3 de janeiro de 2006

Poder de Decisão

NOTA: Visto que isto é material extenso, vou dividir em tópicos.


Como foi visto, basta alterar minimamente um parametro no sistema para obter um resultado diferente, embora não se saiba qual é esse resultado.
Então eu posso alterar o futuro usando o meu poder de decisão? Certo. Embora não saiba o resultado dessa alteração.

Isto parece estranho. Mas a unica coisa que nos faz mover é esse Poder de Decisão.

Agora vem uma parte da minha visão egoista.

Para mim o grande mal das pessoas é que elas pura e simplesmente não são capazes de decidir. Não usam um dos poucos poderes que nos são dados quando nascemos! Não alteram o seu futuro. Inércia total. Mas queixam-se. Queixam-se que as coisas não acontecem...

Vejamos as coisas duma forma gráfica. Basta imaginar uma bolha á nossa volta. O que está dentro dessa bolha está sob nosso controlo. Podemos exercer o poder de decisão directamente dentro dessa bolha. O que está fora da bolha não está no nosso controlo, logo não podemos exercer o poder de decisão directamente. Indirectamente até é possivel, mas calma.

Então o que é que está dentro dessa bolha? Estou eu e o presente. Sobre mim, sobre o meu presente e sobre a minha realidade posso afectar directamente. Meto realidade em italico porque a realidade é relativa. Pode haver shifts de realidade. Posso alterar a minha realidade.

Mas não posso alterar a realidade dos outros. Não posso alterar algo que já aconteceu ou algo que está para acontecer.

Posso largar o que já aconteceu e posso interagir com o presente para tentar obter um futuro que desejo. Se vai acontecer? Não sei.

Depois é por estas e por outras que não sou religioso. Porque a religião baseia-se em algo que me controla e que controla tudo. Mas eu é que me controlo. Mais ninguem. Ninguem tem o meu poder de decisão.

É também por isto que digo que o ser humano é o exemplo da adaptação. Porque o ser humano conseque usar o poder de decisão para decidir no momento e dai obter algum resultado. No momento.

E quem não usa o Poder de Decisão no momento? Ou decidem por ele ou então aceita o que lhe é proposto.

Mais uma vez, é por isso que digo que nunca me arrependo do que fiz. Arrependo-me do que não fiz. E também digo que fazer algo é melhor que fazer nenhuma coisa. Pelo menos usei o meu poder de decisão. Posso decidir fazer coisa nenhuma? Posso.

Mas hey, já disse que era egoista. Prefiro ser eu que os outros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Depois é por estas e por outras que não sou religioso. Porque a religião baseia-se em algo que me controla e que controla tudo. Mas eu é que me controlo. Mais ninguem. Ninguem tem o meu poder de decisão.

poxa amigo, o que vc falou referente a religião, discordo! pois vc pode decidir em; querer, ou nao segui-la... depende da sua decisao. sombra_rene@hotmail.com

Share