmão Robert o tenha ignorado e dado o castelo a Renly quando o cerco acabou, Stannis fará Davos o seu Hand caso consigam vencer a batalha, como recompensa.

E pronto, faltam dois episódios e o próximo episódio é a batalha de Blackwater, o que tenho esperado ansiosamente esta season toda. A season está a chegar ao fim, várias tramas caminham para o fim mas algumas surpresas ainda nos esperam!

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado pelo post. Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do #GameofThrones , estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. Ancho que esta nova temporada é muito emocionante. Sucesso está assegurado. Eu amo o elenco.

Share