9 de janeiro de 2006

Lost

Como já referi eu gosto muito do Lost. E agora que a segunda season vai recomeçar melhor ainda.

Mas cheguei a uma conclusão sobre o Lost.
É que este programa de TV, uma série, é interactivo. Digo mais, é totalmente interactivo.

Mas só é possivel que ele seja interactivo graças á tecnologia moderna nomeadamente Internet.

Sendo uma série com o final ainda em aberto e cheia de revelações muitas dúvidas são colocadas pelos espectadores. Tal como numa novela isto pode acontecer, mas o Lost tem a particularidade de serem dadas pistas ao espectadores nos episódios.

Como assim pistas? Reparando bem existe uma série de easter eggs nos episódios. E não são falhas, são colocados lá de proposito. São colocados mesmo para o espectador reparar e questionar. E investigar.

O Lost é feito como se fosse algo que está mesmo a acontecer. Por exemplo existe o site da companhia Oceanic Airlines. Esta companhia é ficticia, mas a existencia do site é como se a tornasse real. Existe também o site da Hanso. E nesses sites existem mais pistas, mais dados sobre a série.

A própria série contém uma data de referencias, quase que obrigando o espectador a ir investigar. E isso só é possivel graças á Internet.

Basta ir ao Google ou ao Wikipedia para saber instantaneamente algo. E assim alimentando mais o plot da série, criando mais dúvidas.

Por exemplo aparecem sons que parecem sussurros, ou o Walt a dizer algo que não se percebe. Reproduzindo esse som de trás para a frente obtém-se frases normais. Isto é feito de proposito.

Basta pegar nesse som e corrê-lo em qualquer programa de edição de som. Algo que hoje em dia é feito muito facilmente.

Existe toda uma comunidade de sites fans com teorias e discussão da série. Todas essas referências e easter eggs são analisados contribuindo para o desenrolar da história.

É como se os produtores quizessem que o espectador descubra por si próprio o final e a história em vez de esperar por ele. É como se fosse um jogo.

Basicamente, é interactivo!

Links:
Dharma Secrets

1 comentário:

Anónimo disse...

"Como já referi eu gosto muito do Lost."

Que frase mais gay... Tu podes é achar que o Lost é uma granda malha ou que rula pra caralho. Agora "eu gosto muito"? Qeu cena abichanada.

Share