15 de setembro de 2009

Orgulhosamente Sós

Quanto mais viajo mais comprovo a minha teoria de que este país precisa de uma renovação geracional para fugirmos ao estigma e mentalidade do Estado Novo, do Orgulhosamente Sós, do Salazar. É tudo uma questão de mentalidade.

O 25 de Abril de 1974 foi à 35 anos. Quem tem 50 e 60 anos viveu a sua maior parte do tempo em ditadura, tem essa mentalidade, quer queiram, quer não queiram.

O 25 de Abril de 1974 foi à 35 anos. Quem nasceu em 1974 foi educado pelos pais, que viveram a sua total vida activa em ditadura, ou seja, 40 anos. Ou sejam, foram educados por essa mentalidade, quer queiram, quer não queiram.

35 anos é a idade das pessoas que estão e vão tomar conta deste país. São as pessoas que representam a população activa. Não têm tanta mentalidade como os pais, mas há vestígios, muitos vestígios.

Eu nasci em 1984. 10 anos depois do 25 de Abril. Curiosamente tenho um pai que não viveu esta ditadura portuguesa. Mas noto muita mentalidade do Estado novo em pessoas da minha idade.

É preciso haver uma renovação geracional ao nível de duas gerações, ou seja, só os meus filhos é que vão estar completamente limpos de 40 anos de opressão e ditadura. Pensar de forma completamente livre, tão livre que nem os pais dos nossos filhos (nós) pudemos transmitir essa mentalidade.

Como li uma vez, o Ricardo Araújo Pereira disse que não sabia o que era fazer humor com medo pois nasceu numa época em que não havia censura nem opressão. Ele pura e simplesmente não sabe pensar como os humoristas anteriores pensavam, como por exemplo Raul Solnado ou Herman José. Não dá, ele não tem essa mentalidade! (Por isso é que muita gente fica chocada com o meu humor).

E custa-me muito ouvir declaração como esta da Senhora Manuela Ferreira Leite. Que representa tudo aquilo que eu, que sou jovem, nascido numa época livre, numa Europa sem fronteiras, que depois de ser português sou europeu, que tenho mobilidade, que posso viajar entre países de avião como se fosse de autocarro, que falar inglês é tão natural como falar português, não sou.

Nós não estamos apenas atrasados em relação ao resto da europa uns 15-20 anos porque tivemos uma revolução tardia para a liberdade e uma entrada tardia para a CEE. Estamos porque mantemos uma mentalidade atrasada 15-20 anos em relação ao resto da europa.

1 comentário:

Viriatu disse...

bom post eu tenho pessoalmente a mesmissíma opinião e folgo em ver termos bem elaborados para exprimir aquilo que já tantas vezes senti...

sem duvida que vai demorar até termos uma governação com interpretes á altura da nossa nação...

Share